“Fator Baixada” não funciona no Brasileirão e Atlético-PR se sustenta com vitórias longe de casa
Em 2015 criou-se a expectativa de que a Arena da Baixada, sem mais punições ou reformas, voltaria a ser integralmente aliada do Atlético Paranaense durante o ano, principalmente no Campeonato Brasileiro, mas não foi o que aconteceu. O Furacão fazia uma boa campanha como mandante na primeira parte do Brasileirão, mas com a queda de produtividade da equipe, o estádio acabou se tornando o “vilão”.
Até agora, foram disputadas 15 partidas pelo Rubro-Negro paranaense na Baixada, com sete vitórias, cinco empates e três derrotas. O outro jogo com mando atleticano aconteceu no Couto Pereira, na derrota por 2 a 1 para o Grêmio. Como mandante, o aproveitamento geral fica em 54%, com o modesto 13° lugar entre os times da Série A.
Em contrapartida, a campanha do Furacão fora de casa está sendo melhor do que o esperado, ainda mais com vitórias expressivas contra times que costumam ser fortes em seus domínios, como Palmeiras, Atlético-MG e, por último, Fluminense. Com cinco vitórias, um empate e 10 derrotas, o aproveitamento do time paranaense longe de Curitiba é de 33%, que coloca os atleticanos com a 9ª melhor campanha entre os 20 times da elite do futebol brasileiro.
O Atlético não vence há quase dois meses na Arena pela principal competição nacional do país. A última vitória aconteceu na 21ª rodada, na vitória por 3 a 0 contra o Goiás. A próxima oportunidade para o time quebrar esse jejum em casa será contra o Avaí, no dia 7 de novembro.
.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Londrina conta com fator casa e torcida para chegar à final
Maringá é o paranaense com mais títulos nos últimos três anos
Marcelo Cavalli
Estudo jornalismo porque acredito que futebol pode ser discutido muito além do senso comum. É um esporte complexo que não pode assumir apenas o papel de entretenimento. Setorista do Atlético Paranaense no Redação em Campo


