Estádio do Café completa 40 anos

Neste 22 de agosto, só que em 1976, a cidade de Londrina ganhava um estádio de futebol, que por conta da cidade ser conhecida como “capital mundial do café”, começou a ser conhecido com Estádio do Café. Seu nome oficial é Estádio Municipal Jacy Scaff, em homenagem a um dos maiores incentivadores e o presidente do Londrina Esporte Clube, na época da inauguração da praça esportiva. O estádio foi construído as pressas, para que o LEC entrasse no Campeonato Brasileiro.
A partida inaugural foi entre Londrina e Flamengo, que na época tinha craques como Zico e Júnior. Cerca de 50 mil pessoas compareceram ao novo estádio para assistirem a partida, gerando uma renda de Cr$ 857.720,00. Antes da bola rolar, a Banda de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro fizeram uma grande apresentação. Com a bola rolando, as duas equipes criaram chances, mas quem teve a honra de fazer o primeiro gol do estádio foi um atacante do Londrina. Após bola enfiada para Carlos Alberto Garcia, o “Bem Amado”, como era conhecido foi derrubado dentro da área, o árbitro Afonso Vitor de Oliveira não titubeou e apontou para a marca da cal. “O gol era para ser meu, o pênalti foi em mim”, até hoje ainda reclama, mas com bom humor, o ídolo da torcida alviceleste Carlos Alberto Garcia.
Garcia pegou a bola, a beijou e quando se dirigia para a marca do pênalti, o experiente Paraná, que havia jogado na Seleção Brasileira, tomou a bola e foi para a cobrança. Nas arquibancadas, aquela multidão estava de pé, ninguém queria perder a oportunidade de ver e memorizar o primeiro gol do estádio. Então Paraná se posicionou e correu para a bola, na meta, Cantarelli não queria ter seu nome marcado na história, porém o jogador alviceleste bateu rasteiro, no canto direito do arqueiro, que não se mexeu e ficou no centro do gol, Paraná neste momento entrou para a história do Londrina e do Estádio do Café. Coube ao lateral-esquerdo Júnior igualar o placar na segunda etapa.
O recorde de público do Estádio do Café aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1978, na famosa campanha do Brasileiro de 77 do Londrina. Tubarão e Corinthians se enfrentaram, com vitória para o mandante, por 1 a 0, gol de Carlos Alberto Garcia. O público pagante foi de 54.178, foram os que não pagaram para assistir está memorável vitória.
Nessas quatro décadas de futebol, o Estádio já presenciou três grandes títulos daquela equipe para quem o estádio foi feito. Em 1980, o primeiro e que título, a Taça de Prata, hoje equivalente a Série B, com um 4 a 0. Um ano depois, em 81, o primeiro estadual, 2 a 1 no Grêmio Maringá e 11 anos depois, a segunda conquista estadual, sobre o União Bandeirante.
Em 2000, o Estádio do Café foi um dos palcos do Torneio Pré-Olímpico, junto com o Estádio Olímpico de Cascavel, mas as principais partidas aconteceram na cidade do norte do Paraná. A vitória por 4 a 2 sobre a Argentina, com um show de Alex e Ronaldinho Gaúcho e também a marcante goleada sobre a Colômbia por 9 a 0.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Com um a menos, Figueirense perde para Cruzeiro em casa
Comandado interinamente, Avaí visita Sampaio Corrêa-MA
Jefferson Bachega
Jornalista, formado na Unopar em 2015. Nasci e moro em Londrina. Apaixonado por esportes. Gosto de praticar aquele futebolzinho de final de semana. Futebol não é apenas um esporte, mas sim uma forma de viver.


