Segundona Paranaense 2015 - saiba mais sobre os clubes participantes
O Campeonato Paranaense da Segunda Divisão 2015 tem início no próximo domingo (8) e dez equipes estão na disputa por duas vagas de acesso à elite do ano que vem. Com novo regulamento, a primeira fase será disputada em turno único em nove rodadas e ao fim desta fase oito equipes avançam e as duas últimas colocadas já estão rebaixadas.
Na fase seguinte, o 1º enfrenta o 8º (Grupo A), o 2º x 7º (Grupo B), o 3º x 6º (Grupo C) e o 4º x 5º (Grupo D), estes quatro jogos estarão divididos em duas chaves e na semifinal os confrontos serão entre os vencedores do Grupo A x Grupo D e Grupo B x Grupo D. No mata-mata, as equipes se enfrentam em duas partidas, com o time de melhor campanha fazendo a segunda partida como mandante. O critério de desempate será a pontuação seguido de saldo de gols, se persistir o empate a vaga na fase seguinte será decidida nos pênaltis.
Neste ano, a competição tem algumas novidades em relação aos participantes. São apenas três remanescentes do certame anterior: Paranavaí, Francisco Beltrão, PSTC. Os rebaixados em 2014, Cianorte e Toledo, e as equipes que conquistaram o acesso: Clube Andraus do Brasil e Pato Branco, campeão e vice da Terceirona do ano passado respectivamente, além do Batel de Guarapuava e Portuguesa Londrinense, terceiro e quarto colocado da Terceira Divisão que foram convidados pela FPF para ocupar as vagas de Junior Team - que desistiu da Segundona e de Foz do Iguaçu que subiu para elite devido a desistência do Arapongas na primeira divisão, subindo assim quatro equipes da Terceirona para a Segunda. É também da cidade de Arapongas mais uma novidade na Segundona 2015, o novato Grêmio Araponguense que figura na vaga de Apucarana Sports.
Saiba mais sobre os clubes participantes:
Cidade: Guarapuava
Data de fundação: 17 de março de 1951
Região: Centro-Sul
Estádio: Estádio Waldomiro Gelinski com 7 mil lugares
Técnico: Luis Jurescu
Provável escalação: Rodinelli; Thiago, Murilo, Alex e Mateus; Taubaté, Valdir, Rivaldo e Paulista; Polaco e Mineiro.
Pré-temporada:*
Repórter: Gabriel Sawaf
Um dos clubes mais tradicionais do estado está de volta a Segunda Divisão. A tradicional equipe de Guarapuava voltou aos gramados ano passado e conseguiu o acesso na terceira colocação, por conta da desistência do Arapongas. O Lobo agora tenta retornar para a Primeira Divisão, lugar onde se fez presente em boa parte da década de 90.
Em relação ao plantel, o grupo está trabalhando desde o início de fevereiro. Não foram muitos os jogadores que permaneceram em relação ao time que subiu ano passado. Os jogadores que vieram passaram pelo aval do treinador Luis Jurescu. O Lobo não está nos seus melhores dias na questão financeira, e ainda não conseguiu acertar com alguns destaques do ano passado para essa temporada. “Estamos tentando trazer o Thiaguinho e o Rocha de volta para o time. Com eles está tudo certo, o que falta é fechar na parte financeira, já que ninguém tem dinheiro e está complicado”, afirmou Jurescu. Outra dificuldade que o Batel enfrenta é o de registro de jogadores no BID, não conseguindo regularizar boa parte dos jogadores.
Para o início do campeonato, o treinador do Lobo já tem uma estratégia bem determinada. “Eu penso que as rodadas mais importantes são a primeira e a última, pois ali você tem que vencer, não existe técnica ou tática, e sim vontade. Temos essa vontade de começar bem e fazer uma boa competição”, declarou Jurescu.
*Até o fechamento desta matéria a diretoria do Batel não passou mais detalhes da preparação para a temporada 2015.
Cidade: Paranavaí
Data de fundação: 14 de março de 1946
Estádio: Waldemiro Wagner com 25 mil lugares
Região: Noroeste
Técnico: Lio Evaristo
Provável escalação: Cesar; Alessandro, Enrique, Fabrício e Adoniram; Welker, Dadá, Luan e Adriano Pimenta; Eudi e Léo.
Pré-temporada:
Jogos-treinos:
Paranavaí 5 x 0 São Pedro| 25/01- Waldemiro Wagner
Alto Paraná 0 x 5 Paranavaí | 22/02- Estádio Oswaldo França
Amistosos:
Maringá 4 x 2 Paranavaí | 05/02- CT da Zebra
PSTC 1 x 1 Paranavaí | 11/02- Estádio Dr. João Ribeiro Júnior (Uraí).
