Sistema de classificação mostra como estão os estádios do Paraná

O Ministério do Esporte lançou nessa quinta-feira (28), o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (SISBRACE). A ideia do sistema é aprimorar a qualidade de segurança, conforto/acessibilidade e higiene nos estádios do Brasil. O objetivo do Ministério está claro a partir da nomenclatura adotada: classificação. A criação de um ranking, por exemplo, levaria à disputa pelo título de melhor estádio. O propósito do SISBRACE é outro, pois visa a melhoria das instalações dos palcos esportivos do país, a fim de que o espectador possa acompanhar as partidas de futebol com maior segurança, conforto e limpeza.
O Ministério do Esporte optou por oito praças esportivas do Paraná para executar a classificação: Arena da Baixada, Couto Pereira e Vila Capanema (Curitiba); Olímpico Regional (Cascavel), Waldemiro Wagner (Paranavaí), Bom Jesus da Lapa (Apucarana), Estádio do Café (Londrina) e Willie Davids (Maringá). Importantes estádios do Campeonato Paranaense de 2016, que se inicia neste sábado (30), não foram elencados, como o 14 de Dezembro, em Toledo, o Germano Krüger, em Ponta Grossa, o Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, e o Fernando Charbub Farah, em Paranaguá.
Em relação aos quesitos, a segurança prezou pela conservação do estádio, além da proteção contra incêndio e pânico. A acessibilidade optou pela análise da facilidade que uma pessoa com deficiência física possa adentar ao estádio. Por fim, as instalações sanitárias foram direcionadas para a conservação dos banheiros, um dos itens mais reclamados pelos torcedores.
O único estádio “nota 5” foi a Arena da Baixada, que recebeu avaliação máxima nos quesitos segurança e higiene. Apenas quanto à acessibilidade o estádio recebeu 4 pontos. Os dois estádios da capital também analisados (Couto Pereira e Vila Capanema) receberam 3 pontos ambos. O Couto Pereira recebeu apenas um ponto quanto à higiene. O clube anunciou nesta sexta-feira (29) a troca da equipe de limpeza. Os demais estádios do interior receberam dois pontos no geral cada um. O pior avaliado foi o Estádio Jacy Scaff (Do Café), que recebeu dois pontos em segurança e acessibilidade e apenas um na questão da limpeza.
O SISBRACE surge em bom momento. O cadastro nacional de estádios, recentemente disponibilizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e este sistema organizado pelo Ministério do Esporte demonstram a necessidade da adequação das praças esportivas do Brasil, e, sobretudo, da melhoria das condições estruturais para uma boa recepção do público e dos atletas.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Chapecoense recebe Inter de Lages na estreia do Estadual
Tiago Valenciano
Tiago Valenciano é Cientista Político por formação, mas apaixonado por futebol. Pesquisador sobre estádios de futebol, acompanha o futebol paranaense desde 2005.




