Nem o mais pessimista dos torcedores poderia imaginar um cenário tão atípico para o Foz do Iguaçu Futebol Clube, na estreia do Campeonato Paranaense 2015, neste domingo (1º), às 17h, no Estádio do Café, diante do atual campeão estadual, o Londrina.
A diretoria conseguiu inscrever apenas 12 jogadores para a primeira rodada. Onze titulares, mais um goleiro reserva, Lucas Benini, das categorias de base. Mudança no sistema de inscrição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), falta de documentos necessários e instabilidade no site da CBF, contribuíram para o número tão reduzido de jogadores. De acordo com Roberto Mafra, assessor de imprensa do Foz FC e um dos responsáveis pela inscrição dos atletas no BID, Boletim Informativo Diário, o novo sistema só foi liberado aos clubes no dia 16 de janeiro, e de lá pra cá, o site apresentou algumas falhas de acesso.
Diante desse cenário, o técnico Edson Borges, visivelmente irritado com essa situação, comandou um coletivo no Estádio do ABC, na tarde de sexta-feira (30), antes da viagem para a região Norte do Paraná. Ele dizia não saber com qual time treinar, já que não sabia quem poderia ir ao jogo. “É triste, porque estamos há 27 dias mantendo uma equipe, já dando um corpo para essa equipe e você recebe notícias de que este não pode jogar, aquele não pode jogar, acho que é uma falta de responsabilidade, porque é uma coisa muito séria”, desabafou o treinador, aos microfones da Rádio Cultura, de Foz.
Estão relacionados para a partida Edson Bastos (goleiro), Índio (zagueiro), Alex (zagueiro), Leandro Silva (zagueiro), Carlão (lateral-esquerdo), Perini (volante), Safira (meia), Edinho (atacante), Lucas Garcia (atacante), Lucão (atacante) e Negreiros (atacante). Não há à disposição do treinador um lateral-direito, por exemplo.
Após 2.138 dias longe da Primeira Divisão, desde que fora goleado pelo Toledo por 4 a 1, fora de casa, no dia 25 de março de 2009 e rebaixado, o Foz terá mais esse adversário indigesto, além do próprio Tubarão.
Histórico
Foz FC e Londrina já se enfrentaram seis vezes na história, com duas vitórias para cada lado, mais dois empates. Um desses empates foi no último encontro entre as duas equipes, em 2011, no Estádio do ABC, placar de 3 a 3, debaixo de muita chuva.
FICHA TÉCNICA
LONDRINA X FOZ DO IGUAÇU
Londrina: Vitor; Lucas Ramon, Sílvio, Dirceu e Allan Vieira; Germano, Bidía, Léo Maringá e Celsinho; Arthur e Neílson.
Técnico: Cláudio Tencati.
Foz do Iguaçu: Edson Bastos; Índio, Alex e Leandro Silva; Perini, Carlão, Edinho e Safira; Lucas Garcia, Lucão e Negreiros.
Técnico: Edson Borges.
Local: Estádio Municipal Jacy Scaff (do Café), em Londrina.
Data/Horário: 01/02/2015, às 17h00.
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto.
Assistentes: Diego Grubba Schitkovski e Diogo Morais.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.
