23.04.2011
Especial AtleTiba: Atlético e a arrancada para a Libertadores em 1999
Por Bruno Zermiani
AtleTiba é história. O Redação em Campo traz, na véspera do jogo decisivo desse fim de semana, dois jogos recentes marcantes para o clássico. Um de cada lado. Um em que cada torcida explodiu de alegria por ver o time amado vitorioso no jogo mais importante que há para Atlético e Coritiba.
25/11/1999 - Coritiba 1 x 4 Atlético
O Atlético participou pela primeira vez da Libertadores da América em 2000. A classificação inédita para a competição internacional veio através de uma Seletiva disputada no ano anterior, entre os times que ficaram entre a 3ª e a 17ª posição no Campeonato Brasileiro de 1999.
O Furacão tinha um bom time. Nomes como Lucas, Adriano, Kléberson e Kelly formavam a equipe, que terminou o Brasileirão daquele ano em 9° lugar. Na Seletiva,o time da Baixada passou por times como Internacional, São Paulo e Cruzeiro antes de sagrar-se campeão.
Porém, a arrancada para aquele título aconteceu na segunda fase da competição. Depois de bater a Portuguesa, o Atlético enfrentou o Coritiba, seu maior rival. Em um confronto que prometia muita disputa, o Rubro-Negro resolveu a parada logo no primeiro jogo, de virada, em pleno Couto Pereira.
Aos 6 minutos da partida, Luiz Carlos bateu falta da intermediária e colocou o Coxa em vantagem. Aquela foi a única vez que a torcida alvi-verde comemorou naquela tarde de domingo. O time da casa até jogou melhor durante o primeiro tempo todo, mas o castigo pela vantagem mínima construída foi grande.
Aos 19 minutos da segunda etapa, o grande Cocito acertou um canudo do meio campo, empatando o jogo. O Coxa perdeu gols. O Atlético, também. Mas aos 32 minutos, Adriano não perdeu. Após chute de Lucas para a área, o Gabiru colocou o pé na bola, que morreu mansa no gol coxa-branca.
Aos 39, outro personagem da história atleticana entrou em ação. Luizinho Neto bateu falta com perfeição, como de costume, e fez 3 x 1 para o Furacão.
Então, o que já estava bom ficou ainda melhor para a torcida atleticana. Kléberson, na época ainda reserva do time, entrou no jogo e, aos 45 minutos, após passe de Kelly, fechou a goleada. 4x 1 para o Atlético.
No jogo de volta, na Baixada, o Coxa venceu por 2 x 1, placar insuficiente para reverter o quadro. A arrancada para a primeira Libertadores rubro-negra já havia começado.
Clique aqui e relembre os melhores momentos.
Tags: AtleTiba, Atlético, Campeonato Paranaense 2011, Furacão, Libertadores 1999



