domingo , 28 dezembro 2014
RC News
2014: Um ano para o Guarani guardar na memória
Foto: Jair da Silva Kiko/ Site oficial SERC Guarani

2014: Um ano para o Guarani guardar na memória

O ano está acabando e deixará boas lembranças para o Guarani de Palhoça. Com uma vaga garantida na Série A do Campeonato Catarinense 2015. A equipe ainda participou este ano pela primeira vez de uma competição nacional em sua história.

O Guarani chegou até a Série D através da Copa Santa Catarina 2013, onde a equipe conquistou o terceiro lugar. A Copa Santa Catarina deu o direito ao campeão de participar da Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. Se este já estivesse classificado às Séries A, B ou C, o vice-campeão assumiria a vaga. Como foi o caso do Joinville 1º colocado, porém já classificado para a Série B. Assim o Metropolitano vice-campeão de 2013 conquistou a primeira vaga disponível.

Mesmo na terceira colocação, ainda sim o Bugre teve de esperar a confirmação da CBF para ficar com a segunda vaga, pois a Federação Catarinense de Futebol teria sugerido à CBF que indicasse o segundo representante de Santa Catarina na competição ao melhor classificado no Hexagonal do Estadual de 2013 sem vaga em qualquer divisão do Campeonato Brasileiro, no caso o Marcílio Dias.

Depois de algumas discussões a FCF decidiu permanecer com a vaga para o terceiro lugar da Copa Santa Catarina 2013. E então o Bugre pode comemorar uma chance inédita em 86 anos de história participar de uma competição nacional.

Campanhas

Disputando as duas competições de forma simultânea, o Bugre teve uma agenda cheia. No Grupo 7 da competição nacional, ao lado de clubes mais conhecidos no país o Bugre estreou bem na competição vencendo a Cabofriense por 2 a 1, porém foi a única vitória, em seguida os resultados não foram bons. A equipe empatou duas vezes e teve quatro derrotas. Foram apenas cinco pontos conquistados em sete jogos.

Embora eliminado da Série D sendo o lanterna do grupo, na Série B do Catarinense vivia um dos seus melhores momentos.

Em turno e returno disputou 18 jogos, venceu dez, perdeu cinco e empatou três. Na quarta colocação da classificação geral com 30 pontos somados garantiu uma vaga no Quadrangular.

No Quadrangular em seis jogos venceu quatro e perdeu dois. Garantindo o acesso à primeira divisão com uma rodada de antecedência diante do Inter de Lages. Quando chegou a 12 pontos na segunda colocação, alcançado pelos adversários e apenas um ponto do líder Inter conquistou o passaporte para elite do futebol Catarinense.

Na disputa pelo titulo da Divisão de Acesso o Inter levou a melhor. Na partida de ida saiu na frente vencendo o Bugre por 1 a 0. Na volta o time de Palhoça descontou e venceu por 1 a 0, porém não foi o suficiente para levantar a taça. Logo, a equipe bugrina ficou com o vice-campeonato da Divisão de Acesso.

História

O Clube que foi fundado em 15 de fevereiro de 1928 por um grupo de amigos recebeu esse nome em homenagem a índios da região. Foi um clube amador até o ano 2000 quando sob a presidência de Amaro José da Silva Junior juntamente com o prefeito da época profissionalizaram a equipe. Foi campeão da Série B em 2003 e 2013. Em 2004 ficou em quatro lugar na Séria A do Catarinense.

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Sobre Aryane Monteiro

Aryane Monteiro
Cursando Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica-PR. Mais do que apaixonada por esporte, sou apaixonada pelo modo como ele é presente na vida das pessoas. Amante de fotografia e literatura. Viciada em espanhol. Um dos meus maiores prazeres é escrever, porque pra mim as palavras são vida.
ÚLTIMAS NOS BLOGS
Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.