Cianorte 2 x 1 Paranavaí | 25/02- Albino Turbay
Repórter: Lukinha Morais
O Paranavaí, campeão do Estado em 2007, disputa pela segunda vez consecutiva a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. O ano de 2014 não foi como o esperado e o Vermelinho do Fim da Linha não carimbou o acesso, ficando na sexta colocação. Para este, a equipe se preparou forte, realizou cinco amistosos e manteve o experiente técnico Lio Evaristo.
Uma das agremiações mais tradicionais do interior paranaense, apesar de estar na segunda divisão, ainda conta com o apoio de sua apaixonada torcida, um diferencial nos momentos importantes. E até por isso o Vermelinho vai com tudo em busca do acesso.
Cidade: Campo Largo
Data de fundação: 20 de agosto de 2004
Região: Leste
Estádio: *
Técnico: *
Provável escalação:*
Pré-temporada:
Amistosos:
Coritiba (Sub-23) 7 x 0 Andraus | 13/02 – CT da Graciosa
Repórter: Guilherme Cajeu
O Andraus inicia sua trajetória na Segundona do Paranaense 2015 como atual campeão da Terceirona. Na final da competição venceu o Pato Branco nos pênaltis e para esta temporada o planejamento é lutar contra o rebaixamento em um campeonato que tem equipes de muita tradição no Paraná.
Alguns jogadores foram regularizados no BID nos últimos dias para encorpar a equipe de Campo Largo. O Gigante da Pedreira espera ser consistente durante a competição e alcançar os objetivos propostos pela diretoria, presidida por Ricardo de Souza.
*Até o fechamento desta matéria a diretoria do Andraus não atendeu a reportagem do Redação em Campo para divulgar informações mais detalhadas para a temporada 2015.
Cidade: Cianorte
Data de fundação: 13 de fevereiro de 2002
Estádio: Municipal Albino Turbay com 2.500 mil lugares
Região: Noroeste
Técnico: Rogério Perrô
Provável escalação: Edvaldo; Marcelo Guerreiro, Da Silva, Marcelo Felber e Jean; Cleiton, Davi, Fabinho e Dedoné; Elton e Eder Paulista.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Maringá 0 x 0 Cianorte | 13/02 – CT da Zebra
Cianorte 3 x 1 Grêmio Araponguense | 20/02 – Estádio Albino Turbay
Cianorte 2 x 1 Paranavaí | 25/02 – Estádio Albino Turbay
Amistosos:
Cianorte 3 x 1 PSTC | 28/02 – Estádio Albino Turbay
Repórter: Luciano Junior
O ano de 2014 vai ficar marcado na memória do torcedor do Cianorte, mas de forma negativa. Após 11 anos na elite do futebol estadual, o Leão do Vale teve uma campanha com baixo rendimento e sofreu o primeiro rebaixamento de sua história. Para retornar à primeira divisão, a diretoria do Cianorte aposta na experiência e trabalho do técnico Rogério Perrô, que conta com passagens por Paraná Clube, Foz do Iguaçu, ACP entre outros. Seu último clube foi o Brusque-SC onde conquistou em 2013 o acesso à elite do Catarinense.
O elenco passou por grande reformulação e apenas dois jogadores que estavam no elenco em 2014 permaneceram, o zagueiro Marcelo Felber e o volante Davi. Apesar da cara nova, vários jogadores são conhecidos da torcida e já vestiram a camisa do Leão, como o zagueiro Diego, o volante Cleiton e o meia-atacante Diego Dedoné. O destaque da equipe é o lateral-direito Elder Granja, campeão da Libertadores e do mundo com o Inter de Porto Alegre em 2006.
Cidade: Francisco Beltrão
Data de Fundação: 03/01/1993
Estádio: Anilado com 8 mil lugares
Região: Sudoeste
Técnico: Didi Santiago
Provável escalação: Fábio; Douglas, Jonathan, Natã e Alicate; Zé Luis, Jeremy, Deny e Wellington Letto; Diego Vieira e Helder.
Pré-temporada
Amistosos
Francisco Beltrão 2 x 0 Araçatuba (SP) | 25/01 – Estádio Anilado
Francisco Beltrão 4 x 1 Pinheiros Beltronense (Equipe Amadora) | 01/02 – Estádio Anilado
Francisco Beltrão 2 x 1 Cascavel CR | 08/02 – Estádio Anilado
Francisco Beltrão 0 x 1 Pato Branco | 15/02 – Estádio Anilado
Foz do Iguaçu 0 x 0 Francisco Beltrão | 18/02 – Estádio ABC
Repórter: Douglas Santos.
Após nove anos longe da primeira divisão do Campeonato Paranaense, o Francisco Beltrão quer volta a elite do futebol estadual. Para isso, a diretoria resolveu inovar, trouxe para comandar a equipe do Sudoeste, um treinador caseiro. Didi Santiago, ex-jogador, retorna depois de quatro anos longe do Tricolor Beltronense.
