17.04.2011
Rio Branco vence Arapongas e se distancia da ZR
Por Tarek Omar
O confronto dos opostos entre Rio Branco e Arapongas no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, era decisiva para ambas as equipes. O Rio Branco precisava da vitória para respirar aliviado e ficar livre da zona de rebaixamento, já o Arapongas buscava vencer para se manter na segunda colocação do interior e ficar ainda mais perto da vaga para a final. Com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo, os donos da casa venceram o time do norte e agora aguardam um tropeço do Paraná para escapar do rebaixamento ainda hoje.
Rio Branco sai na frente, mas quase se complica com expulsão de Duda
O jogo mal começou e o Rio Branco já demonstrou que estava decidido a definir o jogo no início para manter a tranquilidade no restante da partida. Antes do primeiro minuto a equipe do litoral já teve uma boa oportunidade. Esquerdinha fez boa jogada pela lateral, e cruzou para Dudu que sozinho teve a chance de marcar, no entanto, o goleiro Danilo foi bem e se antecipou ao jogador do Rio Branco.
Mantendo um forte ritmo no início da partida, o Rio Branco continuou pressionando a equipe do Arapongas. Baiano, o melhor em campo, tabelou com Igor e bateu perto da meta de Danilo. Em seguida, o mesmo Baiano cobrou um escanteio na cabeça de Vinicius, que cabeceou perto do gol de Danilo.
Aos 10 minutos, após a grande pressão em cima dos visitantes, o Rio Branco chegou ao gol, e foi justamente do atacante Adriano, pivô de toda a polêmica que levou o Leão da Estradinha aos tribunais por escalação irregular do atleta. Depois de Dudu dividir com o goleiro, a bola chegou aos pés de Adriano, que não perdoou e abriu o placar para os donos da casa. Na comemoração, o jogador dedicou o gol para a filha.
Em vantagem no placar, o a equipe do litoral assumia o controle do jogo. O Arapongas, perdido em campo, pouco assustou a meta do goleiro Fabrício. Porém, aos 38 minutos de jogo, Duda deixou o braço no jogador rival e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso de campo. A equipe do Rio Branco reclamou muito do cartão, alegando critérios diferentes do árbitro.
Após a expulsão de Duda, o panorama mudou e os visitantes cresceram no jogo, no entanto, apesar de manter a posse de bola, o time do Norte não conseguia chegar à área do Leão da Estradinha. E o jogo se manteve assim até o apito final de Jarbe Cassou. No intervalo, o diretor de futebol, e atual técnico interino do Rio Branco, Allan All, foi em direção ao árbitro para reclamar.
Dois gols e um final de jogo eletrizante
O segundo tempo começou em um ritmo menor que a etapa inicial. Com um jogador a menos o técnico Allan All tirou o atacante Igor, lesionado, e colocou o volante Reginaldo Nascimento, para recompor o meio campo do Rio Branco. O Arapongas iniciou com boas chances, mas o Rio Branco, comandado por Baiano, logo respondia.
E mesmo com 10 jogadores em campo, o segundo gol do Leão da Estradinha não demorou a sair, e veio dos pés do destaque alvi-rubro na partida. Aos oito minutos, Baiano fez boa jogada pela linha de fundo e cruzou na cabeça de Dudu, que colocou no cantinho do goleiro Danilo, ampliando a vantagem do time do Litoral, 2×0.
O gol de Dudu tranquilizou a equipe da casa e abalou o time do Arapongas, que se perdeu em campo após o levar o segundo. Com vantagem no placar, o Leão da Estradinha continuou em cima do Arapongão. Entretanto, após o golpe que levou no jogo, o Arapongas logo se organizou em campo e passou a pressionar muito o time do técnico Allan All. Aos 19 minutos, Luciano teve uma grande oportunidade de diminuir o marcador. Ele recebeu dentro da área, driblou bem seu marcador e bateu rasteiro no canto do goleiro Fabrício, que fez uma grande defesa.
Aos 22 minutos, o Arapongas chegou a marcar com Douglas, mas o jogador balançou as redes com a mão e a arbitragem, ligada no lance, anulou o gol, aplicando o cartão amarelo para o jogador. Dois minutos depois, o mesmo Douglas de cabeça mandou muito perto da meta do goleiro Fabrício.Em busca do empate, o Arapongão passou a pressionar ainda mais o Rio Branco, até que aos 36 minutos Anderson Paim fez uma boa jogada e encontrou Luciano, dentro da pequena área, que de cabeça diminuiu o marcador e colocou fogo nos minutos finais da partida.
Percebendo a chance de empatar o jogo, o técnico Toninho Moura colocou o time pra frente. O atacante Rafael Torres entrou no lugar do meia Peu. Já pelo lado do time litorâneo, o atacante Adriano saiu para a entrada do zagueiro Mikael. As alterações deram uma emoção a mais no jogo, que virou ataque contra defesa. Com um jogador a menos, e levando grande pressão do Arapongas, o Rio Branco tinha boas chances nos contra-ataques com Baiano e Esquerdinha. E o jogo se manteve nesse ritmo até o apito final do árbitro Jarbe Cassou.
Com a vitória o Rio Branco chegou a oito pontos de distância da zona de rebaixamento e torce pra um tropeço do Paraná diante do Iraty às 18h30 na Vila Capanema, para se livrar ainda hoje do fantasma do rebaixamento. Já o Arapongas, com a derrota, perdeu a segunda colocação do interior para o Cianorte, que venceu o Operário em pleno Germano Kruger.
FICHA TÉCNICA
RIO BRANCO 2 X 1 ARAPONGAS
Rio Branco: Fabricio; Leandro, Vinicius, Willian; Esquerdinha, Mini, Baiano, Dudu (Juninho) e Duda; Igor (Reginaldo Nascimento) e Adriano (Mikael).
Técnico: Alan Aal.
Arapongas: Danilo; Marcelo Guerreiro (Luciano), Gustavo, Douglas e Anderson Paim; Alexandre (Peu (Rafael Torres)), Fabinho, Wellington e Rafael Mineiro; Val Ceará e Bruno Maranhão.
Técnico: Toninho Moura.
Local: Estádio Fernando Chaburb Farah, em Paranaguá.
Data/Horário: 17/04/2011, às 16h00.
Árbitro: Jarbe Cassou.
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Weslley Gomes da Silva.
Público/Renda: pagante: 1.001 / total: 1.063 / R$ 10.410,00.
Cartões Amarelos: Alexandre, Rafael Mineiro e Douglas do Arapongas; Duda e Igor do Rio Branco.
Cartões Vermelhos: Duda do Rio Branco.
Gols: Adriano para o Rio Branco aos 10 do primeiro tempo; Dudu para o Rio Branco aos 8 do segundo tempo e Luciano para o Arapongas aos 36 do segundo tempo.



