Vexame no turno e empolgação no returno: a campanha do Figueirense

O Figueirense começou o Campeonato Catarinense como um dos favoritos para conquistar o tricampeonato Estadual. A história, porém foi totalmente diferente. Com um início vexatório, o clube se recuperou no returno e terminou com uma campanha razoável.
Na estreia do Estadual, uma vitória esperada, porém sofrida sobre o Brusque: dois gols de pênalti, sendo um inexistente, do até então atacante Alvinegro Clayton. Na sequência da competição, foram sete jogos sem vitória, transferência do melhor jogador da equipe para o futebol mineiro e a crise estava batendo à porta do Estádio Orlando Scarpelli. Resultados como empates contra Guarani e Camboriú e derrotas para Inter de Lages e Criciúma em Florianópolis foram um dos motivos para a saída do então treinador Hudson Coutinho.
Chegada de Eutrópio, reforços e reação
Vinícius Eutrópio chegou ao Figueirense no fim de fevereiro, após quase dois anos da sua demissão. A sua estreia oficial foi logo no clássico contra o Avaí, e com derrota: 1 a 0. Na última rodada do turno, finalmente veio a segunda vitória do clube na competição. O triunfo sobre o Metropolitano, em Jaraguá, ainda não havia reacendido a luz verde no Scarpelli, isso porque em seguida vieram derrotas para Brusque, fora de casa, e Joinville, em Florianópolis.
Mas, com a chegada de Vinícius, vieram também os reforços. Bady, Elicarlos e Rafael Moura deram mais qualidade ao meio de campo e ataque. Foi quando o Figueirense emendou uma sequencia de sete jogos sem perder. Aliás, a última derrota do clube em partidas oficiais foi na segunda rodada do returno, quando perdeu para o Joinville.
A campanha no returno foi digna de uma equipe que entrou no campeonato para brigar por título. A vaga na decisão não veio, mas a evolução do grupo Alvinegro foi nítida.
Figueirense de Eutrópio no Estadual
Jogos: 12
Vitórias: 6
Empates: 3
Derrotas: 3
Gols marcados: 14
Gols sofridos: 7
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Com desfalques, Avaí enfrenta Bragantino pela Copa do Brasil
Avaí começa a se reforçar para a Série B do Brasileirão
Eduardo Pauli
Apaixonado por futebol. Estudante do 3º ano do ensino médio, vou cursar Jornalismo. Já atuei como repórter de campo em uma rádio da Grande Florianópolis cobrindo o futebol amador. Atualmente, repórter do Redação em Campo.




