Maringá bate Cianorte e é finalista da Taça FPF 2015

Um teste para cardíacos foi a disputa de penalidades que definiu o finalista da Taça FPF entre Maringá e Cianorte. No tempo normal, a partida terminou em 1 a 1, com gols marcados por Salatiel (Maringá) e Luan (Cianorte). Nos pênaltis, o goleiro do Maringá André Ferlini defendeu 5 das 9 cobranças executadas pelo Cianorte e se tornou o heroi da classificação - ainda que o goleiro adversário tenha também executado 4 defesas. No final, Maringá 5×4 Cianorte e vaga garantida para a finalíssima contra o Toledo.
O Maringá entrou em campo com o mesmo esquema de jogo que terminou a partida de ida, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte (PR), com 3 atacantes. A novidade foi o ingresso de Tocantins na frente, atuando pelo lado esquerdo do ataque da Zebra. Já o Cianorte manteve a mesma base, porém atuando apenas com um atleta na frente.
A primeira etapa foi bastante disputada, sobretudo no meio-campo. Em saída errada da defesa do Cianorte, Salatiel não perdoou e, por cobertura, fez um golaço no Willie Davids. Após abrir o marcador, o Maringá recuou muito, atraindo o Cianorte para o seu campo de jogo. Paulinho fez uma boa cobrança de falta para equipe cianortense e Tiaguinho arriscou um chute perigoso de fora da área.
Na virada para a segunda etapa, muitos cartões amarelos foram recebidos pelas equipes. O Cianorte não pressionava de maneira mais aguda, mas controlava o jogo. Já o Maringá abusava dos erros de contra-ataque, desperdiçando no mínimo quatro chances claras de ampliar o marcador. Até que, após cobrança de falta, o habilidoso zagueiro Luan empatou para o Cianorte.
Com o resultado no tempo normal em 1 a 1, a disputa foi para as penalidades. É a segunda disputa em mata-mata que o Maringá enfrenta no ano, sendo eliminado na primeira nas quartas-de-final em casa para o Londrina. E, nos últimos campeonatos, esta é a terceira decisão neste sentido que Claudemir Sturion (agora no Cianorte) encara no Willie Davids, sendo derrotado para o Londrina duas vezes: na final do Campeonato Paranaense de 2014 e no mesmo campeonato em 2015.
Os batedores desperdiçaram as quatro primeiras cobranças, sendo duas para cada lado, com destaque para a atuação dos goleiros André Ferlini (Maringá) e João Gabriel (Cianorte). Após nove cobranças para cada lado, tendo o Maringá duas vezes a chance de encerrar a disputa, André Ferlini defendeu e Rodrigo Lima deu números finais às cobranças: 5 a 4.
Assim, o Maringá se classificou para a final da Taça FPF de 2015 e o adversário será o Toledo. A primeira partida deve ocorrer no próximo domingo (18), no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá. O segundo jogo deve ser marcado para 25 de outubro, no Estádio 14 de Dezembro, em Toledo (PR). Não há vantagem de gols marcados fora de casa na competição e, em caso de empate, a decisão também será nos pênaltis.
FICHA TÉCNICA
MARINGÁ (5) 1X1 (4) CIANORTE
Maringá: André Ferlini; Danilo, Lucas Silva, Rodrigo Lima e Biro Biro; Rafael Domingos, Rodrigo Goiano e Maikinho; Tocantins (Tony e depois Danilo), Maranhão e Salatiel.
Técnico: Fernando Marchiori.
Cianorte: João Gabriel; Maranhão, Luan, Carlos Diogo e Formiga; Rafa Santos, Guilherme (Pelezinho), Paulinho (Italo) e Thiaguinho; Zé Roberto e Ganzer (Thiago Sena).
Técnico: Claudemir Sturion.
Local: Estádio Regional Willie Davids, em Maringá (PR)
Data/Horário: 11/10/2015, às 11h05.
Árbitro: Leonardo Sigari Zanon
Assistentes: Luiz Paulo Galli e Marco Aurélio do Amaral.
Público/Renda: 404 espectadores/R$ 4.080,00
Amarelos: Danilo e Maikinho (Maringá); Formiga, Rafa Santos e Thiago Sena (Cianorte)
Gols: Salatiel, aos 23′ do primeiro tempo (Maringá) e Luan, aos 34′ do segundo tempo (Cianorte)
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.


