Atlético Paranaense e Bahia se enfrentaram neste sábado (22) em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão venceu por 2 a 1 com gols de Fahel (contra) e Bady, e o Bahia diminuiu com Henrique. O tricolor da boa terra continua na 18ª posição e o Furacão sobre momentaneamente para a 8ª colocação. Na sequência da rodada que se realiza neste domingo o time paranaense ainda pode ser ultrapassado pelo Santos.
Os times entraram em campo com objetivos distintos na competição, nos quais o Furacão precisava dar uma resposta após os dois resultados ruins em casa e o Bahia necessitava do resultado para continuar acreditando na fuga da zona do rebaixamento. Com a derrota sofrida, se Coritiba ou Palmeiras vencerem o confronto amanhã, o Bahia será rebaixado com duas rodadas de antecedência.
O Furacão recebe o Goiás na Arena da Baixada às 19h30 no próximo domingo (30), enquanto o Bahia joga no mesmo dia e horário contra o Grêmio na Fonte Nova.
Jogo começa movimentado, mas com pouca precisão dos times
O jogo começou movimentado logo nos primeiros instantes. No primeiro minuto, o atacante Henrique arriscou de fora da área e a bola passou muito perto da meta defendida por Weverton. Nesse mesmo lance o zagueiro rubro-negro Gustavo acabou se lesionando e saiu para a entrada de Willian Rocha. Aos 11 minutos o Bahia chegou mais uma vez com perigo. Galhardo cobrou falta de longe, a bola foi desviada no meio do caminho, mas o goleiro atleticano fez boa defesa. Na sequência o time da casa continuava pressionando na busca por abrir o marcador enquanto o Furacão encontrava dificuldades de sair do campo de defesa.
Depois da pressão nos 15 minutos iniciais, o Bahia diminuiu o ritmo e o Atlético começou a encontrar mais liberdade para atacar. As principais armas do time atleticano eram as saídas dos laterais e os atacantes Marcos Guilherme e Marcelo. Aos 26 minutos Marquinhos recebeu grande lançamento de Dellatorre e saiu na cara do gol, mas chutou para fora e perdeu a melhor chance do jogo até então.
Aos poucos o time paranaense foi tomando conta do jogo.
Aos 30 minutos Hernani chutou de muito longe e a bola passou perto da meta do goleiro Marcelo Lomba. Aos 32, em rebote de escanteio, Marcelo chutou e a bola passou perto novamente. No minuto seguinte o Bahia respondeu em cruzamento perigoso na área adversária, mas a bola passou por todos e chegou nas mãos do arqueiro atleticano. Aos 37 o Bahia chegou mais uma vez. Bruno Paulista arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e passou muito perto do gol. Nesse momento o tricolor esboçada retomar a pressão do início da partida, mas o ímpeto durou apenas alguns minutos sem sucesso.
Nos minutos finais o ritmo da partida ficou alucinante. Aos 42 o Atlético voltou a chegar com perigo. Marcos Guilherme fez grande lançamento para Dellatorre, mas o goleiro do time baiano foi mais rápido que o atacante do time paranaense e conseguiu interceptar o lance. Aos 44 Rafael Miranda cruzou, Rafael Galhardo desviou de cabeça e Weverton fez uma grande defesa, evitando o que seria o primeiro gol baiano. No minuto seguinte o Bahia chegou mais uma vez com Galhardo. O meia arriscou de fora da área e o goleiro rubro-negro fez mais uma ótima defesa. E foi assim que acabou a primeira etapa, com os dois times buscando o gol a todo momento, mas sem muita precisão na hora das finalizações.
Jogadores voltaram inspirados para o segundo tempo, que contou com três gols
A segunda etapa continuou no mesmo ritmo do primeiro, com o Bahia tomando a iniciativa de jogo e buscando abrir o marcador. Assim também como no primeiro tempo o Bahia diminuiu o rendimento inicial e o Atlético começou a gostar do jogo novamente. Aos 11 minutos Marcelo chutou de fora da área e obrigou Lomba fazer grande intervenção. Aos 14 o time baiano respondeu com Fahel. Escanteio cobrado por Galhardo da direita, o volante cabeceou e a bola passou muito perto. E aos 16 minutos saiu o primeiro gol do jogo. Natanael cobrou escanteio e Fahel desviou contra o património, 1 a 0 Furacão.
Aos 24 minutos o Bahia quase chegou ao gol de empate. Falta cobrada da direita por Galhardia, toque de cabeça de Lucas e grande defesa de Weverton. No minuto seguinte o Atlético aumentou o marcador. Marcelo passou para Bady, que deixou o marcador no chão e chutou colocado de canhota no canto direito de Lomba, 2 a 0 Furacão. Nesse momento a torcida do Bahia já estava indo para casa, mas o time da casa diminuiu e fez com que esses torcedores retornassem para seus lugares. Aos 27 minutos, William Bárbio, que tinha acabado de entrar, cruzou para Henrique que empurrou para o fundo das redes e diminuiu para o tricolor baiano, 2 a 1. Aos 28 Henrique teve a oportunidade de fazer o seu segundo gol e empatar o jogo, mas Weverton fez outra excelente defesa.O ritmo de jogo no segundo tempo estava realmente alucinante e as duas equipes atacavam freneticamente. Aos 32 minutos Marcelo fez cruzamento da esquerda, Marcos Guilherme chutou, mas o zagueiro Titi salvou o que seria o terceiro gol rubro-negro.
Já se encaminhando para o final da partida, o técnico do Bahia tirou jogadores de defesa, colocou jogadores de ataque e se lançou totalmente para o ataque. Com isso o jogo ficou ainda mais eletrizante porque o time da casa pressionava com vários jogadores no campo de ataque e o time visitante aproveitava os contra-ataques para tentar matar o jogo. Mesmo com os dois times buscando o gol de todas as formas, o placar ficou mesmo em 2 a 1 nos fim das contas. O resultado praticamente sacramentou o rebaixamento do Bahia. Já o Atlético alcançou os 50 pontos e assumiu a 8ª colocação na Série A.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 ATLÉTICO PR
Bahia: Marcelo Lomba; Railan(Lincoln), Lucas Fonseca, Titi e Pará(Jeam); Fahel, Rafael Miranda(William Bárbio), Bruno Paulista, Rafael Galhardo e Guilherme Santos; Henrique.
Técnico: Charles Fabian.
Atlético-PR: Weverton; Mário Sérgio, Gustavo(Willian Rocha), Cléberson e Natanael; Paulinho Dias, Hernani e Bady(Zé Paulo); Marcos Guilherme, Marcelo(Pedro Paulo) e Dellatorre.
Técnico: Claudinei Oliveira.
Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data/Horário: 22/11/2014, às 21h.
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO).
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (FIFA-SE) e Evandro Gomes Ferreira (GO).
Público/Renda: 7.742 pagantes/ 15.353 total/ R$ 194.864,60.
Cartões Amarelos: Guilherme Santos e Bruno Paulista (Bahia)
Cartões Vermelhos: Guilherme Santos (Bahia)
Gols: Henrique aos 27′ do 2º tempo para o Bahia. Fahel (contra) aos 16′ e Bady aos 25′ do 2º tempo para o Atlético.
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.



