Campeonato Paranaense 2015 - saiba mais sobre as equipes participantes
O Campeonato Paranaense de futebol da primeira divisão chega à 101ª edição no ano de 2015. Os clubes tiveram um tempo maior de preparação, com a competição iniciando no dia 31 de janeiro e as finais acontecendo nos dias 26 de abril e 3 de maio.
O regulamento do torneio será o mesmo de 2014, as 12 equipes participantes vão se enfrentar em turno único em 11 rodadas. Depois as oito melhores equipes se classificam para a segunda fase da competição que será em mata-mata com jogos de ida e volta. Já os quatro clubes que não se classificarem se enfrentam no chamado Torneio da Morte em que dois clubes estarão rebaixados a segunda divisão de 2016.
Atlético-PR, Coritiba, FC Cascavel – campeão da Segundona 2014, Foz do Iguaçu, JMalucelli, Londrina, Maringá, Nacional – vice-campeão da Segundona 2014, Operário, Paraná Clube, Prudentópolis e Rio Branco são os clubes participantes da edição de número 101 do Estadual. O campeão de 2014 foi o Londrina, que fez a final da competição contra o Maringá e ergueu a taça após 22 anos. Confira um pouco sobre cada um dos clubes participantes e um esboço das prováveis escalações para o início da competição.
Conheça as equipes participantes
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 26 de março de 1924
Estádio: Joaquim Américo (Arena da Baixada) com 42 mil lugares
Região: Leste
Técnico: Claudinei Oliveira
Provável escalação: Alexandre; Mário Sérgio, Ricardo Silva, Lula e Sidcley; Matteus, Guilherme Batata, Gustavo Marmetini, Zé Paulo e Marco Damasceno; Pedro Paulo
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Atlético-PR (Sub-23) 0 x 1 Joinville | 17/01 – CT do Caju
Atlético-PR (principal) 1 x 1 Marcílio Dias | 21/01 – CT do Caju
Amistosos:
Benfica Luanda (Angola) 2 x 0 Atlético-PR (principal) | 25/01 - Estádio San Pedro, em Marbella
Guangzhou Evergrande (China) 2 x 1 Atlético-PR (principal) | 27/01 - Sancti Petri Golf, em Cádiz
Suwon Samsung Bluewings (Coreia do Sul) x Atlético-PR (principal) | 31/01 – Estádio Marbella
Repórter: Marcelo Cavalli
Assim como nos dois últimos anos, em 2015 o Atlético Paranaense coloca em campo no Campeonato Paranaense o time Sub-23. Nas outras duas oportunidades o time começou mal e só engrenou no decorrer da competição, mas agora o objetivo é iniciar o estadual com força total para brigar pelo título.
Além da tentativa de quebrar o jejum de 5 anos sem títulos, o Furacão também espera que os destaques possam reforçar o time principal nas competições nacionais. No time Sub-23 todos são muito novos e terão oportunidades para mostrar o futebol durante o torneio, entretanto o meia Bruno Mota e os atacantes Marco Damasceno e Crysan são as maiores apostas do elenco.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 12 de outubro de 1909
Estádio: Major Antônio Couto Pereira com 40.502 mil lugares
Região: Leste
Técnico: Marquinhos Santos
Provável escalação: Vaná; Norberto, Luccas Claro e Welliton; Carlinhos, João Paulo, Rosinei, Pedro Ken, Dudu e Negueba; Mazinho.
Pré-temporada:
Jogo-treino:
Coritiba 0 x 2 RB Brasil | 20/01 – Hotel Bourbon, em Atibaia (SP)
Coritiba 2 x 2 Audax-SP | 21/01 – Hotel Bourbon, em Atibaia (SP)
Ponte Preta 1 x 2 Coritiba | 24/01 – CT da Macaca, em Campinas (SP)
Operário 0 x 0 Coritiba | 25/01 - Estádio Germano Krüger
Repórter: Adalberto Juliatto
Após conquistar o tetra-campeonato, o Coritiba não conseguiu o penta em 2014, foi eliminado pelo Maringá na semifinal. Para não repetir os mesmos erros, a nova diretoria fez algumas mudanças em relação aos últimos planejamentos, entre elas iniciar o campeonato com força máxima.
