Campeonato Catarinense 2015 - saiba mais sobre as equipes participantes
O Campeonato Catarinense de futebol da primeira divisão chega à 92ª edição no ano de 2015. Os clubes tiveram um tempo maior de preparação, com a competição iniciando no dia 31 de janeiro e as finais acontecendo nos dias 26 de abril e 3 de maio.
O regulamento do torneio tem pequenas alterações com o de 2014, as 10 equipes participantes vão se enfrentar em turno único em nove rodadas. Depois as seis melhores equipes se classificam para o Hexagonal semifinal e vão se enfrentar em jogos de ida e volta, com os dois melhores classificados avançando para final da competição. Já os quatro clubes que não se classificarem para o Hexagonal se enfrentam no chamado Torneio da Morte em que dois clubes estarão rebaixados a segunda divisão de 2016.
Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Guarani – vice-campeão da Segundona 2014, Hermann Aichinger, Inter de Lages – campeão da Segundona 2014, Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano são os clubes participantes da edição de número 92 do Estadual. O campeão de 2014 foi o Figueirense, que fez a final da competição contra o Joinville e igualou o número de conquistas do Avaí, 16 taças. Confira um pouco sobre cada um dos clubes participantes e um esboço das prováveis escalações para o início da competição.
Conheça as equipes participantes
ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL
Cidade: Chapecó
Data de fundação: 10 de maio de 1973
Estádio: Arena Condá com 22.600 lugares
Região: Oeste
Técnico: Vinícius Eutrópio
Provável escalação: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Douglas Grolli e Dener; Wanderson, Gil; Camilo, Wiliam Barbio e Ananias; Roger.
Pré-temporada:
Amistosos:
Passo Fundo (RS) 0 x 0 Chapecoense | 14/01 – Estádio Vermelhão da Serra
Ypiranga (RS) 0 x 2 Chapecoense | 17/01 – Estádio Colosso da Lagoa
Chapecoense 1 x 1 Ypiranga (RS) | 23/01 – Arena Condá
Chapecoense 3 x 1 Passo Fundo (RS) | 24/01 – Arena Condá
Repórter: Guilherme Vanzela
A Chapecoense chega em 2015 pensando grande. Após conseguir manter-se na elite do futebol nacional em 2014, o time busca, neste ano, um algo a mais e é forte candidato ao título do Catarinense. Do time do ano passado, alguns destaques como o goleiro Danilo e o meia Camilo estenderam seus vínculos. Por outro lado, importantes jogadores como o volante Bruno Silva e o atacante Leandro deixaram o time de Chapecó.
Para suprir a ausência dos que saíram, a equipe apostou em alguns atletas já rodados, como o lateral Apodi e o atacante Roger, além de valorizar jovens talentos da base. O comando da equipe fica a cargo do técnico Vinícius Eutrópio, que teve como último clube no Brasil o Figueirense.
Cidade: Florianópolis
Data de fundação: 01 de setembro de 1923
Estádio: Aderbal Ramos da Silva (Ressacada) com 17.537 lugares
Região: Litoral
Técnico: Geninho
Provável escalação: Vagner; Pablo, Antônio Carlos, Willian Rocha e Eltinho; Uelliton, Eduardo Neto, Claudinei e Marquinhos; Anderson Lopes e Rômulo
Pré-temporada:
Amistosos:
Avaí 10 x 2 Sindicato dos Atletas-SC| 17/01 – CFA da Ressacada
Avaí 1 x 1 Operário | 21/01 – CFA da Ressacada
Avaí 0 x 0 Jacobina (BA) | 24/01 – CFA da Ressacada
Repórter: Eduardo Pauli
O Avaí busca em 2015 o título do Campeonato Catarinense, algo que não acontece desde 2012. Na ocasião, o Leão venceu o Figueirense nas duas partidas da decisão e ficou com o título. De lá pra cá, nada de título. Em 2014, o time sequer disputou a semifinal do Estadual, amargando o Hexagonal contra o rebaixamento.
O Leão de 2015 terá várias caras remanescentes de 2014 e algumas caras novas. Entre os importantes jogadores do Avaí na temporada passada e que permaneceram para este ano, estão o capitão Marquinhos, Eduardo Costa, Antônio Carlos, Anderson Lopes e o goleiro Vagner. Entre as contratações, o nome de peso do ano pode ser o atacante André Lima, ex-Grêmio e São Paulo. Entretanto, o atleta só deve estrear na segunda fase do Catarinense. Até lá, o jogador deve aprimorar a parte física para estar 100%.
