Leandro Niehues, técnico do Inter de Lages, é a bola da vez no Redação em Campo
Leandro Niehues, 41, natural da cidade de Toledo, no Paraná, atual técnico do Esporte Clube Internacional. Com duas rodadas de antecedência conseguiu o acesso à elite do futebol catarinense com o Inter de Lages e está garantido nas finais da Segundona do Campeonato Catarinense.

No futebol catarinense, Niehues já foi coordenador do Figueirense. Foto: Luiz Henrique / Site oficial do Figueirense.
Niehues fez bons trabalhos nas categorias de base do Atlético Paranaense e em 2010 dirigiu o time principal do Furacão. Posteriormente trabalhou como auxiliar técnico de Paulo César Carpeggiani. No ano seguinte foi vice-campeão Paranaense em 2009 pelo JMalucelli. Em 2012 assumiu a gerência de futebol do Figueirense, levando o time de Florianópolis à Série A em 2013. Neste ano, antes de assinar com o Colorado Lageano, trabalhou no Arapongas e Cianorte, ambos no Campeonato Paranaense.
O treinador com larga experiência em categorias de base, se espelha no técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, para obter sucesso com a garotada. Um coringa da bola, o toledense visa o título da Série B do Catarinense e marcar seu nome na história do Inter de Lages.
Pietro De Lazzari - Como foi substituir Nasareno Silva, atual gerente de futebol, um dos técnicos mais vencedores da história do clube?
Leandro Niehues - Foi muito tranquilo, até pelo fato de ser um desejo do mesmo (Nasareno) em sair de dentro do campo para executar essa nova função.
Pietro De Lazzari - Qual foi o sentimento de levar o Inter de Lages de volta à elite do Campeonato Catarinense?
Leandro Niehues - Um sentimento de dever cumprido e muita satisfação de poder participar do processo que levou uma equipe tradicional ao primeiro escalão do futebol catarinense.
Pietro De Lazzari - O clube já iniciou o planejamento para 2015? E você pretende permanecer no Inter?
Leandro Niehues - Já tive algumas conversas nos bastidores com o dirigente que me trouxe ao Inter, mas ainda não tem nada definido.
Pietro De Lazzari - Quais foram os fatores principais que levaram o Inter de Lages à conquistar o acesso? O título da Segundona está próximo, o que você espera deste duelo?
Leandro Niehues - Sem dúvida o diferencial do Inter de Lages foi o comprometimento do grupo, desde os atletas à comissão técnica. Sobre a final ( contra o Guarani de Palhoça) eu espero dois jogos equilibrados devido a boa qualidade técnica de ambos os times.
Pietro De Lazzari - Você passou um período com o técnico Marcelo Oliveira. Como foi essa experiência? E quais características de trabalho do treinador cruzeirense você implantaria na sua equipe?
Leandro Niehues - Foi muito proveitoso. A principal característica do Marcelo que procuro utilizar é a gestão do grupo de trabalho e a valorização da ofensividade dos times que eu comando.
Pietro De Lazzari - A experiência como gerente de futebol do Figueirense ajudou no retorno à beira dos gramados?
Leandro Niehues - Neste momento não. Pelo fato de eu ter pego um projeto em andamento, penso que se eu ficar para a próxima temporada posso usar o conhecimento adquirido como gerente de futebol.
Pietro De Lazzari - O Inter de Lages utiliza muitos jogadores das categorias de base. Devido a sua boa passagem pela base do Atlético Paranaense, o que você passa ou pretende passar para estes garotos?
Leandro Niehues - O processo de formação de um atleta é muito complexo, são vários fatores que influenciam e não existe uma receita pronta. Mas, basicamente, procuro extrair o máximo deles, tecnicamente, fisicamente e principalmente na parta psicológica, aliado a formação do caráter.
Pietro De Lazzari - Até o desfecho da Série A do Brasileirão, Santa Catarina conta com três clubes na divisão principal, o Joinville garantido em 2015 e o Avaí no G4 brigando pelo acesso. O que você acha do momento do futebol catarinense?
Leandro Niehues - Na verdade, o futebol de Santa Catarina vem se firmando no cenário nacional e acredito que a tendência é do crescimento dos clubes catarinenses.
[perfect_quotes num=”1″ cat=”4750″]
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Quatro decisões, é o que pensa Ricardinho sobre os próximos desafios do Paraná Clube
Maringá anuncia oito reforços para 2015
Pietro De Lazzari
Estudante de Jornalismo, colaborador do Redação em Campo e produtor de esportes da Rádio Transamérica. Jogou futebol profissionalmente na Itália e Espanha. Louco por futebol internacional, principalmente a Premier League e o 'Calcio'. Para quem quiser me seguir, estou no Twitter: @pietrodl