O técnico Marquinhos Santos está comandando a pré-temporada em Atibaia, no interior de São Paulo, e já conta com os novos reforços, são eles: os volantes Alan Santos, João Paulo, Lucho Cáceres e Pedro Ken, o meia Rodolfo e os atacantes Giva, Mazinho e Negueba. Além dos contratados, o Alviverde também renovou com Hélder, Rosinei e Wellinton. Maior campeão, com 37 títulos, o Coxa irá fazer seis jogos na primeira fase diante torcida, mas a estreia será como visitante, contra o recém-promovido Nacional de Rolândia.
Cidade: Cascavel
Data de fundação: 23 de janeiro 2008
Estádio: Olímpico Regional Arnaldo Busatto com 33 mil lugares
Região: Oeste
Técnico: Paulo Foiani
Provável escalação: Vinícius; Alex, Lucca, Maurício e Marquinhos; Duda, Sorbara, Henrique Dias e Everton; Toni e William Rocha.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Seleção de Laranjeiras do Sul 1 x 3 FC Cascavel | 21/12 – Estádio Primeiro de Maio
FC Cascavel 9 x 1 Seleção Amadora de Cascavel | 23/12 – CT Varisco
Amistosos:
FC Cascavel 5 x 0 Urso (MS) | 10/01 – CT Varisco
Foz do Iguaçu 2 x 1 FC Cascavel | 21/01 - Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu
FC Cascavel 1 x 1 Grêmio | 25/01 - Estádio Olímpico Regional, em Cascavel
Repórter: Santos Águia
O FC Cascavel está bem motivado para 2015. Com o presidente Kiko Vieira no cargo desde junho de 2013, quando o clube retomou as atividades após pequeno intervalo em 2012, Vieira está conseguindo unir a cidade em prol do time, algo que não ocorria há muito tempo em Cascavel. Financeiramente o Auri-negro está melhor que nas últimas temporadas, o que possibilitou manter o técnico Paulo Foiani e parte do elenco campeão e ainda contratar jogadores para reforçar o elenco.
Com as conquistas da Terceirona 2013 e a Segundona 2014 do Paranaense, o Auri-negro ainda sonha em voar alto. Com apenas seis anos de existência, o time sonha em disputar competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. O clube está mobilizado, e apostou em um bom conjunto para surpreender logo no primeiro ano na Elite.
Cidade: Foz do Iguaçu
Data de fundação: 9 de fevereiro de 1996
Estádio: Estádio do ABC com 5 mil lugares
Região: Oeste
Técnico: Edson Borges
Provável escalação: Edson Bastos; Eduardinho, Junior Fell, Leandro Silva e Carlão; Bahia, Cícero, Perini e Safira; Baiano e Tiago Henrique.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Foz 2 x 1 FC Cascavel | 21/01 – Estádio do ABC
Foz 4 x 0 Cerro de Presidente Franco (PAR) | 24/01 – Estádio do ABC
Repórter: Bruno Zanette
O Foz do Iguaçu não esperava disputar a Primeira Divisão em 2015. Após a desistência do Arapongas, alegando dificuldades financeiras, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) convidou o Azulão da Fronteira, que aceitou prontamente a disputar o certame. Com isso, o Foz volta à elite do futebol estadual após seis anos. Na última e única vez que esteve na Primeirona, em 2009, a equipe foi rebaixada e não saiu mais da Segunda Divisão.
