Coritiba fica no empate com Ceará e decide vaga para final no Couto
Diferente do frio congelante de Curitiba, o Verdão foi até o calor de Fortaleza para enfrentar o Ceará pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil na noite de hoje (18). O jogo foi marcado pelo grande número de faltas cometidas por ambas as equipes e pelas boas defesas dos goleiros, que impediram que o placar saísse do 0 a 0.
Coritiba criou mais oportunidades, mas 0 0 a 0 permaneceu
As primeiras oportunidades reais de abrir o placar foram do Coritiba. Aos quatro minutos, Davi recebeu a bola livre dentro da área, mas acabou cabeceando para fora. Aos sete minutos, Anderson Aquino chutou forte de fora da área e a bola pingou na frente de Fernando Henrique. O goleiro conseguiu defender mandando a bola pra escanteio.
O jogo estava equilibrado. Aos 21 minutos, Rafinha chutou de fora e Fernando Henrique tirou com a ponta dos dedos. Enquanto isso, o Ceará vinha chegando meio tímido a meta de Edson Bastos com as bolas aéreas. Aos 32 minutos, Geraldo cruzou para a área e Washington cabeceou nas mãos do goleiro do Coritiba. A pressão do time da casa começou mesmo após os 30 minutos. Apesar do Verdão ter finalizado mais vezes e marcado forte no meio de campo, ainda faltava corrigir a marcação no lado direito, que era o setor por onde aconteciam a maior parte das jogadas da equipe nordestina.
Em mais uma jogada pelo lado direito, aos 39 minutos, João Marcos tentou chutar de fora da área, a bola acabou desviando em um jogador do Coxa e saindo para escanteio assustando Edson Bastos. Na cobrança, a zaga tirou. Já aos 43 minutos Anderson Aquino bateu com força obrigando o goleiro do Ceará a fazer uma bonita defesa. Final de primeiro tempo no Estádio Presidente Vargas e placar fechado.
Empate sem gols e decisão vem para o Couto
O Ceará voltou para o segundo tempo com mais vontade, enquanto o Coritiba voltou recuado. Com um minuto de jogo, Osvaldo tocou a bola para Washington, que chutou fraco nas mãos de Edson Bastos. Aos nove minutos, foi o Coritiba que chegou com perigo. Anderson Aquino tocou para Rafinha, que acabou mandando a bola para fora.
Com 20 minutos de partida, o técnico Marcelo Oliveira resolveu mexer na equipe. Sacou Davi para a entrada de Tcheco, e em seguida tirou Anderson Aquino e colocou o Geraldo. Pelos lados do Ceará, as três substituições já haviam sido feitas. Cléber no lugar de Fabrício, Osvaldo no lugar de Iarley e o ídolo da torcida cearense, Marcelo Nicácio no lugar de Thiago Humberto.
Mal havia entrado no jogo, Geraldo em jogada individual trocou passes com Leonardo e Rafinha, que acabou devolvendo para o Angolano. Geraldo foi travado na hora do chute e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar para o Coritiba. Na sequência, aos 28 minutos, Fernando Henrique salvou. Leonardo recebeu a bola de Geraldo, cortou o zagueiro e bateu forte, mas com a ponta dos dedos o goleiro evitou o gol mais feito da partida.
Aos 30 minutos, a chance foi do Ceará. Vicente chutou de fora da área e Edson Bastos espalmou. No rebote, Marcelo Nicácio cabeceou livre, mas por cima do gol. Aos 37, foi o Coritiba que chegou. Leandro Donizete partiu sozinho no contra ataque e chutou. Fernando Henrique espalmou e salvou mais uma.
Com 40 minutos, o técnico Marcelo Oliveira fez a ultima alteração na equipe. Faltando pouco mais de cinco minutos para o final da partida, o comandante fechou a defesa. Tirou Leonardo e colocou Willian. E sem tempo para mais nada, final de jogo.
Com placar de 0 a 0 em Fortaleza, a vantagem é do Coritiba, que decidirá a vaga dentro de casa, no Couto Pereira, com o apoio da torcida. A partida de volta, em Curitiba, está marcada para a próxima quarta-feira (25).
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 0 CORITIBA
Ceará: Fernando Henrique; Diego Macedo, Fabrício (Cléber), Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Geraldo e Thiago Humberto (Marcelo Nicácio); Iarley (Osvaldo) e Washington.
Técnico: Vagner Mancini.
Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Démerson, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Davi (Tcheco) e Rafinha; Anderson Aquino (Geraldo) e Leonardo (Willian).
Técnico: Marcelo Oliveira.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).
Data/Horário: 18/05/2011, às 21h50.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Fabio Pereira (TO).
Cartões Amarelos: Rafinha, Davi, Jonas pelo Coritiba; Diego Macedo, Vicente pelo Ceará.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.


