Maringá é o paranaense com mais títulos nos últimos três anos
Qual é o clube do Estado com mais títulos nos últimos três anos? Se você pensou no Coritiba ou Atlético Paranaense, ambos na Série A do Campeonato Brasileiro, se enganou. Talvez o Londrina (em ótima fase). Também não. E o Operário, atual Campeão Paranaense? Errou. O clube com mais títulos no futebol profissional do Paraná nos últimos três anos é o Maringá Futebol Clube. O retrospecto da Zebra, uma equipe considerada jovem no futebol local (fundada em 2010) é de “gente grande”.
O clube, que nasceu originalmente como Grêmio Metropolitano, depois Metropolitano Maringá, venceu logo em sua estreia, em 2010, o Campeonato Paranaense da Terceira Divisão. Em 2013, em uma campanha memorável, foi Campeão Paranaense da Segunda Divisão. A mesma base foi mantida para o Campeonato Paranaense de 2014 e quase um novo título: o vice-campeonato contra o Londrina poderia ter selado mais uma vitória.
Mas foi a conquista da Taça FPF neste domingo (25), contra o Toledo, que selou a marca do segundo título nos últimos três anos. A mesma marca é a do FC Cascavel, Campeão da Terceirona em 2013 e da Segunda Divisão em 2014. Claro que, no critério de desempate e, pelo recente retrospecto, o Maringá leva a vantagem - considerando, é claro, o vice-campeonato de 2014. O Londrina poderá igualar este marcador, se vencer o Campeonato Brasileiro da Série C de 2015.
Este recente histórico demonstra a força que o futebol do interior do Estado ganhou nos últimos anos. O fortalecimento da Segunda Divisão e a manutenção dos elencos daqueles que conquistam o acesso para o ano seguinte ajudam nesta conta. Além disso, os títulos paranaenses de Londrina (2014) e Operário (2015) mostram como as equipes interioranas estão se organizando. A possível disputa da Taça Sul-Minas-Rio em 2016 e o enfoque da dupla Atletiba na competição podem abrir uma possibilidade de sonho das equipes do interior. A expectativa é grande, pois os recentes exemplos de sucesso dão otimismo aos times.
.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
“Fator Baixada” não funciona no Brasileirão e Atlético-PR se sustenta com vitórias longe de casa
Liga Sul-Minas-Rio define tabela para 2016
Tiago Valenciano
Tiago Valenciano é Cientista Político por formação, mas apaixonado por futebol. Pesquisador sobre estádios de futebol, acompanha o futebol paranaense desde 2005.