CLUBE ATLÉTICO HERMANN AICHINGER
Cidade: Ibirama
Data de fundação: 20 de setembro de 1951
Estádio: Estádio da Baixada com 6 mil lugares
Região: Vale do Itajaí
Técnico: Sílvio Criciúma
Provável escalação: Ney; Rodrigo Vareta, Alemão, Mateus e Cappa; Ramon, Carioca, Edinho e Diego Miranda; Adriano e Abner.
Pré-temporada:
Amistosos
Atlético de Ibirama 2 x 0 Aza Branca | 21/12 – Apiúna
Atlético de Ibirama 0 x 1 Ypiranga | 14/01 – Pouso Redondo
Ypiranga 0 x 2 Atlético de Ibirama | 20/01 – Colosso da Lagoa
Rio Branco 1 x 0 Atlético Ibirama | 24/01 – Fernando Charbub Farah
Repórter: Karine Sales
O Atlético de Ibirama investiu nas contratações para formar o elenco que disputará o Campeonato Catarinense de 2015. Entre as principais contratações estão os atacantes Adriano, um dos maiores artilheiros da historia do clube, e Jean Carlos, que atuou no Figueirense e foi Campeão Paulista pelo Ituano. O clube iniciou os anúncios de contratações logo após a confirmação da comissão técnica, no dia 8 de dezembro de 2014. Entre os primeiros contratados estão o meia Diego Miranda, que estava no Juventude (RS); o ala Cappa; o goleiro Fernando Henrique, que veio do Juventus (SP); os alas Rodrigo Vareta e Aelson.
O principal objetivo do clube catarinense para esse ano é se classificar para o hexagonal e garantir uma vaga para a Série D, mas a diretoria acredita que tem um time forte para brigar pelo título do Estadual.
Cidade: Blumenau
Data de fundação: 22 de janeiro de 2002
Estádio: Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner (Sesi) com 6.200 lugares
Região: Vale do Itajaí
Técnico: Luís Roberto Magalhães (Pingo)
Provável escalação: Tiago Chitão; Maicon, Néris, Elton e Juninho; José Lucas, Rodnei, Thiago Silva e André Lima; Patrick e Trípodi.
Pré-temporada:
Amistosos:
Metropolitano 0 x 0 Prudentópolis | 19/12 – Estádio do Floresta, em Pomerode
Metropolitano 1 x 2 JMalucelli | 10/01 – Guilherme Jensen, em Blumenau
Metropolitano 1 x 2 Ypiranga (RS) | 13/01 – Estádio do Floresta, em Pomerode
JMalucelli 1 x 1 Metropolitano | 17/01 – Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba
Paraná 0 x 2 Metropolitano | 24/01 – CT Racco, em Curitiba
Repórter: Tiago Piontekievicz
O Metropolitano quer em 2015 algo que ainda não aconteceu, o título catarinense. Até agora o clube chegou ao máximo a ser o melhor dos que não ocupam as três primeiras divisões do futebol brasileiro. No entanto, o técnico Pingo está convicto de que é possível, sim, brigar pelo título, mesmo sabendo das dificuldades de um campeonato que tem cinco times nas Séries A e B do Brasileirão.
Entre os principais destaques para a temporada de 2015 está um trio ofensivo que promete dar trabalho às defesas adversárias. O primeiro deles é Lauro César, que já jogou pelo Metrô no ano passado. Outro é o recém-contratado Patrick, revelado pelo Atlético-PR e que estava no XV de Piracicaba. E talvez o nome mais importante seja o do argentino Mariano Trípodi, com passagens por times como Santos e Vitória.
Cidade: Itajaí
Data de fundação: 17 de março de 1919
Estádio: Dr. Hercílio Luz com 12.000 lugares
Região: Vale do Itajaí
Técnico: Guilherme Macuglia
Provável escalação: Pablo; Thoni, Rogélio, Allysson e Neguette; Mineiro, Leanderson e Athos; Soares, Néverton e Schwenck.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Marcílio Dias 1 x 0 Operário-PR | 15/01 – Estádio Dulcídio Costa
Atlético-PR 1 x 1 Marcílio Dias | 21/01 – CT do Caju
Marcílio Dias 0 x 0 Guarani de Palhoça | 22/01 – Campo do Rio do Ouro
Paraná 1 x 1 Marcílio Dias | 26/01 - CT Racco, em Curitiba
Repórter: Luiz Fernandes
Para o Campeonato Catarinense deste ano, o Marcílio Dias decidiu apostar na experiência para brigar pelo título. Ao todo são oito jogadores com mais de 29 anos, que pretendem levar o Marinheiro mais longe neste Estadual. Em 2014, a equipe ficou de fora do quadrangular final.
