Com lances polêmicos, Figueirense perde para Flamengo no Pacaembu
O Figueirense visitou o Flamengo na manhã deste domingo (18), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e perdeu por 2 a 0, gols de Willian Arão e Diego, de pênalti, um em cada tempo de partida, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Com a derrota, o Figueirense permanece na zona de rebaixamento, em 17º, com 28 pontos, podendo ser ultrapassado ao fim da rodada. O Flamengo continua sua perseguição ao líder Palmeiras, ficando em 2º, com 50 pontos, contra 51 do Verdão.
Na próxima rodada, o Figueirense joga no domingo (25), às 11h, contra o Santa Cruz, no Orlando Scarpelli, enquanto que o Flamengo volta a ter mando de campo, ainda sem local definido, também no domingo, só que aos 16h, contra o Cruzeiro.
Pênalti perdido e gol de cabeça
Em busca da vitória para não se distanciar da liderança, o Flamengo começou pressionando o Figueirense, aproveitando o mando de campo, apesar de ser no Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). Em chute de fora da área de Rafael Vaz, a bola passou com força e com perigo, à esquerda do goleiro Gatito Fernandez, aos 10′. Em nova descida ao ataque do time carioca, Arão toca para Diego, que bate cruzado, passando muito próxima da trave direita, indo pela linha de fundo, aos 16 minutos.
A pressão era grande, e aos 21′, Jorge arriscou da entrada da área e não fosse o desvio da zaga, o destino da bola poderia ser diferente. Jorge estava impossível e, dois minutos depois, invadiu a área, arriscou o chute, que novamente bateu na defesa, e saiu pela linha de fundo. O primeiro chute do Figueira só veio aos 25 minutos, com Maurides. Mas a tentativa não deu muito certo, e a bola passou longe da meta.
E o Figueirense escapou de tomar o gol aos 31′, quando Leandro Damião cobrou pênalti e Gatito Fernandez defendeu, mantendo o placar fechado no primeiro tempo. E a parada técnica parece ter feito bem ao Rubro-Negro, para refrescar a cabeça, e logo em seguida Willian Arão recebeu cruzamento na medida e tocou de cabeça, para fazer 1 a 0. O rubro-negro carioca foi para o intervalo com vantagem no placar.
Novo pênalti e ampliação no placar
O Flamengo manteve o ritmo no segundo tempo e, em dois minutos, criou duas boas oportunidades. Primeiro com Diego batendo cruzado aos 4′, para defesa de Gatito Fernández, e aos 6′, Damião recebeu na marca do pênalti, livre, e isolou. Mas a principal chance foi aos 11′, em cruzamento que Revér, de cara pro gol, mandou na trave, a bola passou por todo mundo, Leandro Damião furou, depois Éverton rolou para Gabriel, que chutou forte e mandou pra fora.
A chegada perigosa do Figueirense ocorreu aos 16′, em cobrança de escanteio de Bady, em que Nirley cabeceou pra fora. Só que a boa fase no jogo logo terminou. Em um lance polêmico, Felipe Vizeu foi derrubado fora da área, mas a arbitragem deu pênalti. Desta vez Diego cobrou e acertou, apesar de Fernández quase ter defendido. Não teve jeito, foi 2 a 0 para o Flamengo.
E poderia ser mais, se Felipe Vizeu não tivesse desperdiçado uma grande chance, de frente para Gatito Fernández, e o goleiro do Figueira defendeu. Se a situação estava difícil para o Figueirense, ficou pior aos 39′, quando Marquinhos Pedroso recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Nos minutos finais, era somente pressão do time carioca, tentando ampliar o marcador, com a equipe catarinense se defendendo. Aos 45′, Felipe Vizeu recebeu grande passe, invadiu a área e tocou na saída de Gatito, mas a bola foi pra fora.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 FIGUEIRENSE
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Cuéllar, Willian Arão, Diego e Everton (Alan Patrick); Gabriel (Fernandinho) e Leandro Damião (Felipe Vizeu).
Técnico: Zé Ricardo.
Figueirense: Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Nirley e Marquinhos Pedroso; Jefferson, Werley, Marlon (Raphael Silva) e Yago (Ferrugem); Bady (Elvis) e Maurides.
Técnico: Tuca Guimarães.
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP).
Data/Horário: 18/09/2016, às 11h.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP).
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP).
Público/Renda: 28.168 pagantes/ 29.778 total/ R$ 1.502.640,00.
Cartões Amarelos: Bruno Alves, Ferrugem, Marquinhos Pedroso (Figueirense). Willian Arão e Diego (Flamengo).
Cartão Vermelho: Marquinhos Pedroso (Figueirense).
Gols: Willian Arão, aos 37′ do 1º tempo e Diego (pênalti), aos 25′ do 2º tempo para o Flamengo.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Apucarana vence Andraus no jogo de ida da semifinal da Taça FPF
Foz e Operário ficam no empate sem gols pela Taça FPF
Bruno Zanette
Jornalista, nascido em Foz do Iguaçu, pós-graduado em Mídias Digitais pela FAG, de Cascavel. Entrou para o Redação em Campo em janeiro de 2014. Antes passou por CBN Foz e Clickfoz. Nas (poucas) horas vagas gosta de assistir filmes e não dispensa o rock n' roll.


