Resgate da audiência
A queda acentuada de audiência do futebol às quartas-feiras e da novela do horário nobre, têm causado dor de cabeça aos executivos da TV Globo, que buscam formas de reagir e recuperar os pontos perdidos ao longo dos últimos tempos.
A atual novela, derrubou audiência a ponto de poder entrar para a história como o mais baixo índice de todos os tempos do horário. No futebol, em fevereiro, a Globo teve pela primeira vez em anos a perda de liderança de audiência numa partida, no jogo entre São Paulo e Danúbio pela Libertadores.
Este cenário oportunizou a abertura do debate entre a emissora e a CBF, a fim de buscarem uma alternativa viável de mudança do horário das transmissões do futebol no meio de semana. Tornou-se evidente que a tradicional grade de programação da Globo não agrada mais boa parte do público e que uma reformulação é necessária.
Não há dúvidas de que agendar uma partida de futebol, independente da competição, às 22 horas de um dia útil da semana é, no mínimo, um contrassenso. O horário é ruim para quem vai ao estádio, para quem assiste pela TV, para quem trabalha no jogo e para quem joga, ou seja, é ruim para todo mundo!
Diminuir o horário para às 21h:30min não refresca muito a situação, então por que não tomar uma medida mais drástica como exibir o futebol às 21h, logo após o Jornal Nacional? Isso mesmo! Me desculpem os noveleiros de plantão, mas a Globo poderia estudar deixar de transmitir a novela das nove às quartas-feiras.
Qual seria o prejuízo? Qual seria o ganho?
Horários especiais para a transmissão de partidas durante a semana são corriqueiros em outros esportes, inclusive se bem explorados, tornam-se extremamente atrativos ao público e para quem detém os direitos de transmissão. Como exemplo, as transmissões de meio de semana do futebol americano, às segundas e quintas.
Sem dúvida, seria uma grande oportunidade de valorização do espetáculo e da transmissão. Então, por que não fazê-lo?
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e a reprodução só é permitida mediante autorização.