Santiago terá muito trabalho pela frente, pois da equipe de 2014, nenhum jogador continuou no Marreco. A equipe que conta com mais de 20 jogadores teve como sua última contratação o meia Marcelinho, que estava no Metropolitano (SC). O objetivo da equipe e garantir o acesso à primeira divisão e também ter direito a uma das vagas da Taça FPF, para obter calendário o até o final de 2015.
FICHA TÉCNICA
Cidade: Arapongas
Data de fundação: Janeiro de 2015
Estádio: José Chiappin (Estádio dos Pássaros) com 9.500 lugares (PM)
Região: Norte:
Técnico: Wagner Aquino
Provável escalação: Luis Antônio; Isaac, Formiga, Kanu e Manoel (Gouveia); Jean Carioca, Alex Gaúcho, Hamilton Acuña e Pelezinho; Dan Dan (Gerônimo) e Willian Tarta.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Grêmio Araponguense 2 x 0 Osasco (SP) | 10/02 - Vila Olímpica (Arapongas)
Cianorte 3 x 1 Grêmio Araponguense | 20/02 - Estádio Albino Turbay
Nacional 2 x 2 Grêmio Araponguense | 27/02 - Estádio Érich George
Repórter: Anderson Gatti
Criado para suprir a ausência do Arapongas Esporte Clube, licenciado em 2014, o Grêmio Esportivo Araponguense surgiu em janeiro de 2015, resultado das mudanças de cidades do presidente Gilberto Ponce. Até 2013, o empresário londrinense manteve o Cincão, em Londrina e a partir de 2014 transferiu o time para Apucarana, com o nome de Apucarana Sports.
Com a vaga na Divisão de Acesso, o presidente acredita também na força da torcida para conseguir sucesso na competição. Com jogadores jovens, Ponce aposta na base para montar o elenco, mesclado com atletas experiente. É o caso do goleiro Luis Antônio, que já defendeu o União Bandeirante e o meia Amilton Acuña, que já disputou a Taça Libertadores da América.
Cidade: Londrina
Data de fundação: 14 de maio de 1950
Região: Norte
Estádio: Estádio Municial Jacy Scaff (Estádio do Café) com 36 mil lugares
Técnico: Walber Knário
Provável escalação: Fabrício; Gustavo Tanabi, Dhyonatas, Davi e Romeu; Juvenal, Everton Totó, Bahia e Adriano Peixe; Negueba e Daniel.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Portuguesa Londrinense 3 x 0 Águia de Mandaguari
Portuguesa Londrinense 2 x 2 PSTC | 30/01 – CT Vila Santa Terezinha
Portuguesa Londrinense 1 x 0 Nacional de Rolândia | 04/02 – CT Vila Santa Terezinha
Londrina 3 x 1 Portuguesa Londrinense | 12/02 – CT da SM Sports
Portuguesa Londrinense 1 x 0 Cambé | 21/02 – CT Vila Santa Terezinha
Portuguesa Londrinense 0 x 0 Colorado | 27/02 – CT Vila Santa Terezinha
Repórter: Gabriel Sawaf
Após ter sido pega de surpresa com o acesso para a Segunda Divisão, depois do pedido de licença do Junior Team, a Portuguesa tenta fazer um bom ano para surpreender na Segundona. A equipe de Londrina foi a primeira a começar os trabalhos para a competição, no dia 11 de janeiro. O Tigre também trouxe reforços, como o atacante Everton Totó, ex-Nacional, o nigeriano Daniel, ex-Grecal e o volante Juvenal, campeão da Terceirona com o Junior Team em 2011.
Knario aposta no entrosamento que a equipe. “Nós ficamos com a maioria dos jogadores que disputaram a Terceira Divisão. Fomos a primeira equipe a começar os trabalhos para a competição. Isto não significa que vamos vencer todos os jogos, mas que temos uma vantagem quanto as outras equipes”, explicou. O grande destaque da equipe é o meia-atacante Romeo, camaronês e irmão de Joel, atacante que está no Cruzeiro. O caçula da família já estava na Portuguesa ano passado, mas não pôde jogar por questões contratuais.
Cidade: Cornélio Procópio
Data de fundação: 15 de agosto de 1994
Estádio: Ubirajara Medeiros com 2.580 lugares
Região: Norte
Técnico: Reginaldo Vital
Provável escalação: Roger Biffi; Caxambú, Douglão, Tayron e Índio; Somália, Ítalo, Rafael Lemes e Gean Miller; Khalil e Kinho.
