Joinville vence Vila Nova, mas é rebaixado para a Série C

Em sua partida mais importante do ano, o Joinville recebeu a equipe do Vila Nova na Arena Joinville pela última rodada do Brasileiro Série B precisando vencer e torcendo por um tropeço do Oeste para permanecer na segunda divisão nacional. O duelo teve portões fechados, por conta dos incidentes ocorridos no duelo diante do Avaí. Mesmo assim, o JEC fez a sua parte e venceu pelo placar de 4 a 2. Os tentos foram feitos por Jael, Tinga, Fernando Viana e Aldair, enquanto que Vandinho e Caíque marcaram para o Vila Nova.
Mesmo com a vitória, o Joinville está rebaixado para a Série C de 2017, após o Oeste vencer em plena a Arena Pernambuco o Náutico pelo placar de 2 a 0. Assim o Tricolor terminou na 17ª posição com 40 pontos. Já o Vila Nova encerrou sua participação em 12º com 53 pontos ganhos.
JEC é melhor e saiu com a vantagem
O duelo na Arena Joinville teve nestes primeiros minutos um nervosismo do time do Joinville que precisava vencer e torcer pela derrota do Oeste. Por isso o JEC foi para o ataque em busca do gol, mas nos 10 minutos iniciais houve pouco futebol e muito erro de passe.
A primeira boa chegada do Tricolor veio apenas aos 14 minutos com Jael que recebeu o cruzamento e testou para Wagner Bueno espalmar para a linha de fundo. Na sequencia do lance o atacante Juninho solta a bomba de longe para firme defesa do goleiro goiano. A partida ficou ainda mais a feição do Joinville após a expulsão do atleta Geovane que tomou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo deixando o Tigre com 10 jogadores.
Porém a animação do JEC durou poucos minutos, pois, com o gol do Oeste diante do Náutico, o Joinville estava sendo rebaixado. Após a notícia do tento em Pernambuco, o confronto na Arena Joinville ficou morno, com poucas emoções e lances de gol. Aos 35 minutos o Tricolor teve a oportunidade de abrir o marcador quando Caíque desviou com o próprio gol, mas Wagner atento fez linda defesa. Porém aos 39 minutos o JEC não desperdiçou e abriu o placar com Jael que completou o cruzamento de Fernando Viana, fazendo 1 a 0.
O resultado não evitava a queda permanente do JEC, já que o Oeste fazia 2 a 0 no Náutico. O Joinville ainda buscou o segundo tento, mas o placar da primeira etapa ficou em vitória do JEC.
JEC vence, mas acaba rebaixado
O segundo tempo começou morno, com muito toque de bola e boa incisão ao ataque. Porém com o decorrer do jogo o confronto foi melhorando e aos 8 minutos o Joinville quase ampliou com Jael que chutou para defesa parcial de Wagner, no rebote Juninho finaliza e o arqueiro do Vila Nova fez nova defesa. O Tigre respondeu aos 12 minutos quando Marcelo Cordeiro arriscou de fora da área, obrigando Jhonatan a praticar boa defesa.
Com 15 minutos a partida melhorou, ficando lá e cá. Aos 17 minutos o time goiano teve a grande oportunidade de empatar com Caíque que soltou uma bomba acertando o poste do goleiro Jhonatan. O lance parecia que iria melhorar a partida, mas novamente o jogo ficou chato, mas aos 26 minutos o Joinville tratou de animar o confronto através de Tinga que recebeu passe, driblou o goleiro e fez 2 a 0, praticamente definindo o placar.
2 a 0 e o jogo ficou por um momento a parte para o time do JEC que ficava de olho no duelo entre Oeste e Náutico, que até então tinha vitória da equipe paulista por dois gols a zero. Porém o duelo não havia terminado e aos 33 minutos a bola sobra para Vandinho dentro da área e ele não desperdiça e diminui para o Vila Nova, 2 a 1. O tento parece ter desmontado o JEC, que mesmo com um a mais não conseguia atacar.
O Tigre aproveitou a situação e aos 38 minutos empatou o marcador com Caíque que de cabeça deixou tudo igual, 2 a 2 no placar. Com o resultado a situação do Joinville ficava cada vez pior, pois precisava da vitória para ainda sonhar com a permanência na Série B. Mas o time não desistiu e aos 44 minutos Jael da lindo passe para Fernando Viana que solta a bomba e marca o terceiro do JEC. O time ainda faria o quarto tento com Aldair que recebeu e só completou para o gol, dando números finais a partida.
A equipe agora aguardava o término do jogo do Oeste, que tinha sido paralisado por conta da invasão da torcida. Porém a partida não mudou o panorama e o time paulista venceu por 2 a 0 e automaticamente consolidou o rebaixamento do Joinville a Série C.
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 4 X 2 VILA NOVA-GO
Joinville: Jhonatan; Everton Silva, Danrlei, Ligger e Fernandinho; Naldo (Aldair), Kadu (Erick Luís) e Tinga; Juninho (Paulinho Dias), Fernando Viana e Jael.
Técnico: Ramon Menezes.
Vila Nova: Wagner Bueno; Reniê, Guilherme Teixeira e Reginaldo; Maguinho (Mateus Anderson), Caíque, Geovane, Wellington Simião, Aloísio (Marcelo Cordeiro) e Patrick (Vandinho); Joãozinho.
Técnico: Guilherme Alves.
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC).
Data/Horário: 26/11/2016, às 17h30.
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA).
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (ASP. FIFA-RJ) e Elicarlos Franco de Oliveira (ASP. FIFA-BA).
Público/Renda: não houve.
Cartões Amarelos: Kadu (Joinville). Geovane, Marcelo Cordeiro e Caíque (Vila Nova).
Cartões Vermelhos: Geovane (Vila Nova)
Gols: Jael aos 39’ do 1º tempo, Tinga aos 26’, Fernando Viana aos 44’ e Aldair aos 46’ do 2º tempo pelo Joinville. Vandinho aos 33’ e Caíque aos 37’ do 2º tempo pelo Vila Nova.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Com acesso garantido, Avaí empata com Brasil de Pelotas na Ressacada
Diogo Cruz
Comunicação e Marketing. Apaixonado por futebol, xícaras e camisas de clubes. Em busca dos sonhos e objetivos que a vida proporciona.