Para a temporada 2015, a diretoria trouxe novamente o técnico Edson Borges, que passou pelo clube em 2013 no Acesso, através de uma parceria com o Coritiba. Desta vez, a parceria é com o Atlético-PR, e junto com ela vieram jogadores como a dupla de zaga Erwin e Junior Fell. Para o gol, conta com o experiente e, acima de tudo iguaçuense, Edson Bastos, campeão com o Figueirense e Coritiba. O time tem os pés no chão, e espera brigar por uma vaga entre os oito primeiros, para fugir do risco de rebaixamento.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 27 de dezembro de 1994
Estádio: Ecoestádio Janguito Malucelli com 3.150 lugares
Região: Leste
Técnico: Ary Marques
Provável escalação: Fabrício; Cristovam, Alex Fraga, Leandro Silva e Fabinho; Weliington, Ronaldo, Edu Amparo e Netinho; Bruno Batata e Getterson.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Metropolitano 1 x 2 JMalucelli | 10/01 – Guilherme Jensen, Blumenau (SC)
JMalucelli 1 x 1 Metropolitano | 20/01 – Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba
JMalucelli 0 x 0 Joinville | 24/01 – Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba
Repórter: Roberty Souza
Em 2015, o Jotinha busca novamente obter um bom desempenho no Campeonato Paranaense, para conseguir uma das vagas para a Série D e da Copa do Brasil do ano que vem. Dentro de campo, a experiência de jogadores como Netinho, Bruno Batata, Edu Amparo e a juventude de Tomas, Eliton, Lucas e Getterson é a aposta para realizar novamente uma boa campanha como em 2009, quando foi vice-campeão, e em 2013, quinto colocado. Para comandar a equipe, um velho conhecido do futebol paranaense, Ary Marques.
Ex-jogador do Colorado, Ary começou a carreira nas Categorias de Base do Paraná Clube, treinou a Seleção do Líbano e o auge foi no Cuiabá Esporte Clube, onde foi campeão estadual e conseguiu o acesso para a Série C em 2011.
Cidade: Londrina
Data de fundação: 05 de abril de 1956
Estádio: Jacy Scaff (Estádio do Café) com 31 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Cláudio Tencati
Provável escalação: Vitor; Lucas Ramon, Silvio, Dirceu e Allan Vieira; Germano, Bidia, Léo Maringá e Celsinho; Neílson e Hiago.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Londrina 4 x 1 Santacruzense | 14/01 – Estádio do Café
Londrina 3 x 0 PSTC | 22/01 – Estádio do Café
Amistoso:
Londrina 1 x 0 Cruzeiro | 18/01 – Estádio do Café
Repórter: Pedro Marconi
Atual campeão Paranaense, o Londrina entra mais uma vez na competição como um dos favoritos a levar à taça para casa. E após um ano fantástico, o time alviceleste quer nesta temporada ter o mesmo êxito de 2014, começando por levar seu quinto campeonato Estadual e conseguir uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.
Na busca pelo bi, o LEC manteve a base campeã Paranaense e trouxe velhos conhecidos da torcida, que estavam emprestados a outros clubes. Como é o caso do volante Germano e dos atacantes Wéverton, Neílson e Arthur. Além deles, novos jogadores chegaram para vestir a camisa do LEC. O lateral esquerdo Lino, o meia Fabinho e o atacante Henry Kanu são os reforços para a disputa, em que o time também poderá contar mais um vez com uma das suas principais peças: o técnico Cláudio Tencati.
Cidade: Maringá
Data de fundação: 27 de novembro de 2010
Estádio: Willie Davids com 19 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Claudemir Sturion
Provável escalação: Ednaldo; Rhuan (Gerônimo), Fabiano, Marcelo Xavier e Thiago Silva (Cristian); Zé Leandro, Serginho Paulista, Max (Eurico) e Danilo Rios; Gabriel Barcos e Rafael Santiago.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Maringá 12 x 0 Grecal | 20/12 – CT Vale da Zebra
Maringá 1 x 0 Nacional | 23/12 – Sindicato dos Bancários de Maringá
Maringá 2 x 1 Penapolense-SP | 10/01 – Estádio Willie Davids
Amistosos:
Ivinhema (MS) 0 x 2 Maringá | 18/01 – Estádio Saraivão
Penapolense 1 x 0 Maringá | 24/01 – Estádio Tenente Carriço
Repórter: Douglas Santos
O Maringá, vice-campeão em 2014, tentará este ano ficar com o título e garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2016. Da temporada anterior para esta, o técnico continua o mesmo, Claudemir Sturion, que terá em mãos um grupo de 28 atletas, que contém 11 remanescentes, 14 atletas novos e três atletas da base.