Pré-temporada:
Amistosos:
PSTC 1 x 1 Paranavaí | 11/02 – Estádio Municipal Dr. João Ribeiro
Seleção de Uraí 0 x 4 PSTC | 13/02 – Estádio Municipal Dr. João Ribeiro
Seleção de Sertanópolis 0 x 1 PSTC | 22/02 – Éxaro Menck
PSTC 1 x 1 Nacional de Rolândia | 24/02 – Éxaro Menck
Cianorte x PSTC | 28/02 – Albino Turbay
Repórter: Guilherme Cajeu
O PSTC Procopense iniciou os trabalhos no dia 1º de fevereiro. Sob os olhares do técnico Reginaldo Vital a equipe disputou cinco amistosos antes do início da Segundona do Paranaense. Alguns velhos conhecidos da torcida permanecem no elenco para 2015. O goleiro Roger Biffi, o zagueiro Douglão, os volantes Julio César, Rafael Lemes e Somália e o meia Gean Miller.
A equipe inicia a competição jogando em Sertanópolis, pois o Estádio Ubirajara Medeiros em Cornélio Procópio passa por reforma. O PSTC tenta o acesso à Primeira Divisão do Paranaense 2016. Na Segundona de 2014 ficou em 4º lugar, atrás apenas do campeão FC Cascavel, do vice Nacional de Rolândia e do Foz do Iguaçu. Os três disputam a elite do Estadual atualmente.
Cidade: Pato Branco
Data de fundação: 05 de novembro de 1979
Estádio: Os Pioneiros com capacidade de 4.500 lugares
Região: Sudoeste
Técnico: Pedro Paulo Alves
Provável escalação: Carlinhos; Rans, Naza, Marcato e Bruno; Rafael, Évertom, Gabiru e Dan; Paulo Cézar e Bazuca.
Pré temporada:
Amistosos:
Francisco Beltrão 0 x 1 Pato Branco (não encerrado)|15/02- Anilado.
Pato Branco 2 x 1 Cascavel CR| 22/02- Estádio Os Pioneiros.
Pato Branco 4 x 2 Pinheiros| 28/02- Estádio Os Pioneiros.
Repórter: Lukinha Morais
Após conquistar o acesso para a segunda divisão do futebol paranaense, o Pato Branco não quer parar por aqui. O time do técnico Pedro Paulo venceu todos os amistosos que disputou e comandados, dentro de campo, pelo atacante Bazuca, a equipe quer surpreender a todos.
A cidade está ansiosa com a volta do Pato a Divisão de Acesso, prova disso foi o apoio demonstrado já nos amistosos. Além disto, em 2014 o Pato registrou a melhor média de público nos jogos da Terceirona com 513 pagantes por partida. O objetivo, claro, é subir, porém uma vaga entre os seis primeiros colocados já garante a equipe na Copa FPF, dando calendário para o ano todo.
Cidade: Toledo
Data de fundação: 10 de fevereiro de 2004
Estádio: Estádio Municipal 14 de Dezembro 14.500 lugares
Região: Oeste
Técnico: Rodrigo Cascca
Provável escalação: Ramon; Felipe, Lucas, Dipão, Gleidson, Pacato, Temisson, Diego, Ray, Jonhatan e Alex
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Toledo 6 x 1 | 20/02 - Seleção Amadora Assis Chateaubriand- Estádio 14 Dezembro
São Luiz 1 x 6 Toledo | 01/03 - Campo da comunidade em São Luiz
Amistosos:
Toledo 6 x 0 Urso MS | 14/02 – Centro de Treinamentos
Toledo 2 x 3 FC Cascavel | 25/02 – Estádio 14 Dezembro
Toledo 3 x 3 Cascavel CR | 02/03 – Centro de Treinamentos
Repórter: Santos Águia
Depois de viver momentos ruins em 2014, e ser rebaixado para Segundona do Paraná 2015, o Toledo CW quer esquecer o passado e voltar a Elite em 2016. Para que isso aconteça, o novo presidente do clube Carlos Dulaba, montou um elenco bastante competitivo e conta com a força da torcida para incentivar a equipe nos jogos.
A aposta do time para o Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso 2015, é o técnico Rodrigo Cascca. Junto com ele, alguns nomes já conhecidos do nosso futebol. Felipe Virgulino, Rafael Gago, Gleidson Sena, Edipo Barbosa ‘Dipão’ e Ray, um dos maiores artilheiros da história do clube em seus 11 anos existência. Atletas que pode fazer a diferença na Divisão de Acesso de 2015.
Atualizado às 14:08 de 07/03/2015
[perfect_quotes num=”1″ cat=”4750″]
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Inter volta a disputar competição nacional depois de 49 anos
Fabia Ioscote
CEO & Founder do Redação em Campo. Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e pós-graduada em Marketing pela PUC-PR. Certificado DDJ (European Journalism Centre). Atualmente, professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV da Universidade Tuiuti do Paraná. Curitibana, viciada em futebol de segunda divisão e em aprender idiomas. Aprendiz de empreendedorismo, amante da astronomia, rock n’ roll e defensora dos animais nas horas vagas.