A lista de jogadores experientes é grande: No gol, Pablo tem 32 anos. Nas laterais, Thoni tem 35. Na zaga, Rogélio (32) e Rodrigo (38). No meio de campo, Leanderson (32), Túlio Souza (31) e Athos (34). No ataque, Schwenk, que possuí no currículo títulos como o Campeonato Mineiro, Baiano e Sul-coreano. Outro “medalhão” é o atacante Soares, que acumula passagens por Fluminense (RJ), Grêmio (RS) e Cruzeiro (MG). No comando, mais uma vez o técnico Guilherme Macuglia, que sonha neste ano, talvez, repetir 1953, em que o clube teve seu maior feito: Ser campeão estadual.
Cidade: Criciúma
Data de fundação: 13 de maio de 1947
Estádio: Heriberto Hülse com 19.300 lugares
Região: Sul
Técnico: Luizinho Vieira
Provável escalação: Bruno; Ezequiel, Joilson, Iago Maidana e Danilo Tarracha; Barreto, Luizinho Mello e Cléber Santana; Roger Guedes, Luis Perea e Lucca.
Pré-temporada:
Amistosos:
Criciúma 1 x 1 Cruzeiro (RS) | 21/01 – Centro de Treinamento
Novo Hamburgo (RS) 0 x 0 Criciúma | 24/01 – Estádio do Vale
Repórter: Igor Fontana
O Criciúma é um dos favoritos para conquistar o Campeonato Catarinense. Mesmo correndo por fora, o time do Sul de Santa Catarina vai buscar o título estadual para iniciar a temporada bem e esquecer 2014. O Tigre apostará nas categorias de base para obter sucesso na temporada.
Mesmo apostando nas suas “crias”, o Tricolor também contará com atletas experientes. Luiz, Eduardo, Rafael Pereira, Cléber Santana e Lucca jogaram o último Campeonato Brasileiro pelo Criciúma e fazem parte da espinha dorsal do time. Luizinho Vieira vai montar a equipe mesclando experiência e juventude, montando o esquema com três atacantes e muita marcação no meio-de-campo.
ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL DE LAGES
Cidade: Lages
Data de fundação: 13 de junho de 1949
Estádio: Vidal Ramos Júnior com 12 mil lugares
Região: Serrana
Técnico: Marcelo Mabília
Provável escalação: Fernando Henrique; Canavarros, Cleilton, Lázaro e Léo Campos; Esdras, Diogo, Michel Schmöller e Marcelinho Paraíba; Valdo Bacabal e Reinaldo.
Pré-temporada:
Jogos-treino
Caxias 2 x 1 Inter de Lages | 17/01 – Estádio Centenário
Amistosos:
Inter de Lages 0 x 1 Figueirense | 21/01 – Estádio Vidal Ramos Júnior
Repórter: Pietro De Lazzari
O Inter de Lages tenta em 2015 voltar a ser um dos grandes de Santa Catarina. Na C do Estadual em 2013, a equipe conseguiu uma volta emergente à elite, conquistando o título da segunda e terceira divisão do Estado em anos consecutivos. Na temporada atual, primeiro tenta permanecer no topo, para depois pensar em Série D ou até na conquista do Catarinense.
Com nomes conhecidos no cenário nacional, o Leão aposta no técnico Mabília, que se destacou na base do Grêmio, para conquistar sucesso. O time lageano contratou atletas que podem fazer a diferença, como o caso do goleiro Fernando Henrique, do zagueiro Lázaro, dos volantes Michel Schmöller e Diogo, do meia Marcelinho Paraíba e do atacante Reinaldo. O Inter ainda conta com jovens atletas que ainda não tiveram grande destaque no mundo da bola.
