Atletiba 360: Atlético-PR se reencontra com a vitória e complica Coritiba
Seis rodadas depois, o Atlético Paranaense voltou a vencer no Brasileirão 2014. A vitória no Atletiba 360, disputado no Estádio Willie Davids, em Maringá (PR), coloca o Furacão em uma posição mais confortável na tabela de classificação. Já para o Coritiba, a derrota se soma aos últimos resultados ruins e deixa a equipe na zona de rebaixamento.
A partida foi um reflexo do momento que vivem os clubes da capital paranaense. Fraco tecnicamente, o jogo foi de poucas emoções. Melhor no jogo na primeira etapa, o Coxa tinha o domínio das ações, mas não conseguiu construir o placar. Na segunda etapa, o panorama seguia o mesmo, até que o Furacão abriu o placar com Marcos Guilherme e poucos minutos depois, ampliou com um gol contra do zagueiro Luccas Claro. Após o gol, o Verdão se perdeu em campo e o Furacão administrou a partida até o apito final.
Com a confiança em alta, o Rubro-Negro encara o São Paulo, em Uberlândia (MG), na próxima quarta-feira (28), às 22h. Já o Coritiba, ainda sem vencer no campeonato, visita o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, no mesmo dia, às 19h30.
Poucas emoções, gol mal anulado e placar em branco
No início da partida, a novidade tática do Coritiba, que atuou com três zagueiros, surtiu efeito e o time dominava todas as ações do jogo. Os cinco homens no meio de campo preenchiam os espaços e o Furacão não conseguia trocar passes. Apenas do domínio da posse de bola, o Coxa não concentrava suas jogadas pelas laterais e não conseguia criar lances de gol. O jogador que levava mais perigo era Julio Cesar, que conseguiu duas finalizações, mas sem assustar o goleiro Weverton.
Com um pouco mais de consciência nos passes, o Rubro-Negro conseguiu maior posse de bola e melhorou os contra-ataques, mas ainda sem levar perigo ao gol adversário. Quem assustou foi o Verdão, que chegou com Alex e Roni, em duas finalizações de fora da área. Julio Cesar também voltou a incomodar, mas o goleiro Weverton seguia sem sustos. Somente aos 30 minutos o contra-ataque atleticano funcionou e o goleiro Vanderlei apareceu em chutes de Otávio e Marcos Guilherme.
O único lance de emoção na primeira etapa aconteceu já aos 43 minutos. Em contra-ataque rápido do Atlético puxado pela esquerda, Natanael tabelou com Ederson e tocou na saída de Vanderlei para marcar. Mas o árbitro anulou a jogada marcando impedimento do lateral rubro-negro. As imagens mostraram que o jogador atleticano estava em posição legal.
Atlético aproveita as chances e sai com a vitória no clássico
A segunda etapa começou como foi o primeiro tempo, fraco tecnicamente e sem grandes emoções. Mas aos 11 minutos a partida ganhou novos contornos. Em jogada pela direita, o Atlético foi ao ataque com Sueliton, que cruzou na área por baixo, Marcos Guilherme chegou de trás e bateu de primeira, a bola ainda desviou na zaga antes de entrar, 1 a 0 Furacão. Três minutos depois, em falta cobrada pela direita, Natanael acertou a trave e no rebote, a bola bateu em Luccas Claro e entrou, gol contra do zagueiro coxa-branca e placar ampliado.
Perdendo o jogo, o Verdão partiu para o ataque e finalizou com Julio César e Alex, mas sem nenhum perigo para o goleiro Weverton. Após o ímpeto do Coxa, o Furacão passou a dominar o jogo. O Coritiba sentiu os gols e a equipe se desorganizou em campo. Enquanto isso o Atlético trocava passes e administrava o placar favorável. Os minutos finais de jogo foram apenas para confirmar a vitória rubro-negra.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO PARANAENSE 2X0 CORITIBA
Atlético: Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio, Bady (João Paulo) e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Ederson (Nathan).
Técnico: Leandro Ávila.
Coritiba: Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida (Geraldo) e Welinton; Victor Ferraz, Baraka, Chico, Alex (Jajá) e Carlinhos; Roni e Julio César (Keirrison).
Técnico: Celso Roth.
Local: Estádio Willie Davis, em Maringá (PR).
Data/Horário: 25/05/14, às 16h.
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR).
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Rafael Trombeta (PR).
Público/Renda: 1.063 pagantes/ 1.840 total/ R$ 39.202,00.
Cartões amarelos: Cleberson, Otávio e Weverton (Atlético). Julio César, Welinton, Geraldo e Keirrison (Coritiba).
Gols: Marcos Guilherme aos 11′ do 2º tempo e Luccas Claro (contra) aos 14′ do 2 tempo para o Atlético.
[perfect_quotes id=”57440″]
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Com um gol em cada tempo, Paraná enfim vence na Vila Capanema
Na volta ao Orlando Scarpelli, Figueira é derrotado pelo Goiás
Rodrigo Dornelles
Gaúcho de Pelotas, sim, e depois de 18 anos no "estrangeiro" (Curitiba), não há piada que eu não conheça, nem insista. Amante do futebol platino, bem jogado e bem pegado. E sim, Libertadores é muito melhor que Champions League.


