Casa do Avaí, Ressacada completa 33 anos

No dia 15 de novembro de 1983, o Avaí Futebol Clube inaugurava seu novo Estádio, após a venda do terreno do Adolfo Konder, onde a equipe azurra mandava seus jogos. Oficialmente chamado de Dr. Aderbal Ramos da Silva, em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, que era torcedor do time azul e branco, e apelidado de Ressacada, mesmo nome do local em que está situado, no Bairro Carianos, em Florianópolis, o Estádio completa 33 anos nesta terça-feira (15), e para comemorar esta data, o Redação em Campo produziu uma matéria especial, contando a história da casa do Leão da Ilha.
O inicio
A primeira partida do Estádio da Ressacada foi um duelo amistoso entre Avaí e Vasco da Gama. Na ocasião, os visitantes abriram o marcador com Vilson Tadei, que anotou o primeiro gol da história do Estádio, o meia ainda balançou as redes novamente, e o atacante Marcelo ampliou a vantagem, até que, aos 28 minutos do 1º tempo, Amarildo marcou para o Avaí, culminando na primeira comemoração da torcida azurra em sua nova casa. Na segunda etapa, a equipe cruz-maltina marcou mais três vezes, dando números finais ao confronto, que terminou com vitória de 6 a 1 para os cariocas.
Ressacada vira palco de conquistas avaianas
Apesar do inicio com derrota, a Ressacada ainda iria trazer muitas alegrias para a massa avaiana, e a primeira delas foi no dia 17 de julho de 1988, quando o time azul e branco conquistou seu primeiro titulo no Estádio, na final do Campeonato Catarinense daquele ano, derrotando a equipe do Blumenau, por 2 a 1, com gols de Marcos Severo e Adilson Heleno, e encerrando um jejum de 13 anos sem erguer a taça de campeão catarinense. Este duelo também marcou o maior público da história do Leão como mandante, contando com a presença de 25.735 torcedores.
O grito de ”É Campeão!” ainda iria ecoar outras vezes no Aderbal Ramos da Silva, onde, desde então, o Leão levantou mais quatro troféus. Foram comemorados três títulos estaduais, em 1997, em um 2 a 0 diante da equipe do Tubarão, após um empate em 2 a 2 na ida, em 2009, revertendo a vantagem de 3 a 1 da Chapecoense no tempo normal, e anotando mais três gols na prorrogação, e no ano seguinte, derrotando o Joinville por 2 a o, depois de uma vitória por 3 a 1 na casa do tricolor, além disso, o Avaí ainda conquistou a segunda divisão do estadual, em 1994, superando o Hercílio Luz pelo placar de 2 a 1.
Do azul e branco ao verde-amarelo
Ao longo dos seus 33 anos, a Ressacada também foi palco de atuações da Seleção Brasileira, que ocorreram em três oportunidades, a primeira delas em 1987, em um amistoso entre Brasil e Equador, em que a Seleção canarinho venceu por 4 a 1. Já em 1994, em uma partida preparatória para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, diante da Islândia, nova vitória verde-amarela, por 3 a 0, contando com gol do jovem Ronaldo Nazário de Lima, primeiro do fenômeno com a camisa da Seleção. A última atuação do Brasil no Aderbal Ramos da Silva foi em 1996, quando a Seleção olímpica enfrentou a Dinamarca, antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta, na ocasião, os comandados de Zagallo golearam por 5 a 1.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Douglas Albino
Estudante de Florianópolis, sonha em ser jornalista, apaixonado por esportes, amante do futebol e gamer nas horas vagas. Busco evoluir a cada dia e me tornar uma pessoa melhor.


