A palavra “terceira vez”, marca história do PSTC Procopense no futebol paranaense

Fundado em 1994, o Paraná Soccer Technical Center ou simplesmente PSTC Procopense, é conhecido por revelar muitos nomes para o futebol brasileiro e mundial. Dos gramados de Londrina (primeira cidade do clube) saíram o volante Fernandinho (Manchester City/Inglaterra), o meia Jadson (Corinthians) e o atacante Dagoberto (que defendeu o Vasco em 2015, mas pertencia o Cruzeiro).
O acesso para a Segundona bateu duas vezes na trave, mas na terceira…
Em 2010, a equipe londrinense começou a figurar em competições profissionais pelo Estado do Paraná. O primeiro campeonato foi a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense. Foram dez jogos, com duas vitórias e quatro empates e derrotas, terminando em nono lugar na classificação geral com dez pontos.
No ano seguinte, a equipe disputou novamente a última divisão do campeonato estadual, o time ficou apenas dois pontos do acesso. Na classificação final, o time terminou na quarta posição com 34 pontos, foram 20 partidas, com dez vitórias, quatro empates e seis derrotas.
No ano de 2012, a equipe garantiu o acesso para a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Na primeira fase a equipe terminou como líder do grupo B com 13 pontos e aplicou a segunda maior goleada da competição, 7 a 2 no Campo Mourão. Na segunda fase o time disputou apenas seis partidas, foram duas vitórias e quatro derrotas, terminando assim a fase final com seis pontos; mesma pontuação do São José que ficou em quarto lugar devido o saldo de gols pior.
Troca de cidade e boas campanhas marcaram a passagem do PSTC pela Segunda Divisão
Antes de estrear na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, o time se transferiu de Londrina para cidade de Cornélio Procópio, onde conseguiu apoio. Na estreia da Segundona em 2013, o clube terminou a primeira fase em sexto lugar com 12 pontos. Na fase seguinte, o time não conseguiu emplacar o mesmo ritmo, no turno terminou com sete pontos e no returno não marcou nenhum ponto, terminando assim a fase final com apenas os pontos conquistados no turno da segunda fase.
Em 2014, o acesso bateu na trave. O time procopense terminou a fase inicial em quarto lugar com 11 pontos. Na segunda fase, o time também terminou em quarto, apenas três gols atrás do Foz do Iguaçu (Que conseguiu a vaga através do convite da FPF, por conta da desistência do Arapongas EC). Como na Terceirona, foi apenas na “terceira” vez que o time conseguiu o tão sonhado acesso e ele veio junto com o título da competição.
Acesso a elite do futebol paranaense, foi questão de tempo…
No ano em que o time completa 21 anos de história, chega o momento do clube que revelou muitos atletas para o futebol ir para a elite do campeonato estadual. O PSTC terminou a primeira fase na liderança com 18 pontos, depois o Andraus pelas quartas de final, o time procopense venceu as duas partidas por 4 a 0 e 3 a 1, respectivamente. Se faltava emoção, está veio na semifinal; os jogos contra o Grêmio Araponguense terminaram empatadas (0 a 0 e 2 a 2), nos pênaltis 4 a 3 para a equipe de Cornélio, a equipe já estava garantida na elite de 2016, mas queria o título.
O adversário da final foi o Toledo, a primeira partida aconteceu no oeste paranaense, mesmo fora de casa o time procopense venceu por 1 a 0, gol de afonso de cabeça. No Estádio Ubirajara Medeiros, o time contou com apoio da torcida e foi para cima; e com gols de Afonso e Rafael, o PSTC ficou com o título da Segunda Divisão de 2015.
O time agora tem pela frente a elite do futebol paranaense, a estreia e contra o atual Campeão do Interior, o Londrina. A partida acontece no 31 de janeiro, às 17 horas no Estádio dos Pássaros em Arapongas.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.




