CBF aprova realização da Liga Sul-Minas-Rio, mas faz exigências para que competição se realize em 2016

Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (27), que contou apenas com a participação dos presidentes das federações estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aprovou por unanimidade a Liga Sul-Minas-Rio, mas fez algumas exigências para que a competição se realize no ano que vem.
Entre os principais requisitos impostos pela entidade estão: os critérios técnicos para escolha dos times, veto do sistema de convites a participantes, conflito de datas entre os campeonatos estaduais e a Primeira Liga, além do cumprimento dos contratos firmados entre os clubes e as emissoras de TV.
O presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, comentou as decisões da CBF sobre a Liga Sul-Minas-Rio para que o campeonato aconteça em 2016. “Eu acho que a Liga já sai no ano que vem. O campeonato deles tem só cinco datas, é pouco. Então cabe ao pessoal das federações ceder um pouco, porque esses campeonatos são bons para os clubes. Para fazer a Copa do Nordeste a gente teve que ceder um pouco também, e hoje é um sucesso”.
Em tom de otimismo, o vice-presidente da CBF e um dos líderes da Liga Sul-Minas-Rio, Delfim Peixoto, falou sobre as exigências feitas a Primeira Liga. “Aprovaram por unanimidade, e a única ressalva é que cumpra a legislação, as normas da FIFA e da CBF, que são coisas óbvias. Tanto a Liga quanto a competição estão aprovadas”
Já o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, mostrou-se contrário a realização do torneio.“Acho muito difícil que a Liga ocorra em 2016. O calendário já foi divulgado e não temos datas”.
Os clubes por sua vez consideram que a assembleia realizada nesta terça-feira (27), não tem efeito por “vicio de origem”, pois os clubes não foram convidados a participar da assembleia promovida pela CBF.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.


