23.02.2011

Rádio Cidade, uma história em Curitiba

Por Carlos Kleina

A Rádio Cidade de Curitiba já não existe, mas o prefixo AM 670 tem hoje a programação de Rede da Rádio Globo São Paulo, com inserções locais.

Durante muitos anos a Cidade brigou pela liderança com as Rádios Clube, e Independência no jornalismo e no esporte e com a Rádio Atalaia na parte musical.

Para os saudosistas, vou relembrar aqui, um pouco o que o radialista Paulo Branco escreveu no seu blog em 2008. Naquela oportunidade, Paulo Branco escreveu sobre a grade de programação da emissora em 1982: começava com o Zé do Pito das 4 às 6 da manhã e o Cidade de Pito Aceso. Em seguida, o dono da emissora Maurício Nasser apresentava, Cidade Acorda Cedo. Tinha também o Cidade sem Censura com Enéas Faria. Naquele período passaram também pelo prefixo,Toni Mineiro, Jurandir Carioca, Claudio Ribeiro, Algacy Tulio, Nelson Martins,Vanderlei Rebelo, Roberto Guidali, Cláudia Paciornik, Caco Guimarães, Débora Jankielewicz, Dirce Alves, Maria de Lourdes Montenegro.

A direção era do competente Jair de Brito que havia mostrado seu trabalho em outras emissoras como a Clube e a Independência. Já a gerencia de programação era do Luis Ernesto, que hoje está na Rádio Mais em São José dos Pinhais.

Hoje na Globo Curitiba,a programação local tem Rudi Bagattini (Manhã da Globo), Nelson Santos e equipe (Resenha Esportiva) e Geraldo Fantinati (Globo Cidade).

Ao longo dos anos o nosso rádio tupiniquim foi perdendo espaço para as grandes redes como a Independência que virou Canção Nova e a Brasil 104 FM que hoje tem a programação da Jovem Pan.

O futuro para muitos radialistas é incerto.

Tags: , , , ,

Redacao Em Campo.com utiliza Wordpress

Tema produzido por Walter Jaworski (http://wjaworski.com)