Entre os jogadores que continuaram, os nomes mais comemorados pela torcida foram os do goleiro Ednaldo, o zagueiro Fabiano, os volantes Zé Leandro e Serginho Paulista e a volta do atacante Gabriel Barcos. Entre as caras novas, os torcedores esperam que o volante Bruno Renan (ex-Pelotas), o meia Danilo Rios (ex-Remo) e o atacante Rafael Santiago (ex-Rio Verde/GO) façam uma boa temporada no Tricolor Maringaense.
Cidade: Rolândia
Data de fundação: 28 de abril de 1947
Estádio: Érich George com 7 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Rafael Andrade
Provável escalação: Alex; Diego Fiuza, Douglas, Humberto e João Victor; Dodô, Nando, Neném e Lucas; Vieira e Tcharlles.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Nacional 4 x 2 Assisense-SP Sub-19 | 19/12 – Humberto Serpeloni
Maringá 1 x 0 Nacional | 23/12 – CT Vale da Zebra
Prudentópolis 1 x 2 Nacional | 18/01 – Newton Agibert
Nacional 3 x 0 PSTC | 24/01 – Érich George
Repórter: Louise Schmitt
Voltando à elite paranaense em 2015, o Nacional busca estabilidade na competição, o que não aconteceu nas últimas temporadas. A última vez que a equipe disputou dois anos consecutivos a Série A do Paranaense foi em 2009 e 2010, enfrentando dificuldades nos anos seguintes do Estadual.
Os destaques da equipe ficam por conta de Tcharlles, meia-atacante de 22 anos, artilheiro da Série B do Paranaense 2014, o goleiro Alex, que já atuou pela Seleção Brasileira Sub-20 e o atacante Vieira, revelação do NAC. Entre as contratações para 2015 está o atacante Robson Santos, de 28 anos. O jogador já atuou pela Tuna Luso-PA, onde foi artilheiro, e foi destaque no Desportivo Nueva Concepcion (Guatemala). A expectativa é fazer uma boa primeira fase, garantindo vantagem na próxima etapa e a permanência na elite.
OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE
Cidade: Ponta Grossa
Data de fundação: 01 de maio de 1912
Estádio: Germano Krüger com 8 mil lugares
Região: Centro
Técnico: Itamar Schülle
Provável escalação: Vinícius; Danilo Baia,Douglas Mendes, Marcelo Carvalho e Peixoto; Léo Salino, Chicão, Ruy e Pedrinho;Paulinho e Douglas.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Marcílio Dias 0 x 1 Operário | 14/01 Estádio Dulcídio Costa
Figueirense 1 x 1 Operário | 17/01 CT do Cambirela
Operário 1 x 0 Guarani | 18/01 CFT do Cambirela (Figueirense)
Avaí 1 x 1 Operário | 21/01 CFA da Ressacada
Operário 0 x 0 Coritiba | 25/01 Germano Krüger
Operário 4 x 1 Rio de Janeiro | 28/01 - Germano Krüger
Repórter: Ana Bitencourt
No comando do Operário Ferroviário, Itamar Schülle montou um time com alguns jogadores vindos do Novo Hamburgo, o que facilita o entrosamento alvinegro para o Campeonato Paranaense de 2015. O clube anunciou a contratação do atacante Joelson que estava no Porto (PE), e já jogou pelo futebol da Coreia do Sul, completando o elenco alvinegro.
Para 2015 a expectativa da torcida é não passar pelas dificuldades do último ano, quando o time teve que disputar o Torneio da Morte na luta contra o rebaixamento. O principal objetivo do Fantasma é conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e garantir um calendário para o segundo semestre.
