Mudança no critério de classificação à Série D faz Brusque planejar calendário cheio
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma mudança na forma de classificação para a Série D para os anos de 2016 e 2017. Com isso, os times que se classificarem para a competição em 2016 serão os mesmos que disputam a competição em 2017, exceto os quatro melhores, que subirão para a Série C, assim como os que caírem dessa divisão.
A intenção da CBF é que os regionais distribuam suas vagas para a Série D do ano seguinte e não para o mesmo ano como acontece com a maior parte dos estaduais. Por questão de adequação de calendário é que essa mudança foi feita.
O Campeonato Catarinense distribui duas vagas para a Série D entre os times que não têm divisão. Neste ano, de 2015, Inter de Lages e Metropolitano se classificaram, mas não conseguiram passar da primeira fase. Em 2016, a classificação, deve ser decidida da mesma maneira, mas ainda terá que ser confirmada no Congresso Técnico do Estadual.
A possibilidade de ter um calendário para o segundo semestre dos dois anos seguintes faz com o recém-promovido Brusque sonhe com a possibilidade da disputa, para isso terá quatro adversários como concorrentes. Além do Bruscão, Camboriú, Metropolitano, Atlético de Ibirama e Inter de Lages são os clubes que não têm divisão do Brasileiro. A mudança não afeta os rebaixados da Série C e o número de participantes, dois por federação.
.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.


