Ameaçado pelo rebaixamento, Figueirense empata em casa com a Chapecoense
Lutando para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, o Figueirense recebeu a equipe da Chapecoense no Orlando Scarpelli e mesmo com uma forte pressão no segundo tempo não conseguiu sair do 0 a 0. Com o empate, o Figueira chegou aos 40 pontos e segue na décima quinta posição e pode ver a diferença de três pontos para o Z-4 cair com o complemento da rodada. Já a Chapecoense, com 47 pontos, manteve o décimo terceiro lugar e segue tranquila na primeira divisão.
Precisando de resultados positivos o Figueira encara o São Paulo no Morumbi na próxima rodada, em partida marcada para sábado (28), enquanto a Chape recebe o Goiás na Arena Condá no domingo (29).
Poucas chances e placar zerado
Precisando da vitória, o Figueirense começou a primeira etapa na pressão, com mais posse de bola e presença ofensiva. Mas todo o volume de jogo do time da casa não refletia em chances de gol. Com um forte esquema defensivo, a Chape segurava o rival.
A primeira boa oportunidade de gol foi do Verdão do Oeste aos 23 minutos. Camilo recebeu na área e arriscou o chute, mas Alex Muralha conseguiu fazer a defesa em dois tempos. Aos poucos a Chapecoense foi ditando o ritmo da partida, encontrando do outro lado um time nervoso e pressionado pela torcida.
Nos minutos finais o Figueira teve uma série de escanteios cobrados por Dudu, em todos a zaga afastou o perigo e em algumas vezes armou contra-ataques perigosos. Ao final do primeiro tempo, restou ao time ouvir algumas vaias da arquibancada.
Figueira ataca mas não muda o placar
Sem alterações para a segunda etapa, o Alvinegro apostou em mudança de atitude para conquistar a vitória. Atacando desde o primeiro minuto, o Figueira levantou a torcida, que ficou reclamando de uma penalidade logo aos dois minutos após Clayton tabelar com Yago e cair na entrada na área, o juiz nada marcou. Já a Chapecoense manteve a mesma estratégia, tentando valorizar ao máximo a posse de bola.
Na base do ataque total, o Figueirense quase comemorou o gol aos 9 minutos, mas viu Nivaldo se transformar no nome da partida. O goleiro da Chape espalmou um forte chute de Rafael Bastos, no rebote Dudu tentou e também foi o arqueiro salvar. Aos 10′, Nivaldo brilhou pela terceira vez. Em falta cobrada na área, Marquinhos desviou e Clayton cabeceou, o goleiro fez uma excelente defesa.
Com os jogadores apresentando desgaste físico, as substituições começaram. Entraram Marcão e Thiago Santana no Figueira, saíram Rafael Bastos e Dudu, já na Chape saiu William Barbio para entrada de Tiago Luis. Com as mudanças, o Figueirense perdeu um pouco do forte ritmo imposto, mas ainda assim criou algumas chances.
Já nos últimos momentos da partida, o Figueira tentou, mas o nervosismo era evidente do lado da equipe da capital, enquanto o time do Oeste manteve o equilíbrio tático e conquistou mais um ponto na Série A.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 0X0 CHAPECOENSE
Figueirense: Alex Muralha; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Juninho; João Vitor, Rafael Bastos (Thiago Santana), Fabinho e Yago; Dudu (Marcão) e Clayton (Sueliton).
Técnico: Hudson Coutinho.
Chapecoense: Nivaldo; Apodi, Vílson, Thiego e Dener; Gil, Cleber Santana, Maranhão e Camilo (Neném); Ananias (Wyoran) e William Barbio (Tiago Luis).
Técnico: Guto Ferreira.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Data/Horário: 07/11/2015, às 17h.
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS).
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Herman Brumel Vani (SP).
Público/Renda: 9.635 pagantes/10.057 total/R$ 140.260,00
Cartões amarelos: João Vitor (Figueirense); Cleber Santana, Vilson, Apodi (Chapecoense).
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Londrina não suporta pressão do Vila Nova e fica com vice campeonato
Willian Gomes
Jornalista formado, sou assessor de imprensa esportiva e também professor. No Redação em Campo desempenho as funções de coordenador e repórter. Apaixonado por esportes, em especial o futebol, mas também sempre atento à política e nas novas tecnologias.


