Projeto Futebol - Há 8 anos integrando jovens ao esporte

O sonho de todo garoto de se tornar jogador de futebol aliado à paixão, motivação e determinação de praticar o bem social são as principais características do Projeto Futebol. Criado em 2008, pelo professor José Ricardo em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, o Projeto Futebol utiliza o esporte como meio de integração social para jovens, trazendo a metodologia de ensino ao futebol a garotos de 8 a 17 anos. Há 8 anos, o projeto iniciou no campo de futebol do Centro Esportivo Miosótis e hoje compõe os projetos oficiais da Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, sendo oferecido também em outros centros esportivos espalhados pela cidade.
Em entrevista ao Redação em Campo, o professor José Ricardo comentou sobre as principais dificuldades que enfrentou no início do projeto. “Tivemos algumas dificuldades quanto à materiais devido à falta de projetos do tipo dentro da Secretaria de Esportes e Lazer, porém em pouco tempo, isso foi se resolvendo, começamos a participar de competições, o número de participantes cada vez mais aumentando e o projeto se fortalecendo, chegando em um nível bem bacana, tornando-se uma referência na região”.
Além da parte social desenvolvida no projeto, o professor destacou o talento dos garotos que futuramente podem vir a se tornarem jogadores profissionais. “O surgimento do talento esportivo é inevitável, temos garotos que possuem os mais variados níveis técnicos para o desempenho da modalidade, àqueles que de fato possuem um nível bem acima até dos parâmetros regionais nós procuramos encaminhar para clubes.” Um exemplo é o garoto Klisley, atacante, vice-campeão paranaense pelo Maringá FC em 2014.
Entre 2010 e 2015, mais de 600 garotos participaram de competições nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Atualmente, 250 jovens participam regularmente de atividades oferecidas pelo projeto.
Campeonato Maringaense Infantojuvenil
Outro projeto intercalado ao Projeto Futebol é o Campeonato Maringaense de Futebol Infantojuvenil, o torneio idealizado pelo próprio professor José Ricardo é disputado nas categorias Sub-14 e Sub-16, com os jogos sendo realizados no Estádio Regional Willie Davids.
“A primeira edição foi realizada em 2014. Este ano já está tudo encaminhado para a realização da terceira edição, assim como nas duas anteriores realizaremos as categorias Sub-14 e Sub-16. O campeonato pegou pra valer, já é sucesso, os garotos já estão ansiosos para voltar a bater aquela bola no WD”, ressaltou José Ricardo.
O campeonato visa desenvolver o futebol em alguns centros esportivos. Por meio da participação de equipes que não fazem parte dos projetos da Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, além de proporcionar o surgimento de novos talentos, que poderão ser selecionados e encaminhados para clubes ou associações esportivas.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.




