Foz do Iguaçu perde vaga na Copa do Brasil 2016

Ao contrário do que se imaginava e a própria diretoria vinha anunciando, o Foz do Iguaçu Futebol Clube ficou de fora da edição 2016 da Copa do Brasil. Apesar da boa campanha realizada no Paranaense 2015, em que terminou na quarta posição e conquistou uma vaga no Brasileiro da Série D, o time iguaçuense ficou de fora do torneio eliminatório nacional, por conta da queda do estado do Paraná no ranking de federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Paraná, que até então tinha quatro vagas, passou a ter três, ao cair para a 6ª posição do ranking, com 30.575 pontos. Quem ficou com uma vaga a mais foi Santa Catarina, que pulou para a 4ª posição, ultrapassando também, o Rio Grande do Sul.
Os representantes paranaenses na Copa do Brasil classificados pelo estadual são Operário (campeão), Coritiba (vice-campeão) e Londrina (terceiro colocado). Atlético-PR e Paraná Clube também ficam com uma vaga, devido ao posicionamento no ranking de clubes da CBF. O Furacão é 12º e o Tricolor 34º. Já os representantes catarinenses pelo estadual são Figueirense (campeão), Joinville (vice), Chapecoense (terceiro) e Inter de Lages (quarto). Pelo ranking de clubes, ainda entram Criciúma (22º) e Avaí (23º).
Portanto, o Foz FC só terá como competição oficial no primeiro semestre do ano que vem, o Campeonato Paranaense, com estreia marcada para o dia 31 de janeiro, contra o Toledo, fora de casa. Caso o time volte a fazer boa campanha, poderá disputar novamente a Série D no segundo semestre, lembrando que no próximo ano o estadual só dará uma vaga, já que o Maringá conquistou uma pela Taça FPF. A diretoria do Azulão da Fronteira deve anunciar nos próximos dias a comissão técnica e apresentar os primeiros jogadores para a disputas. Por conta das dificuldades financeiras, o Foz poderá disputar o estadual com a maior parte do elenco formada por atletas sub-20.
A Copa do Brasil 2016 terá 86 equipes participando, assim como ocorreu em anos anteriores. Na fase de oitavas de final, entram nas disputas os clubes brasileiros que participaram da Libertadores da América (Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Palmeiras), além do Internacional, 5º colocado no Brasileirão.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.