Cidade: Florianópolis
Data de fundação: 12 de junho de 1921
Estádio: Orlando Scarpelli com 19.584 lugares
Região: Sul
Técnico: Argel Fucks
Provável escalação: Luan; Leandro Silva, Nirley, Marquinhos e Juninho; França, Paulo Roberto, Juninho e Ricardinho; Clayton e Marcão.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Figueirense 1 x 1 Operário Ferroviário (PR) | 17/01 – Orlando Scarpelli
Amistosos:
Inter de Lages 0 x 1 Figueirense | 21/01 – Vidal Ramos Júnior
Figueirense 0 x 0 Guarani de Palhoça | 25/01 – Orlando Scarpelli
Repórter: Edno Pereira Junior
O Figueirense busca repetir a dose em 2015. No ano passado, em uma grande final contra o Joinville, o Furacão sagrou-se campeão do Campeonato Catarinense. Agora, o clube espera repetir o feito de 2002 e 2003, quando a equipe foi Bicampeã. O clube perdeu algumas peças principais do elenco, como o goleiro Tiago Volpi, os meias Marco Antonio e Giovanni Augusto, e o atacante Pablo. Porém, manteve o técnico Argel Fucks, entre outros jogadores importantes para o esquema tático do gaúcho. Também chegaram jogadores como Juninho e Ricardinho, que dão mais experiência para a equipe.
A torcida espera que o Figueira continue a hegemonia no Estado, pois isso auxilia na preparação da equipe para competições importantes como a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, que assim como no Estadual, o time espera fazer bonito.
Cidade: Joinville
Data de fundação: 29 de janeiro de 1976
Estádio: Arena Joinville com 22.400 lugares
Região: Nordeste
Técnico: Hemerson Maria
Provável escalação: Ivan; Luis Felipe, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Geandro, Wellington Saci e Marcelo Costa; Fabinho e Rafael Costa.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Atlético-PR 0 x 1 Joinville | 17/01 – CT do Cajú
Joinville 0 x 0 Paraná | 21/01 – CT Morro do Meio
JMalucelli 0 x 0 Joinville | 24/01 – Ecoestádio Janguito Malucelli
Repórter: Guilherme Cajeu
O Joinville entra no Catarinense 2015 buscando acabar com o jejum de títulos no estadual que já dura 14 anos. A tabela da primeira fase é favorável, pois dos quatro clássicos, o JEC joga três na Arena Joinville. Mesmo assim Coelho terá uma missão complicada, pois com a ascensão do futebol catarinense no cenário nacional, esta edição será uma das mais disputadas da história.
Mantendo a base campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de 2014, o Joinville aposta bastante nos jovens atletas do Sub-20 para encorpar o elenco no Estadual. Ao todo oito jogadores integraram o elenco na pré-temporada. Também chegaram ao clube reforços pontuais, na lateral direita Luís Felipe, na zaga Dráusio, os volantes Geandro e Augusto César, o meia Eduardo e os atacantes Bruno Furlan e Rafael Costa.
Cidade: Palhoça
Data de fundação: 15 de fevereiro de 1928
Estádio: Renato Silveira com 2.600 lugares
Região: Litoral
Técnico: Amaro Júnior
Provável escalação: Rodrigo; Cleiton, Marcão, Fábio Fidélis e Paulo Vitor; Brenno, Xipote, Hegon e Michel, Diego Dolem e Vitinho.
Pré-temporada:
Jogos-treino:
Guarani 5 x 0 Sindicato dos Atletas | 11/01
Operário 1 x 0 Guarani | 18/01 CFT do Cambirela (Figueirense)
Marcílio Dias 0 x 0 Guarani | 22/01 Campo do Rio do Ouro
Amistosos:
Figueirense 0x0 Guarani | 25/01 Estádio Orlando Scarpelli
Repórter: Aryane Monteiro
Em sua sexta participação na Série A do Campeonato Catarinense, o Guarani vem se preparando para a competição e busca novamente figurar no Brasileiro da Série D. A equipe, que participou pela primeira vez de uma competição nacional no ano passado e foi vice-campeã da Divisão de Acesso, trouxe reforços ao elenco.
Até agora 28 atletas fazem parte do grupo como o atacante Diogo Dolem, que veio de empréstimo do Figueirense, o atacante Vitinho, o volante Xipote, entre outros jogadores da base do time. O Bugre é comandado pelo técnico Amaro Júnior que também esteve à frente da equipe na última temporada na‘maratona’ disputando a Série B Catarinense simultaneamente com a quarta divisão nacional. Em pré-temporada, o técnico avalia que o time tem potencial para evoluir e também surpreender na competição.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.







