Como fica a distribuição dos clubes para o Campeonato Paranaense 2016

Com o fim da Primeira Divisão e Divisão do Acesso do Campeonato Paranaense, já sabemos quais clubes tem direito de disputar a elite do Estadual em 2016. E o grande destaque fica para a região oeste do estado, que vai contar com três equipes na elite, um representante de cada uma das maiores cidades da região da “soja”.
O Foz do Iguaçu fez uma brilhante campanha no Estadual, garantindo vaga para a Série D do Brasileiro desse ano de 2015. O Cascavel também não decepcionou, classificou em 8º na primeira fase e parou nas quartas de final do campeonato. Fora os dois remanescentes, o Toledo, finalista da Divisão de Acesso, volta para o bloco dos principais clubes paranaense para o ano de 2016.
A região norte do estado também contará com a participação de três equipes (incluindo Maringá – Noroeste). Os representantes das duas maiores cidades da região seguem na disputa em 2016 (Londrina e Maringá), o Nacional de Rolândia foi rebaixado, mas o PSTC garantiu vaga na 1ª divisão para o ano que vem e mantém a região com três equipes. Neste ano, o PSTC mandou seus jogos na cidade de Sertanópolis, pois seu estádio em Cornélio Procópio passa por reformas desde o início de 2015, visando justamente o consagrado acesso do PSTC e jogos de maior relevância na cidade para o ano que vem.
A região central do estado foi a que sofreu desfalque para o ano que vem. Com o rebaixamento do Prudentópolis, último colocado do Paranaense, restou somente o campeão estadual, Operário de Ponta Grossa representando os Campos Gerais na competição.
Os cinco clubes restantes são 4 da capital, Coritiba, Atlético, JMalucelli e Paraná Clube, mais o Rio Branco de Paranaguá, representando o Litoral do estado.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.





