João Paulo: Do Guerreiro ao meio-campista moderno
O Coritiba não faz uma temporada dos sonhos para o torcedor e vive situação longe daquela projetada e prometida pela diretoria que assumiu o comando do clube este ano. Mas o futebol permite que, mesmo em momentos complicados, alguns jogadores se destaquem de forma positiva. Em esportes coletivos, os desempenhos individuais podem ser contrários ao do grupo.
Um dos nomes que pode olhar para 2015 e fazer um balanço positivo do ano é o volante João Paulo. O jogador chegou com desconfiança por parte da torcida alviverde pela identificação anterior do atleta com o rival Atlético. Mas aos poucos foi ganhando seu espaço e, treinador após treinador, seguiu comandando o meio-campo coxa-branca. João Paulo é o melhor jogador do Coxa na temporada.
Atuando na primeira função da meia cancha, posição que não era a sua até 2015 (atuava como segundo homem), João Paulo é o equilíbrio do time coxa-branca. Pelos pés dele passa o jogo do Verdão. Homem que mais desarma na equipe, ele também é, com larga vantagem, o jogador do Coritiba que mais acerta passes no Brasileirão.
E engana-se quem pensa que os passes de João Paulo são horizontais. Dos 1244 passes certos do meia no campeonato, 25 deles acabaram em uma finalização do companheiro que recebeu a bola. O jogador também é, com vantagem, quem mais acerta lançamentos, provando que além de verticais, muitos dos seus passes também são longos. E como é por João Paulo que passa o jogo do Coritiba, também é dele a liderança no número de viradas de jogo corretas, novamente com larga vantagem para o segundo colocado no quesito.
Nos 4479 minutos em que esteve em campo pelo Coritiba na temporada de 2015 (jogador que mais atuou pelo clube no ano), João Paulo foi o responsável por retomar a posse de bola e por distribuí-la de forma eficiente e efetiva. E assim fez.
João Paulo continua demonstrando a eficiência e o ímpeto que lhe renderam o apelido de “Guerreiro”. Mas em 2015 mostrou que pode ser mais. Deixou de ser volante, passou a ser meio-campista, na concepção mais moderna da palavra. Da desconfiança inicial à uma temporada que pode ser uma virada em sua carreira. O gol contra o Goiás, que pode ajudar a garantir o Coritiba na primeira divisão, pode ter vindo para coroar esta nova fase do meio-campista João Paulo.
*Números do Footstats
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e a reprodução só é permitida mediante autorização.


