Maturidade

Quando a MP 671 for sancionada pela presidente nos próximos dias, será dado o primeiro passo na criação de uma estrutura que o eleve o futebol brasileiro ao patamar tão almejado por quem trabalha e torce pelo esporte.
Primeiro passo porque há muito ainda a ser feito. A MP é apenas uma peça nesta engrenagem que precisa ser organizada. Permitirá aos clubes, com suas dívidas equacionadas, direcionarem seus trabalhos alinhados com as boas práticas de governança.
NOTA: Entenda por governança, o processo em que as organizações são guiadas pelos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.
Durante toda sua existência, o futebol nacional conviveu com a ausência de governança, resultado de uma conjuntura permissiva em que a má gestão não era punida.
E por que a governança é tão importante?
Porque quando estimulada ela permite às organizações amadurecerem. Permite que as ações sejam guiadas pelo zelo à sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade e incorporando questões de ordem social e ambiental na definição dos seus programas, projeto e operações.
No cenário atual, nossas entidades padecem de amadurecimento em suas administrações. São instituições excessivamente politizadas, com estratégias individualistas e personalistas, além de fortemente influenciadas pelos resultados esportivos em campo.
Deste modo, o compromisso com esses princípios, desencadeará um processo de maturação que fará com que nossas entidades esportivas cresçam de maneira sólida. Diminuindo consideravelmente os conflitos políticos e a dependência dos projetos necessários aos resultados esportivos conquistados.
Para se chegar a um modelo eficaz, teremos de atingir um grau de amadurecimento em nossas entidades, onde a gestão seja orientada para o mercado e aos negócios e não somente ao resultado esportivo. Aí teremos de lidar com a regulação do mercado. Mas este será um tema para colunas futuras.
Por hora, o estímulo ao compromisso com a governança é um grande passo que nosso futebol tenha uma gestão eficaz e o principal legado que a MP 671 nos deixará.
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e a reprodução só é permitida mediante autorização.


