segunda-feira , 16 fevereiro 2015
RC News
Cervantes de Curitiba apresenta ciclo de curtas sobre futebol
Polder Cup, campos de futebol cheios de obstáculos que oferecem um novo uso do lugar.

Cervantes de Curitiba apresenta ciclo de curtas sobre futebol

A Copa do Mundo acabou. Os campeonatos estaduais, Brasileirão e Copa do Brasil já conhecem seus campeões. Futebol só ano que vem? Como ficam os apaixonados por futebol? É por essa incrível paixão pelo futebol dos brasileiros, que o Instituto Cervantes de Curitiba apresenta, dia 10 de dezembro, o “Ciclo de Videoarte – O Futebol ou como desmarcar um lance”, uma série de curtas que vão mostrar diversas histórias sobre essa paixão nacional e internacional, às 18h30 na biblioteca do Instituto Cervantes, que fica no condomínio A Fábrika, no Alto da XV. O evento é gratuito e aberto ao público.

O público poderá entrar nas histórias inusitadas, engraçadas e quase impossíveis, com personagens construídos a partir de bolas de patchwork e jogos dificultados pelo avanço da água, além de mostrar como aquele que marca e define pode ser desafiado.

PROGRAMAÇÃO

Polder Cup, de Maider López(2011) 10′ 38”

Polder Cup é um campeonato de futebol nos pôlders. Os campos, dispostos de maneira que a água interfira com eles, nos advertem da necessidade de inventar novas estratégias e adaptar as regras para adequar-se à nova situação. Campos de futebol cheios de obstáculos que oferecem um novo uso do lugar, uma nova
reestruturação da paisagem, convidando-nos a jogar, ao tempo que o jogo é dificultado pelas interferências da água.

Mudaball, de Jaume Parera(2004) 5’ 32’’

Mudaball é baseado em um personagem de ficção confeccionado a partir de um patchwork de bolas de futebol de diversa procedência, bolas que foram reciclados e cosidos entre si, dando vida a um personagem-bola. Um corpo humano que é um objeto desprovido de identidade e auto-estima, quase um pedaço de carne que reage quando recebe o ataque dos demais.
En juego, de Eugenio Ampudia (2006) 3’

O artista recriou imagens de uma partida de futebol na qual a bola foi substituída por um exemplar do livro do crítico de arte Robert Hughes: O impacto do novo. Trata-se de toda uma crítica sobre o eterno debate entre o que supostamente é novo e o que não é ao longo do século XXI.

Sin título, de Ussue Arrieta y Vicente Vázquez (2005) 2’ 50’’ ESPAÑA

Neste trabalho o casal formado pelos artistas Usúe Arrieta e Vicente Vázquez nos adiantam já algumas das características que logo predomina-lo em outros trabalhos seus. O predomínio das narrações fragmentárias, as referências elípticas, a radical separação do grupo de áudio do de vídeo, deixando ao espectador juntar ambos referentes em sua cabeça, enquanto as imagens transcorrem silenciosas, tranquilas, empapadas de “realidade” sem a necessidade de explicar nada: todos eles constituem recursos formais habilmente combinados em uma classe de trabalho que se move simultaneamente entre o terreno do documento e o vídeo doméstico, sem que deixe ao final das contas de constituir uma sorte de estranho poema disfuncional.

Un Mystique Determinado, de Carles Congost(2003) 18’ 30’’

Un Mystique determinado se apresenta como uma pequena ópera rock, construída a partir das canções escritas pelo grupo Astrud. Desde o começo há uma referência ao formato dos musicais nos quais se abordam problemáticas existenciais a partir do humor.

Neste caso a trama é ideal para confrontar a consideração do público aos criadores de arte contemporânea. Um jogador sente-se repentinamente tocado pela inspiração artística, ao que chama o “Mystique”, e decide deixar sua carreira esportista e embarca neste novo rumo. A peça serve para explorar e criticar os estereótipos que sobre a arte e os artistas circulam em nossas sociedades e sobre as diversas hierarquias e ideologias que operam dentro deste contexto.

SERVIÇO
Ciclo de Video Arte -O futebol ou como desmarcar um lance

Entre 10 de dezembro, sempre às 18h30.
Instituto Cervantes de Curitiba, Rua Ubaldino do Amaral, 927 – Alto da XV – Condomínio A Fábrika.
Informações: 41 3362-7320, www.curitiba.cervantes.es ou [email protected]
Entrada franca.

Com informações da F13 Comunicação

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Sobre Redação

Redação
O Redação em Campo é um site voltado aos assuntos do futebol paranaense e catarinense. É produzido por jornalistas, estudantes de jornalismo e profissionais da área de comunicação. Porque o Futebol é a nossa paixão!
Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.