17.12.2010

Dia do ‘paranismo’ é comemorado amanhã

Por Guilherme Moreira

‘Não é mole não, é a Avalanche parando o Centrão!’. É com esse grito que a torcida paranista iniciará o sábado, às 11h, na Boca Maldita. A data especial para os tricolores tem uma explicação: o dia do paranismo.

Desde 2006, alguns torcedores do Paraná decidiram comemorar o surgimento do clube de uma forma diferenciada. Todo sábado que antecedesse o dia 19/12 seria a data da celebração paranista, em que a nação tricolor deveria hastear bandeiras, vestir a camisa e cantar o hino, onde quer que cada um estivesse, independente da situação do time.

A primeira edição foi modesta e aglomerou pequenas dezenas de pessoas. Porém, os organizadores não desistiram do objetivo e a cada ano, o número vem aumentando e já supera a casa dos milhares. Cânticos, gritos de guerra, bandeiras tremulando, ecos invadindo a cidade, tudo na mais perfeita ordem e paz, deixaram estupefatos aqueles que assistiam atônitos um movimento genuinamente popular, inquestionavelmente forte. Na chegada à Vila Capanema, bandeira “semi-oficial” hasteada.

A Avalanche deste ano terá sua concentração na Praça Osório (relógio ao final da Rua XV), a partir das 11h. Uma hora depois, os torcedores sairão do local em direção à Vila Capanema. O trajeto vai do calçadão da XV até a Rua João Negrão, virando à esquerda na Av. Getulio Vargas, em direção ao estádio. Depois da confraternização em frente ao Durival Britto e Silva, os torcedores poderão comparecer à sede da Torcida Fúria Independente, que ficará aberta para recepcionar os paranistas.

Maiores informações em www.paranautas.com/avalanche

- Jantar de 21 anos

E o dia do paranismo não termina aí. A partir das 19h30, a comemoração parte para outro local: sede da Kennedy, onde terá o jantar comemorativo dos 21 anos de história do Paraná Clube.

O evento está sendo promovido pela Paran@utas e contará com ídolos da nação tricolor. Ricardinho e Ageu já confirmaram presença, enquanto outros ex-atletas e jogadores atuais, ainda são aguardados pela organização.

Os convites, que eram vendidos na sede social do Tricolor ou na Fúria Independente, tiveram na quarta-feira (15) o último dia para ser adquirido. Agora, para quem quiser comparecer, será necessário enviar o convite no email do presidente da torcida virtual, Alan Albino, informando quantas pessoas irão e o nome completo dos mesmos. O pagamento será feito na hora. O convite é de R$45 para sócios torcedores/olímpicos e R$ 55 para não associados.

Email: [email protected]

Tags: , , , ,

Redacao Em Campo.com utiliza Wordpress

Tema produzido por Walter Jaworski (http://wjaworski.com)