Na despedida da Baixada na Copa, Argélia se garante nas oitavas
A Arena da Baixada escreveu seu último capítulo na Copa do Mundo 2014 nesta quinta-feira (26), Argélia e Rússia fizeram uma partida digna de “Grand Finale” para Curitiba. Pelo lado russo, só a vitória interessava para uma classificação, enquanto o time africano apoiado por muitos torcedores, precisava de um empate, e o 1 a 1 garantiu pela primeira vez a Argélia nas oitavas de final.
Mas a partida foi dramática para os argelinos, que viram a Rússia sair na frente no primeiro tempo. Na etapa final Slimani, eleito melhor em campo, empatou a partida. Agora a Argélia tem uma grande pedreira na próxima fase, superar a badalada Alemanha na segunda-feira (30), no Estádio Beira-Rio.
A classificação final do Grupo H teve a Bélgica na liderança com nove pontos, a Argélia ficou em segundo com quatro tentos. Rússia com dois e Coreia do Sul com um completaram o grupo. Eliminada, a Rússia já está garantida para a próxima Copa do Mundo, em 2018, pois será o país-sede.
Russos saem vantangem
O primeiro lance de perigo da partida já teve bola estufando as redes na Baixada. Logo aos cinco minutos, a Rússia foi para o ataque com Kombarov, que fez um cruzamento perfeito para Kokorin cabecear livre de marcação. Em vantagem e se classificando com o placar, os russos passaram a explorar a posse de bola, e armaram um forte esquema defensivo para impedir as jogadas da Argélia.
Parando nos defensores, a seleção norte-africana só conseguiu ameaçar na primeira etapa em jogadas de bola parada. Slimani teve duas chances de cabeça, mas parou no goleiro adversário. A Argélia ainda reclamou de um pênalti não marcado. Aos 30 minutos, Kozlov puxou a camisa de Slimani, que caiu na área, mas ó árbitro mandou seguir o jogo.
Slimani garante classificação africana
No primeiro minuto do segundo tempo a Rússia ficou muito perto de ampliar o placar. Samedov tabelou com Kokorin, invadiu a área e chutou na saída do goleiro, mas M’Bolhi praticou uma grande defesa. E o gol fez falta para os russos, aos 14 minutos Brahimi cobrou falta na cabeça de Slimani, que não desperdiçou e empatou a partida. No lance do gol, o goleiro Akinfeev falhou ao tentar sair na bola, e ainda reclamou de um laser no seus olhos.
Precisando da vitória, foi a vez da Rússia tentar furar o bloqueio da Argélia, e a solução encontrada foi arriscar nos chutes de fora da área. Aos 17 minutos, Denisov chutou, mas M’Bolhi conseguiu fazer a defesa em dois tempos. O time verde e branco teve no minuto seguinte um bom contra-ataque puxado por Djabou, que invadiu a área e finalizou, mas o goleiro defendeu.
Nos minutos finais, os russos se lançaram ao ataque, só que do outro lado estava um time completamente fechado e em muitas vezes com todos os jogadores atrás da linha da bola. O tempo foi passando, e já nos acréscimos festa da torcida africana foi aumentando. Após o apito final, a seleção comemorou muito, e inclusive deu uma volta olímpica na Arena da Baixada.
FICHA TÉCNICA
ARGÉLIA 1X1 RÚSSIA
Argélia: M’Bolhi; Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Brahimi (Yebda), Feghouli e Djabou (Ghilas); Slimani (Soudani).
Técnico: Vahid Halilhodzic.
Rússia: Akinfeev; Kozlov, Ignashevich, Berezutsky e Dmitry Kombarov; Glushakov (Denisov), Fayzulin, Samedov e Shatov; Kerzhakov (Kanunnikov) e Kokorin.
Técnico: Fabio Capello.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data/Horário: 26/06/2014, às 17h
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Público: 39.311
Cartões amarelos: Mesbah, Cadamuro e Ghilas (Argélia); Kombarov e Kozlov (Rússia)
Gols: Slimani, aos 14′ do 2º tempo para Argélia. Kokorin, aos 5′ do 1º tempo para Rússia
[perfect_quotes id=”57440″]
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Figueirense anuncia reforços no ataque, na lateral-direita e zaga
Tricolor apresenta novos reforços para a sequência da Série B
Willian Gomes
Jornalista formado, sou assessor de imprensa esportiva e também professor. No Redação em Campo desempenho as funções de coordenador e repórter. Apaixonado por esportes, em especial o futebol, mas também sempre atento à política e nas novas tecnologias.



