Brasileirão: Palmeiras e Flamengo polarizam briga pelo título
Faltando nove rodadas para o seu final, a Série A do Campeonato Brasileiro entra na reta final com a disputa polarizada entre paulistas e cariocas. De um lado está o Palmeiras, no topo isolado da tabela com 60 pontos e há 12 jogos sem perder, e no outro o Flamengo, logo atrás com 57 pontos e embalado pela sua maior sequência de vitórias consecutivas como mandante na história do Brasileirão.
A polarização da briga pelo caneco entre o Verdão e o Rubro-Negro tem razão de ser. Terceiro time mais bem colocado, o Atlético-MG tem 7 pontos a menos que o líder, enquanto que o Santos, na quarta posição com distantes 51 pontos, fecha o grupo dos clubes que ainda sonham com o título. Embolados no meio da tabela em seguida, entre 46 e 42 pontos, aparecem Fluminense, Atlético-PR, Botafogo, Grêmio e Corinthians.
Palmeiras quer os três pontos em todos os jogos
No Palestra Itália o lema até o final do campeonato é que só a vitória interessa. “Precisamos ganhar todos os jogos. A gente não escolhe, mas o mais legal é que estamos conseguindo manter o foco e a regularidade. Nenhum time está dando brecha, e nós não podemos dar também”, afirmou o lateral-direito Jean ao site oficial do clube esta semana. “Não podemos nem pensar em empate. Até o empate acaba sendo um tropeço”, completou o jogador.
De acordo com as contas da comissão técnica do Verdão, bastam quatro vitórias e um empate para o clube totalizar 73 pontos e se sagrar campeão. Se a matemática do Palmeiras estiver correta, isso significa na prática que o time de Cuca poderia garantir o campeonato só com os cinco jogos como mandante que ainda tem pela frente.
O jogador Egídio, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras
A primeira das partidas será nesta quinta-feira (13), às 19h30, contra o Cruzeiro, no Estádio Fonte Luminosa em Araraquara. E apesar do jogo não ser no Parque Antárctica – que recebe um show de Andrea Bocelli, o alviverde tem o mando de campo e é o grande favorito a ganhar, com 53,2% de chances de vitória, contra 26,3% da Raposa, de acordo com os internautas do site de apostas online Betsson. Os outros quatro jogos em casa serão contra o Sport, o Internacional, o Botafogo e o Chapecoense.
Mas o caminho rumo ao título não será tão fácil assim. O Palmeiras também precisará passar por jogos difíceis enquanto visitante. Entre os seus compromissos fora de casa estão partidas contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e o Santos, na Vila Belmiro – considerados os mais cabeludos pela comissão técnica do clube.
Flamengo foca atenção na performance em cada partida
O Flamengo também está focando as atenções em sua própria performance, mas sem deixar de lado os clubes rivais. “A nossa briga é com nós mesmos, para que possamos jogar bem e mantermos o alto nível de atuações. O Palmeiras tem uma equipe consistente. Nós tentamos seguir focados nos nossos adversários”, afirmou o técnico Zé Ricardo em uma entrevista coletiva após partida no Pacaembu contra o Santa Cruz, no último domingo.
“Temos uma sequência difícil, com oponentes que brigam por algo. Procuraremos apresentar o melhor futebol possível nos confrontos restantes”, completou o treinador. E a vida do vice-líder não deverá ser simples daqui até o fim do campeonato. Logo de cara o time de Zé Ricardo já terá um clássico pela frente.
Em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro duela com o Fluminense nesta quinta-feira, às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Fla-Flu promete ser equilibrado. O Flamengo tem 43,9% de chances de ser vitorioso, enquanto o Tricolor das Laranjeiras aparece com 33,9%. Já o empate é o terceiro resultado mais provável, com 31,3% de chances, segundo a Betsson.
Foto: Andrey Menezes/Fla TV
E ainda terá que encarar outro clássico contra o Botafogo, a ser realizado provavelmente no Maracanã; enfrentar o rival na luta pelo título do Atlético-MG, no Independência em Belo Horizonte. Sem falar que ainda duela outros dois gigantes: o Corinthians, em lugar ainda a definir, e o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre – sendo que o time gaúcho vem lutando para sair da zona de rebaixamento e entrará em campo decidido a evitar a queda para a segunda divisão.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.


