O Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP) foi palco da conquista de um título inédito para o Joinville Esporte Clube, que levantou a taça de Campeão Brasileiro da Série B, mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Oeste na tarde de sábado (29). O Tricolor ficou com 70 pontos na tabela, apenas um ponto a mais que a Ponte Preta que também subirá para a elite do futebol Brasileiro. Já o time paulista, após o término da 38ª rodada, obteve o desempenho de 15º na classificação, resultado aparentemente satisfatório já que o mesmo não será rebaixado.
Primeira etapa de poucas emoções
A torcida do Joinville compareceu, embora o estádio tenha capacidade liberada para apenas mil torcedores, o catarinense foram maioria e cantaram bastante. No primeiro tempo o Oeste teve maior posse de bola no jogo e também foi o melhor nos desarmes, o JEC cometeu mais faltas e levou dois cartões amarelos, um para o meio-campo Anselmo aos 33’ e outro para o zagueiro Bruno Aguiar aos 41’ da primeira etapa.
O grito de gol ficou na garganta dos torcedores do Joinville quando aos 40’ após a cobrança de escanteio, Bruno Aguiar ganha da zaga do Oeste e assusta o goleiro Paes. Um 0 a 0 equilibrado ao fim da metade do jogo.
Sabendo dos outros resultados, Oeste e Joinville estavam sendo beneficiados com as derrotas de América-RN e Ponte Preta, respectivamente, o que levava os times a não se exporem muito na partida.
Oeste marca, mas é o JEC que comemora o título
A bola voltou a rolar e em uma jogada pela direita, Pablo cruzou para Cristiano completar com o gol do Oeste no fundo da rede do goleiro Ivan aos 8 minutos. Aos 18’ do segundo tempo foram iniciadas as substituições, primeiramente pelo time do JEC, que tirou Anselmo, meio-campo que já havia recebido cartão, para a entrada de Fabinho, atacante. O adversário fez o oposto, tirou o atacante Cristiano e colocou o meio- campo Serginho. Os times continuaram a fazer mudanças, e as substituições executadas pelo time paulista visavam um recuo dos jogadores.
O Oeste teve seu jogador expulso Dionísio, após o recebimento de um cartão amarelo seguido de vermelho, mesmo com um homem a mais o Joinville não surpreendia no campo. Aos 34’ quase que os paulistas ampliam o jogo, mas o goleiro Ivan defendeu o chute de Lelê com o pé esquerdo. O JEC reage aos 37’ e o goleiro Paes defende a tentativa no cara a cara com o meio-campo Marcelo Costa. Com um acréscimo de 5 minutos, houve confusão no gramado após o anúncio do empate entre Náutico e Ponte Preta, resultado que reafirmou o título do time catarinense. Fim de jogo, Joinville campeão e Oeste permanece na Série B do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
OESTE 1×0 JOINVILLE
Oeste: Paes; Ezequiel, Halisson, Daniel Gigante e Dênis; Dionisio, João Dedoni, Jeferson Paulista (Leandro Melo) e Lelê; Pablo (Ramires) e Cristiano (Serginho).
Técnico: Roberto Cavalo.
Joinville: Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar e Guti, Rogério; Naldo, Anselmo (Fabinho), Everton e Marcelo Costa (Wellington Saci); Fernando Viana (Furlan) e Edigar Junio.
Técnico: Hemerson Maria.
Local: Estádios dos Amaros, Itápolis (SP).
Data/Horário: 29/11/2014, às 16:20
Arbitragem: Péricles Bassols (FIFA-RJ).
Assistentes: Luis Claudio Regazone (ASP.FIFA-RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ).
Cartões amarelos: Ezequiel, Denis e Dionisio (Oeste). Bruno Aguiar e Anselmo (Joinville).
Cartões vermelhos: Dionisio (Oeste). Everton (Joinville).
Gol: Cristiano aos 8′ do 2º tempo para o Oeste.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.



