Dependendo dos resultados dos jogos deste sábado e com três rodadas de antecipação, poderá ser conhecido mais um dos clubes classificados para o Quadrangular Final do Estadual da Série B: o Concórdia. O time do Oeste – que visita o Internacional – tem 29 pontos na Classificação Geral e sete a mais do que o quinto colocado – o Blumenau –, que joga fora contra o Atlético Tubarão. Concórdia e Inter ficaram no empate no Turno, mas se o Galo do Oeste vencer neste sábado, nem um empate salva o Blumenau, pois ficarão quatro vitórias de diferença entre os dois. Sobrará ao time de Blumenau lutar por uma das vagas através do título do Returno. O único time que já está no Quadrangular é o Inter, por ter vencido o Turno.
Todos os cinco jogos da sexta rodada do Returno serão disputados no sábado. Inter xConcórdia (no jogo dos líderes na Classificação Geral) começa às 18h. Guarani x Hercílio Luz, Atlético Tubarão x Blumenau e Canoinhas x Caçador (a partida que reúne os dois últimos colocados na competição e que estão mais perto da Zona do Rebaixamento para a Série C em 2015) têm início às 16h. Já Porto x Camboriú começa às 15h30.
CLASSIFICAÇÃO RETURNO – Camboriú (13 pontos), Concórdia e Blumenau (10), Internacional (9), Guarani (7), Atlético Tubarão e Porto (6), Caçadorense e Hercílio Luz (4) e Canoinhas (2).
CLASSIFICAÇÃO GERAL – Internacional e Concórdia (29 pontos), Guarani (26), Camboriú (24), Blumenau (22), Atlético (18), Porto (14), Hercílio Luz (11), Canoinhas (10) e Caçadorense (7).
Fórmula
Os dez clubes da Série B se enfrentam em Turno e Returno, em jogos de ida e volta. Os campeões de Turno e Returno, mais os dois clubes de melhor campanha geral, classificam-se para o Quadrangular Final. As equipes campeãs das etapas Turno e Returno entrarão no Quadrangular com um ponto de bonificação. Caso uma mesma equipe conquiste os dois turnos, terá dois pontos de bonificação, e três equipes estarão classificadas pelo índice técnico.
No Quadrangular, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa, Finais, será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Geral.
O campeão e vice-campeão da Série B garantem vaga na Série A de 2015, já o último colocado na soma do Turno e do Returno estará rebaixado à Série C em 2015.
História
A Série B do Campeonato Catarinense foi criada pela Federação Catarinense de Futebol em 1986. O Marcílio Dias é o atual campeão. Diversas equipes já postularam integrar a elite do futebol barriga verde através da competição: do saudoso Clube Esportivo Paysandu, de Brusque, campeão da primeira edição, passando pelo título do Avaí, em 1994.
Com informações de Paulo Scarduelli/Célula Comunicação
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.


