quarta-feira , 24 dezembro 2014
RC News
Atual vice-campeão da elite, Maringá comemora quatro anos
Maringá chegou a final em sua primeira participação na elite do futebol paranaense. Foto: Robson Vilela/Redação em Campo.

Atual vice-campeão da elite, Maringá comemora quatro anos

O Maringá Futebol Clube completou quatro anos no futebol profissional na última quinta-feira (27). A equipe é uma das mais jovens do Estado e já tem alguns títulos em sua pequena trajetória no futebol paranaense, sendo campeão da Terceirona em 2010 e da Segundona em 2013. Já na elite ficou com o segundo lugar, perdendo a grande final para o Londrina.

Em 2010, o então Grêmio Metropolitano Maringá disputou a primeira competição profissional em sua história, na primeira fase a equipe terminou em primeiro no Grupo B com 24 pontos, que fora a equipe maringaense, tinha Junior Team, Tigrão de Umuarama, Colorado, PSTC e Matsubara. Na Fase seguinte, o Tricolor maringaense ficou em segundo com 19 pontos, atrás de Iguaçu AGEX, e na frente de Junior Team, Andraus, Grêmio Maringá e Tigrão. Chegou a final, onde jogou contra o Iguaçu AGEX, a primeira partida aconteceu no Estádio Willie Davids, onde a equipe maringaense venceu por 2 a 1. Na partida de volta, em União da Vitória terminou empatado em 0 a 0, e a Zebra conquistou seu primeiro título.

No ano seguinte, a equipe disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Terminou o primeiro turno em quinto lugar, com 14 pontos, no turno seguinte acabou em terceiro lugar, com 17 pontos. Na classificação geral, a equipe ficou em terceiro e com isso, pode disputar a semifinal contra o Toledo. O primeiro jogo na Cidade Canção acabou em 2 a 1, para o Tricolor maringaense, mas em Toledo, os donos da casa venceram por 2 a 1, e por conta da melhor campanha geral avançaram para a final da competição.

Após dois anos de sua profissionalização, o clube fez uma pior campanha em competições profissionais, a Segundona de 2012 foi especial pois o Paraná Clube estava disputando a sua volta para a elite do futebol paranaense. No turno inicial, a equipe maringaense acabou em oitavo com apenas nove pontos, no segundo turno, terminou em sexto com 12 pontos. Na classificação geral, o clube acabou em sétimo lugar com 21 pontos.

A equipe maringaense teve o artilheiro da competição, Cristiano foi as redes, 12 vezes. Foto: Robson Vilela/Redação em Campo.

A equipe maringaense teve o artilheiro do Paranaense em 2014, Cristiano foi as redes 12 vezes. Foto: Robson Vilela/Redação em Campo.

Em 2013, a fase boa voltou, e o nome equipe mudou, o Tricolor maringaense, passou a se chamar Metropolitano Maringá. A vaga na Primeira Divisão veio com uma campanha espetacular. Na fase inicial, o clube terminou em primeiro lugar e invicto com 24 pontos.

Na segunda fase, a equipe terminou os dois turnos em primeiro lugar, com 10 e 13 pontos, respectivamente. Na final, a Zebra enfrentou o Prudentópolis, na partida de ida no Estádio Newton Agibert, o Tricolor fez boa vantagem e venceu por 2 a 0. Na partida de volta, a grande surpresa foi a reinauguração da arquibancada geral, e com isso, o Estádio Willie Davids recebeu o maior público da competição, mais de cinco mil pessoas foram ver a equipe maringaense sagrar-se campeão da Segunda Divisão, vencendo o Prude por 2 a 1.

No ano de estreia da equipe na Primeira Divisão, novamente o clube mudou de nome, e passou a se chamar Maringá Futebol Clube. No Campeonato Paranaense, a equipe sagrou-se vice-campeão da competição, na primeira fase, terminou em terceiro lugar com 17 pontos, e com isso avançou para as quartas de final onde enfrentou o Prudentópolis, e conseguiu avançar com duas vitórias de 4 a 3 e 1 a 0, respectivamente.

Na semifinal, jogou contra o Coritiba. Mais de 19 mil pessoas foram ao WD, e viram a vitória da Zebra por 2 a 1 sobre o Alviverde da capital. No jogo de volta, empatou em 1 a 1, e tirou o Coxa da competição. Na final, enfrentou o Londrina, os dois jogos terminaram empatados 2 a 2 em Londrina e 1 a 1 em Maringá, e nos pênaltis, a Zebra levou a pior.

Com a boa campanha, garantiu uma vaga na Série D de 2014 e na Copa do Brasil de 2015. Na quarta divisão do Campeonato Brasileiro, o Maringá foi eliminado ainda na primeira fase com 11 pontos na quarta colocação do Grupo 7.

Para 2015, o atual vice-campeão do Paranaense estreia no dia 1º de fevereiro, quando recebe o Operário no Willie Davids.

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Sobre Douglas Pires dos Santos

Douglas Pires dos Santos
Douglas Santos nasci em Faxinal, mas moro em Maringá. Estudante de jornalismo gosto de tudo relacionado ao futebol. Nas horas vagas gosto de bater uma bolinha, ir ao cinema e principalmente adoro ir ao estádio.
ÚLTIMAS NOS BLOGS
Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.