Cidade: Curitiba
Data de fundação: 19 de dezembro de 1989
Estádio: Durival Britto e Silva (Vila Capanema) com 20.083 lugares
Região: Leste
Técnico: Luciano Gusso
Provável escalação: Marcos; Ricardinho, Cleiton, Bianor e Bruninho; Jean, Ricardo Conceição e Lucio Flavio; Rossi, Carlinhos e Rodrigo Tosi.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Joinville 0 x 0 Paraná | 21/01 – CT do Morro, em Joinville (SC)
Paraná 0 x 2 Metropolitano | 24/01 CT Racco, em Curitiba
Paraná 1 x 1 Marcílio Dias | 26/01 - CT Racco, em Curitiba
Repórter: William Ramos
Ao contrário dos anos anteriores, o Paraná Clube busca em 2015 contratar pouco e apostar nas pratas da casa no Campeonato Paranaense. Com pouco dinheiro em caixa, o Tricolor não investiu muito na contratação de jogadores e o torcedor paranista poderá ver um time não muito diferente do qual disputou a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Para esta temporada, as novidades ficam por conta das renovações de Lúcio Flávio e Marcos Serrato, além dos retornos do volante Ricardo Conceição e do meia Rubinho, emprestados para Chapecoense e Luverdense-MT respectivamente. Outra novidade estará no banco de reservas, de onde o ex-auxiliar e agora técnico Luciano Gusso comandará o time paranista durante o Estadual.Com os pés no chão, o Tricolor 2015 chega para brigar por título, o qual não conquista desde 2006.
Cidade: Prudentópolis
Data de fundação: 1º de setembro de 2007
Estádio: Estádio Municipal Newton Agibert com 3 mil lugares
Região: Sudeste
Técnico: Joel Preisner
Provável escalação: Felipe; Diogo, Robenval e Henrique; Luizinho, Danilo Alvim, Fernandinho, Alex Ricardo e Biro; Adinil e Kanela.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Sub-20 Paraná Clube 1 x 1 Prudentópolis | 18/12 – Vila Olímpica
Metropolitano 0 x 0 Prudentópolis | 19/12 – Monumental do Sesi
Avaí 1 x 1 Prudentópolis | 20/12 – Ressacada
Prudentópolis 1 x 2 Nacional | 18/01 - Newton Agibert
Repórter: Diogo Cruz
Campeão do Interior em 2014, o Prudentópolis Futebol Clube busca objetivos ainda maiores no Paranaense deste ano. O time, fundado em 1º de setembro de 2007, manteve a mesma estrutura do elenco anterior para novamente surpreender na competição. A equipe aposta na experiência. Para isso trouxe jogadores rodados, como o zagueiro Robenval e o meia Alex Ricardo, atletas com passagens em diversos clubes. Porém a juventude também estará presente no Prude, com a presença de jogadores da categoria de base do clube.
O técnico é conhecido do torcedor. Joel Preisner teve ótima passagem pelo Tigre em 2014, quando ao lado de Ivair Cenci, levou o time ao grande feito, a conquista do inédito Título do Interior do Paraná.
Cidade: Paranaguá
Data de fundação: 13 de outubro de 1913
Estádio: Nelson Medrado Dias (Estradinha) com 8.500 lugares | Fernando Charbub Farah (Gigante do Itiberê) com 12.000 lugares
Região: Litoral
Técnico: Amauri Knevitz
Provável escalação: Carlos Luna; Bira, Neyllor, Bira e James; Alex, Thiago Timbó, Paulo Henrique e Bruno Flores; Bruno Andrade e Bruno Gaúcho.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Rio Branco 14 x 0 Desportivo Paranaense | 08/01 – Estádio Nelson Medrado Dias
Coritiba 1 x 0 Rio Branco | 17/01 – CT da Graciosa
Rio Branco 1 x 0 Atlético Hermann Aichinger | 24/01 – Estádio Fernando Charbub Farah
Repórter: Gabriel Sawaf
O Leão da Estradinha iniciou a preparação para a disputa do Paranaense 2015 no início de dezembro. Com o vice-campeonato do interior em 2014, o Rio Branco entra mais motivado no Estadual. O clube de Paranaguá é ao lado do Coritiba os times que estão há mais tempo em atividade no Estado.
No comando técnico do Leão, está Amauri Knevitz. O experiente treinador conhece os atalhos para tirar o título do Paranaense dos grandes da capital. Em 2007, quando comandava o Paranavaí, eliminou o Coritiba na semifinal e conquistou o título em cima do Paraná. Como destaque no atual elenco, o goleiro Carlos Luna, que foi eleito o melhor arqueiro do Campeonato Cearense em 2012, quando atuava pelo Icasa e o zagueiro Neyllor com passagens também pelo clube cearense e Boa Esporte.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.















