Gestão de Talentos

Um dos principais desafios para um gestor é saber administrar com eficiência os recursos humanos que tem a sua disposição. Inserir a gestão de pessoas no centro da estratégia das entidades esportivas acarretará num diferencial competitivo, o que, certamente, renderá dividendos a esta organização.
Administrar pessoas atualmente, não é uma tarefa fácil. As relações de trabalho mudaram muito ao longo dos últimos anos. O gestor que não estiver atento a essas mudanças, terá muita dificuldade em manter uma equipe de trabalho com performance razoável, caso não venha a se adequar as atuais demandas do mercado.
Gerir pessoas, primeiramente, é saber administrar conflitos. É saber lidar com as diferenças de um grupo. Entender que está trabalhando com pessoas de formações, classes sociais e histórias de vida diferentes.
Foi-se o tempo em que tudo era uma questão do patrão ordenar seu subordinado. Hoje as grandes organizações de sucesso são orientadas em suas estratégias por ideias e não pela hierarquia.
Isto se deve ao perfil do profissional do século XXI, que é diferente. Esta distinção vem do fato das pessoas quererem saber o “porque” estão fazendo determinada tarefa. Querem sentir-se parte do processo. E não apenas cumprir ordens.
O grande fator do sucesso de um gestor de pessoas está em saber mobilizar toda a sua equipe de trabalho. Modificar crenças, atitudes e comportamentos em benefício de um ideal/projeto.
E não se trata de discursos motivacionais, estes são apenas ferramentas que podem ser utilizadas em certo momento. Trata-se de criar condições e um ambiente propício para que a equipe de trabalho atinja um alto desempenho.
O modo de gerir pessoas com sucesso, passa pela forma que essas relações são estabelecidas dentro de uma organização. No futebol, isso ainda é incipiente. Mas sem dúvida, será determinante para que uma entidade esportiva crie diferenciais, num mercado extremante competitivo como é o atual.
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e a reprodução só é permitida mediante autorização.


