29.03.2011
Sinal vermelho ligado!
Por Daniel Piva
Definitivamente, a preocupação chegou na Vila Capanema. Com os últimos resultados do Paraná no Campeonato Paranaense, acabou o sonho dos mais esperançosos de título e voltou a realidade do rebaixamento. Nesta reta final, qualquer deslize pode ser fatal.
A situação paranista é dramática. O Paraná tem 15 pontos, contra 17 do Rio Branco, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Para piorar, o time de Paranaguá tem um jogo a menos que o Tricolor, que será realizado nesta quarta-feira, diante do lanterna Cascavel, dentro de casa. Ou seja, se o Rio Branco fizer a lição de casa, abre cinco pontos restando cinco rodadas.
Nestas cinco rodadas que faltam, o Tricolor tem jogos complicados. O primeiro é o clássico contra o Atlético, domingo, na Vila Capanema (vale lembrar que o Paraná ainda não venceu o rival dentro de casa desde que retornou ao estádio, em setembro de 2006); na sequência é o Operário, em Ponta Grossa; depois, recebe em Curitiba o Iraty e o Arapongas e encerra o Estadual com o Cascavel, no interior do estado.
Para escapar sem sustos, calculo que o Paraná precise vencer quatro dos cinco jogos que tem pela frente. Rendimento de 80%. Só para se ter uma ideia, o aproveitamento atual do Tricolor na competição é de 29,4%.
Para piorar ainda mais a vida paranista, o time tem nesta quarta-feira um confronto contra o Botafogo, pela segunda fase da Copa do Brasil. Analisando friamente, recomendo ao técnico Ricardo Pinto abrir mão da competição, já que analisando a equipe atual pensar em título é uma utopia.
Sei que a recomendação vai gerar discordância e protesto de muita gente, com o principal argumento que uma derrota vexatória vai manchar ainda mais a imagem do clube e vai tirar dinheiro dos cofres. No entanto, nenhuma mancha e nenhum prejuízo financeiro será maior do que a queda para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.
Um abraço e até mais!
Tags: colunista, Daniel Piva, Paraná Clube



