Chapecoense pressiona mas não evita derrota para Santos
A Chapecoense bem que tentou, especialmente no segundo tempo, mas não conseguiu evitar a derrota para o Santos por 1 a 0, gol marcado por Lucas Lima, aos 3′ do primeiro tempo, na noite deste domingo (23), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
Com a derrota, a Chape estaciona nos 42 pontos, em 12º lugar, enquanto que o Santos permanece em quarto, mas agora com 58 pontos, cada vez mais perto da Libertadores.
Na próxima rodada, a Chape vai até São Paulo, enfrentar o Corinthians no sábado (29), às 16h30. Mas antes, recebe o Junior Barranquilla, da Colômbia, na Arena Condá, pela Copa Sul-Americana. O Santos, eliminado da Copa do Brasil, só concentra forças no Brasileirão, e também no sábado, mas às 19h30, recebe o Palmeiras, na Vila Belmiro.
Chape leva gol e cria pouco
O jogo não começou bem para a Chape, principalmente para o goleiro Danilo, que saiu jogando errado, após pressão de Ricardo Oliveira. Na dividida, a bola sobrou para Copete, que rolou para Lucas Lima, este tocou por cobertura para abrir o placar aos 3′ do primeiro tempo. O Verdão tentava responder com lançamentos e passes longos, mas abusava nos erros.
Faltava criatividade no meio-campo da Chapecoense, e isso atingia o ataque, que pouco ou quase nada criava. O primeiro chute perigoso da Chapecoense aconteceu aos 29 minutos, quando Gil abriu espaço na zaga do Peixe e bateu de pé esquerdo, com a bola passando perto, à direita do gol de Vanderlei. Na sequência, Cléber Santana arriscou de longe, e a bola passou mais longe ainda.
Na bola parada, a Chapecoense também não aproveitava. Aos 39 minutos, Cléber Santana cobrou a falta, explodindo na barreira, e no rebote, Tiaguinho obrigou Vanderlei a fazer importante defesa. Perto do intervalo, as duas equipes criaram boas chances. Primeiro com Matheus Biteco, fazendo com que Vanderlei espalmasse pela linha de fundo, e no contra-ataque, Ricardo Oliveira tentou chutar pro gol, mas foi travado pela defesa catarinense.
Pressão da Chapecoense, mas não evita derrota
O Verdão com outra postura no segundo tempo, pressionando o Peixe em busca do empate. Na dividida de cabeça, entre Bruno Rangel e David Braz, quase que o primeiro levou a melhor, a bola passou perto. aos 8′.
Em cruzamento da direita aos 12′, David Braz desviou e Vanderlei conseguiu defender. A resposta do Santos foi perigosa, três minutos depois, com Ricardo Oliveira, tentando achar Copete dentro da área, mas a bola não achou ninguém. Aos 17′, Bruno Rangel, livre dentro da área, tenta achar o gol e Vanderlei defendeu. Logo depois, Gil tentou encobrir e com a ponta dos dedos Vanderlei tirou para escanteio. Aos 20 minutos foi a vez de Cléber Santana arriscar de longe, após receber livre, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Vanderlei estava em noite inspirada. Em novo ataque do Verdão, Bruno Rangel quase empatou, mas o goleiro santista evitou. O mesmo Bruno Rangel perdeu outro gol, ao chegar atrasado aos 28′, após cruzamento de Gil. No final, a pressão não surtiu efeito, e a derrota em casa não pôde ser evitada.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 0 X 1 SANTOS
Chapecoense: Danilo; Gimenez (Hyoran), Neto, William Thiego e Dener; Matheus Biteco, Gil, Cleber Santana e Tiaguinho (Arthur Maia); Kempes (Bruno Rangel) e Ananias.
Técnico: Caio Jr.
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato, Jean Mota e Lucas Lima (Yuri); Ricardo Oliveira (Joel) e Copete (Fabian Nogueira).
Técnico: Dorival Junior.
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC).
Data/Horário: 23/10/2016, às 19h30.
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).
Assistentes: Marcelino Castro de Nazaré (PE) e Bruno César Chaves Vieira (PE).
Público/Renda: 7.459 total/ R$ 141.065,00.
Cartões Amarelos: Gimenez (Chapecoense). Victor Ferraz, Luiz Felipe, Vanderlei (Santos).
Gols: Lucas Lima aos 3′ do 1º tempo para o Santos.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Bruno Zanette
Jornalista, nascido em Foz do Iguaçu, pós-graduado em Mídias Digitais pela FAG, de Cascavel. Entrou para o Redação em Campo em janeiro de 2014. Antes passou por CBN Foz e Clickfoz. Nas (poucas) horas vagas gosta de assistir filmes e não dispensa o rock n' roll.


