26.03.2011

Cálculos de rescisão

Por Cibele Lara

O mercado de jogadores ultimamente anda fraco no Brasil. Quando acham algum, ele tem milhares de trâmites a serem resolvidos. Um clube consegue ter uma boa equipe quando o gerente de futebol é competente, vai atrás das informações e, finalmente, acha o melhor custo benefício. Já diz o velho ditado: “quem procura, acha!”. Claro, não é somente o trabalho do gerente, mas, o trabalho que ele faz precisa ser pontual.

Diante disso, quando um jogador se destaca surgem várias propostas, para desespero de muitos. Quando a negociação é bem feita, o clube que perde o jogador não fica de mãos abanando, e muitos não sabem como é feita a rescisão do contrato. Até eu mesma não sabia. Meu amigo Coxa branca, Fabio Toso, me esclareceu e me deu uma boa oportunidade de passar adiante para todos entenderem também.

Em um site de relacionamentos, foi gerada a dúvida de quanto o Coritiba ganharia caso Marcos Aurélio fosse vendido para algum clube no Brasil. Especula-se que ele ganhe cerca de 90 mil reais por mês, a partir disso faremos o cálculo. A conta começa assim: o salário mensal do jogador multiplicado por 13,3333 (número baseado nos 12 salários do ano, mais o décimo terceiro, mais um terço das férias) e multiplicado por cem. Essa conta dá o valor de 120 milhões de reais e continua esse valor até o primeiro ano de contrato assinado e vai reduzindo conforme o tempo vai passando: 10% após o primeiro ano; 20% após o segundo ano; 40% após o terceiro ano e 80% após o quarto ano. Ou seja, se algum clube brasileiro quer comprar o Marcos Aurélio após o segundo ano de contrato deverá pagar 96 milhões de reais.

Vale lembrar que esse cálculo é feito para negociações no Brasil. Geralmente, é feito um acordo entre clubes e estipulam um valor para a venda. Se não houver esse acordo, o clube que depositar o valor da multa rescisória leva o baixinho, obrigando, assim, o Coritiba a liberá-lo, visto que o clube só tem direitos federativos do atleta (contrato de trabalho clube x jogador e titularidade do contrato de trabalho). Quando a negociação é feita com clubes do exterior, o valor da multa é estipulado na assinatura do contrato do jogador.

Obviamente, não há especulações de que o Marcos Aurélio vai sair. Foi só tomado como exemplo para esclarecer como é feita essa negociação. Somente o que se sabe é que o baixinho sonha com a seleção brasileira, assim como qualquer jogador brasileiro. Até porque até Pelé já falou bem dele, o craque da camisa 10 do Coritiba.

E não poderia deixar de falar na entrevista que o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, concedeu ao programa da SporTV, o “Camarote PFC”. Deu uma aula de gestão futebolística, mostrou que o Coritiba vem brigar, e que pode brigar, por coisas maiores esse ano. Mostrou também ao Brasil o amor que tem pelo clube com a seguinte declaração que com certeza marcou a entrevista: “Eu tenho um problema de câncer (…) mas o que me dá forças para lutar é o amor que sinto pelo clube”. Parabéns, Dr. Vilson!

Tags: , , , , ,

Redacao Em Campo.com utiliza Wordpress

Tema produzido por Walter Jaworski (http://wjaworski.com)