Atletiba ganha dose extra de importância

Naturalmente um clássico Atletiba já tem importância suficiente para que comece a ser disputado uma semana antes da data marcada para a bola rolar. A semana de Atletiba é tão intensa para os envolvidos quanto o jogo. Por vezes, até mais que a peleja. Mas com os resultados do meio de semana e com o desenho atual da classificação do Brasileirão, o clássico do próximo domingo (20) ganhou uma dose extra de importância.
O momento em que Atlético e Coritiba se encontram na tábua do campeonato, impossibilitou que o clássico tomasse conta das atenções já na segunda-feira (14) que se passou. Brigando para se reaproximar do G4, o Furacão teria um jogo importante diante do Grêmio, quarta-feira (16). Já o Coxa, então integrante da zona da vergonha, precisaria colocar todas as forças em um complicado duelo contra o Flamengo.
E estes confrontos da dupla no meio da semana foram fundamentais para aumentar ainda mais a importância e o valor do encontro no domingo. A derrota do Rubro-negro deixou a equipe um pouco mais longe da Libertadores e impôs ao time seu quarto jogo consecutivo sem vitórias. Já o enorme triunfo alviverde em Brasília, frente a 70 mil flamenguistas, resgatou o Verdão do Z4.
Mirando objetivos diferentes neste momento, Atlético e Coritiba têm algo em comum para o final de semana. Ambos podem ter no Atletiba um ‘divisor de águas’ para a reta final de temporada.
Dono da casa, o Coxa pode apagar os dois últimos tropeços no Alto da Glória com uma vitória sobre o rival. Os três pontos ainda podem solidificar a posição da equipe fora da zona de rebaixamento. Além, claro, do natural ganho de moral com um resultado positivo sobre o maior rival. Superando o Rubro-negro, o caminho para o restante do ano poderá ser mais tranquilo e com mais confiança. Uma vitória ainda pode trazer a torcida novamente para o lado dos jogadores, alguém duvida?
Para quem joga na casa do rival, uma vitória pode ter ainda maior peso psicológico nos atletas. O Furacão ganha muita força em caso de triunfo sobre o coirmão no Alto da Glória. Pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético não vence em território verde e branco há 10 anos. A injeção natural de ânimo com um possível triunfo pode ser determinante para a equipe na briga para voltar a se aproximar dos quatro primeiros e também na Copa Sul-Americana.
A derrota, para qualquer um dos lados, pode vir como um balde de água gelada sobre o moral e a confiança dos jogadores. Se, por um lado, uma vitória pode mudar o rumo das coisas positivamente, uma derrota pode ser completamente desastrosa. Mais perigoso que não sair vitorioso, é sair derrotado.
O único ponto em que não há dúvidas nesta história toda é que o Atletiba ganhou uma dose extra de importância. E que clássico vem aí!
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e a reprodução só é permitida mediante autorização.


