14.04.2011
Coritiba goleia e abre boa vantagem sobre o Caxias na Copa do Brasil
Por Rafael Peroni
Em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Coritiba enfrentou o Caxias na noite desta quita-feira (14) no estádio Couto Pereira e conseguiu abrir uma boa vantagem para o jogo de volta em Caxias do Sul (RS). Com gols de Davi e Bill e Rafinha a equipe alviverde bateu a equipe da Serra Gaúcha por 4 a 0.
Com bons lançamentos Rafinha desequilibra primeira etapa
Com a proposta de jogar recuado, o Caxias apresentou uma postura fechada e de marcação forte para anular os principais jogadores do Coritiba, esperando a equipe alviverde e apostando nos contra-ataques, nos primeiros minutos de jogo. Com uma marcação forte e eficiente a equipe da Serra Gaúcha conseguiu anular a equipe coxa-branca boa parte do primeiro tempo.
Logo no primeiro minuto de jogo Itaqui bate da intermediária, mas a bola se perde pela linha de fundo. Aos 5 minutos Lima chuta forte da entrada da área e dá trabalho para Edson Bastos, que faz uma boa defesa e impede o gol do Caxias.
Somente aos 16 minutos da primeira etapa a equipe coxa-branca chuta a primeira bola no gol, levando perigo ao gol de Matheus. O Caxias com forte marcação não dava espaço para os meias do Coritiba.
Aos 21 minutos Rafinha, após uma boa troca de passes lançou Davi na entrada da área, que, sem deixar a bola cair, chutou cruzado pro gol marcando o seu primeiro gol na competição e o primeiro do coxa no jogo. Coritiba 1 x 0 Caxias
Com o gol a equipe do Alto da Glória se anima e vai pra cima do Caxias criando boas oportunidades para aumentar o marcador. Rafinha e Marcos Aurélio “entram” no jogo, o Coritiba melhora e passa a ameaçar a meta do goleiro Matheus.
Aos 34 minutos, o Caxias volta a equilibrar o jogo e Edenilson em cobrança de falta encontra Lima livre de marcação dentro da área. O atacante desvia de cabeça e exige boa defesa de Edson Bastos.
Nos últimos 10 minutos da primeira etapa o Caxias melhor em campo pressionou a equipe do Coritiba e passou a dar trabalho para o goleiro Edson Bastos, porém, abriu espaços para os meias do coxa e aos 43 minutos, Rafinha em outro bom lançamento deixa Bill na cara do gol que não perde a oportunidade e coloca na rede. Coritiba 2 X 0 Caxias.
Goleada no Couto Pereira
No início da segunda etapa e o Coritiba voltou melhor e conseguindo se livrar da marcação da equipe do Caxias. Logo no primeiro minuto Neto faz falta em Bill. Marcos Aurélio bateu por cima da meta de Matheus.
Aos 6 minutos após lançamento de Léo Gago, Rafinha aparece dentro da área e para sair coroado na noite desta quinta (14) marca o terceiro gol do alviverde. Coritiba 3 x 0 Caxias.
Léo Gago chutou de fora da área e a bola passou a esquerda do goleiro Matheus, aos 21 minutos. O Coritiba voltou do intervalo conseguindo imprimir seu ritmo de jogo.
Preocupado em não tomar gols jogando em casa, Marcelo Oliveira mexeu no time. Willian entrou no lugar de Jonas, reforçando a marcação no meio campo coxa-branca. Melhor em campo o Coritiba levou perigo ao gol do goleiro Matheus. Marcos Aurélio chuta rasteiro e o goleiro do Caxias tem dificuldades para defender.
O Caxias partia para cima da equipe do Alto da Glória em busca do gol e aos 28 minutos Edenilson é expulso após simular pênalti.
Para praticamente garantir a classificação, Bill, aos 33 minutos da segunda etapa marca o quarto gol da equipe alviverde, porém por retardar o reinício da partida recebeu o cartão vermelho. O Caxias saiu em busca de pelo menos um gol para diminuir a diferença para o jogo de volta, porém sem levar perigo ao gol de Edson Bastos.
O jogo de volta acontece dia 28 de abril em Caxias do Sul (RS) e o Coritiba pode perder por até dois gols de diferença que ainda assim passa para as quartas de final da Copa do Brasil. Quem passar para a próxima fase vai enfrentar o vencedor de Santo André e Palmeiras.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 4 x 0 CAXIAS
Coritiba: Edson Bastos, Jonas (Willian), Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi (Leonardo); Marcos Aurélio (Anderson Aquino) e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Caxias: Matheus, Alisson, Edson Rocha, Neto e Gerley, Marcos Rogério, Dê, Edenilson e Itaqui, Everton (Waldson) (Bruno) e Lima (Balthazar).
Técnico: Ricardo Cobalchini.
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira – Curitiba (PR).
Data/horário: 14/04/2011, às 20h30.
Árbitro: Antônio Carvalho Schineider.
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Henrique Correa, trio do Rio de Janeiro.
Público/Renda: pagante 12.677, total 14.500 / R$ 169.970,00
Cartões amarelos: Pereira e Bill pelo Coritiba, Marcos Rogério e Alisson, Edenilson, Gerley e Itaqui pelo Caxias. Cartões vermelhos: Bill pelo Coritiba e Edenilson pelo Caxias.
Gols: Davi aos 21 minutos, Bill aos 44 minutos da primeira etapa e Rafinha aos 6 e Bill aos 33 minutos do segundo tempo.



