Com legado estrutural, Antenor Angeloni encerra sua 4ª passagem na presidência do Tigre

Empresário de sucesso no ramo supermercadista e um apaixonado pelo Criciúma Esporte Clube. Antenor Angeloni voltou ao Tigre para a sua quarta passagem no principal cargo do clube. Antenor retornou ao time em 2010, mas, encontrou uma situação caótica com atraso de salários, problemas estruturais e o time na Série C. A partir desse momento, o clube entrou em uma fase de reestruturação.
A primeira experiência do empresário como presidente do time carvoeiro aconteceu em 1963, a segunda ocorreu entre os anos de 1978 e 1980 e a terceira em 1984. A primeira aposta do novo presidente foi a contratação do técnico Argel Fucks, que levou a equipe ao acesso a Série B do Campeonato Brasileiro.
Da Série C a elite do futebol nacional
Na temporada seguinte, o Tigre conseguiu chegar a final do Campeonato Estadual, porém foi derrotado pela rival Chapecoense. O ano de 2012 começou abaixo das expectativas com a sétima colocado e uma campanha pífia no Catarinense. A ascensão do Tigre ocorreu na disputa da Série B com a briga até o fim pelo título do campeonato e a passagem para a elite do futebol brasileiro. Comandados pela dupla de atacante Lucca e Zé Carlos, o Criciúma retornava a primeira divisão em grande estilo, após oito anos longe da principal divisão nacional.
A temporada de 2013 iniciou bastante promissora para o Tigre com a revanche na final do Catarinense contra a Chapecoense e a conquista do seu 10º título. Com o apoio do seu torcedor, o Criciúma conseguiu escapar do rebaixamento na última rodada do Brasileirão e garantiu seu lugar entre os maiores do Brasil.
O ano de 2014 foi bastante frustrante para o Tigre. O então responsável pelo departamento de futebol, Claudio Gomes chegou a decretar no início da temporada que o Tigre lutaria por uma vaga na Libertadores, mas, a realidade durante o campeonato foi a parte debaixo da tabela e, consequentemente, o rebaixamento.
Aposta nos valores da base carvoeira

Crianças do Projeto Tigrinhos em trabalho no CT do Tigre. Foto: Fernando Ribeiro/Site oficial Criciúma
Em 2015, a gestão Angeloni decidiu reduzir os investimentos e apostar na utilização de talentos das categorias de base. Dentro de campo, os resultados não foram tão expressivos com o time chegando a ser ameaçado pela parte debaixo da tabela, mas, rendeu a convocação de quatro atletas revelados no clube para as seleções brasileiras de base: o goleiro David, o zagueiro Iago Maidana, o volante Barreto e o atacante Bruno Lopes.
Além disso, o clube também criou o Projeto Tigrinhos, uma das prioridades de Angeloni durante o seu quarto mandato. O Projeto Tigrinhos “Aqui Nasce um Sonho” começou a dar os primeiros passos no dia 13 de maio de 2010, com a intenção de democratizar o acesso a prática e a cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento dos jovens. Atualmente o projeto conta com aproximadamente 3.500 crianças de 7 a 14 anos em 50 núcleos, de 42 cidades. Vários garotos do Projeto já foram integrados a base carvoeira.
Principal legado de Antenor Angeloni
Apesar de conquistas dentro de campo, a principal contribuição de Angeloni ocorreu na valorização do patrimônio do clube, que apresentou um crescimento de seis vezes e um superávit de R$ 4 milhões ao fim da temporada 2014, de acordo com balanço apresentado pelo clube.
Relembre o discurso de Angeloni em sua posse em 2010
Transição de presidência do Criciúma
O empresário Jaime Dal Farra assumiu como novo presidente do Criciúma Esporte Clube oficialmente no início de dezembro. Além do novo presidente, a diretoria manteve os vice-presidentes Carlos Henrique Alamini e Albert Zilli dos Santos, administrativo e jurídico, respectivamente, e conta agora também com Delton Teixeira da Silva como vice-presidente financeiro e com Vilmar Casagrande como vice-presidente de patrimônio.
Dal Farra também adquiriu os 100% da Gestão de Ativos (GA), que gere o clube em contrato que vai até março de 2022. “Sem dúvida é o momento mais importante da minha vida. É um grande desafio que a gente aceitou, de tocar o Criciúma. Substituir Antenor Angeloni é uma honra e acima de tudo uma responsabilidade muito grande. Ele deixou o Criciúma com uma estrutura muito boa. Pretendemos ter alguns títulos sim, mas a gente vai preparar o time para os próximos três anos, ter um time forte e voltar a ser o maior time de Santa Catarina e maior vitorioso, como já foi”, afirmou o novo presidente do Tigre.
Confira imagens da posse do novo presidente
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Renovações e reforços marcam semana da Chapecoense
Operário realiza jogos-treinos, entre contratação e dispensa
Cristina Possamai
Jornalista Formada. Moradora de Turvo, no Sul de Santa Catarina. Jornalista freelancer. Aficionada pelo mundo do esporte. Realizei cobertura de equipes na Série A e B do Brasileirão, mas, a maior experiência foi trabalhar na Copa do Mundo de 2014.


