Paranaense 2016 segue com mesma fórmula de disputa, mas sem Torneio da Morte

Nesta quarta-feira (2) foi realizado, na cidade de Ponta Grossa, o arbitral para o Campeonato Paranaense 2016. A fórmula de disputa continua a mesma, porém o Torneio da Morte foi excluído da competição. Com isso, os dois piores times da 1ª fase caem de forma direta para o Campeonato Paranaense da 2ª Divisão.
Na 1ª fase os times, em turno único, se enfrentam em 11 rodadas e os oito melhores colocados avançam para a 2ª fase e os dois piores são rebaixados.
A 2ª fase será disputada no formato mata-mata. Os jogos serão de ida e volta, sendo que o mando do campo do segundo jogo é do time melhor colocado na 1ª fase. Os confrontos serão: (1º x 8º) Grupo A, (2º x 7º) Grupo B, (3º x 6º) Grupo C e (4º x 5º) Grupo D. Passa para as semifinais a equipe que conquistar mais pontos nos dois jogos da 2ª fase. Em caso de empate na pontuação, o critério de desempate é o saldo de gols e, persistindo a igualdade, o semifinalista será decidido em cobranças de pênaltis.
Os jogos das semifinais serão entre os vencedores dos Grupos A x D e B x C. A classificação para a final segue o mesmo critério das quartas de final. Os jogos da final serão nos dias 1º e 8 de maio. Também haverá a final do interior, com jogos disputados nos dias 30 de abril e 7 de maio. O melhor classificado, entre os times que não disputam o Brasileirão nas Séries A, B e C garantirá uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D.
“Essa formatação, que continua, obriga os times a se estruturarem, porque a decisão em mata-mata é bem complicada, e o interior está se fortalecendo cada vez mais”, afirmou o presidente da FPF, Hélio Cury, ao Globo Esporte.
A tabela do Paranaense será divulgada em novembro. Os times que vão disputar a competição serão: Operário, Londrina, Foz do Iguaçu, Atlético, Coritiba, FC Cascavel, JMalucelli, Maringá, Paraná Clube, PSTC, Rio Branco e Toledo.
Essa é a 102ª edição do Paranaense, que teve nos dois últimos anos como campeões times do interior: Londrina (2014) e Operário (2015). O maior vencedor, Coritiba, tem 37 estaduais, sendo hexacampeão nos anos 70. O Paraná Clube é pentacampeão nos anos 90 e o Atlético não ganha um Paranaense desde 2009.
.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.




