O Maringá Futebol Clube completou quatro anos no futebol profissional na última quinta-feira (27). A equipe é uma das mais jovens do Estado e já tem alguns títulos em sua pequena trajetória no futebol paranaense, sendo campeão da Terceirona em 2010 e da Segundona em 2013. Já na elite ficou com o segundo lugar, perdendo a grande final para o Londrina.
Em 2010, o então Grêmio Metropolitano Maringá disputou a primeira competição profissional em sua história, na primeira fase a equipe terminou em primeiro no Grupo B com 24 pontos, que fora a equipe maringaense, tinha Junior Team, Tigrão de Umuarama, Colorado, PSTC e Matsubara. Na Fase seguinte, o Tricolor maringaense ficou em segundo com 19 pontos, atrás de Iguaçu AGEX, e na frente de Junior Team, Andraus, Grêmio Maringá e Tigrão. Chegou a final, onde jogou contra o Iguaçu AGEX, a primeira partida aconteceu no Estádio Willie Davids, onde a equipe maringaense venceu por 2 a 1. Na partida de volta, em União da Vitória terminou empatado em 0 a 0, e a Zebra conquistou seu primeiro título.
No ano seguinte, a equipe disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Terminou o primeiro turno em quinto lugar, com 14 pontos, no turno seguinte acabou em terceiro lugar, com 17 pontos. Na classificação geral, a equipe ficou em terceiro e com isso, pode disputar a semifinal contra o Toledo. O primeiro jogo na Cidade Canção acabou em 2 a 1, para o Tricolor maringaense, mas em Toledo, os donos da casa venceram por 2 a 1, e por conta da melhor campanha geral avançaram para a final da competição.
Após dois anos de sua profissionalização, o clube fez uma pior campanha em competições profissionais, a Segundona de 2012 foi especial pois o Paraná Clube estava disputando a sua volta para a elite do futebol paranaense. No turno inicial, a equipe maringaense acabou em oitavo com apenas nove pontos, no segundo turno, terminou em sexto com 12 pontos. Na classificação geral, o clube acabou em sétimo lugar com 21 pontos.

A equipe maringaense teve o artilheiro do Paranaense em 2014, Cristiano foi as redes 12 vezes. Foto: Robson Vilela/Redação em Campo.
Em 2013, a fase boa voltou, e o nome equipe mudou, o Tricolor maringaense, passou a se chamar Metropolitano Maringá. A vaga na Primeira Divisão veio com uma campanha espetacular. Na fase inicial, o clube terminou em primeiro lugar e invicto com 24 pontos.
Na segunda fase, a equipe terminou os dois turnos em primeiro lugar, com 10 e 13 pontos, respectivamente. Na final, a Zebra enfrentou o Prudentópolis, na partida de ida no Estádio Newton Agibert, o Tricolor fez boa vantagem e venceu por 2 a 0. Na partida de volta, a grande surpresa foi a reinauguração da arquibancada geral, e com isso, o Estádio Willie Davids recebeu o maior público da competição, mais de cinco mil pessoas foram ver a equipe maringaense sagrar-se campeão da Segunda Divisão, vencendo o Prude por 2 a 1.
No ano de estreia da equipe na Primeira Divisão, novamente o clube mudou de nome, e passou a se chamar Maringá Futebol Clube. No Campeonato Paranaense, a equipe sagrou-se vice-campeão da competição, na primeira fase, terminou em terceiro lugar com 17 pontos, e com isso avançou para as quartas de final onde enfrentou o Prudentópolis, e conseguiu avançar com duas vitórias de 4 a 3 e 1 a 0, respectivamente.
Na semifinal, jogou contra o Coritiba. Mais de 19 mil pessoas foram ao WD, e viram a vitória da Zebra por 2 a 1 sobre o Alviverde da capital. No jogo de volta, empatou em 1 a 1, e tirou o Coxa da competição. Na final, enfrentou o Londrina, os dois jogos terminaram empatados 2 a 2 em Londrina e 1 a 1 em Maringá, e nos pênaltis, a Zebra levou a pior.
Com a boa campanha, garantiu uma vaga na Série D de 2014 e na Copa do Brasil de 2015. Na quarta divisão do Campeonato Brasileiro, o Maringá foi eliminado ainda na primeira fase com 11 pontos na quarta colocação do Grupo 7.
Para 2015, o atual vice-campeão do Paranaense estreia no dia 1º de fevereiro, quando recebe o Operário no Willie Davids.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.



