Com variações táticas e experimentação, Claudinei busca formação ideal no Atlético-PR
O Atlético Paranaense perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0 pela 22ª rodada do Brasileirão na última quarta-feira(17) e Claudinei Oliveira observou que sua tentativa de mudança no posicionamento tático(do 4-4-2 para o 3-5-2) da equipe não obteve muito sucesso. O time atleticano ficou acuado durante boa parte da partida e não conseguiu levar nenhum perigo para a meta do goleiro Fábio.
Sueliton voltou ao time, mas não teve muitas oportunidades no ataque. Foto: Mauricio Mano/Site oficial Atlético-PR
A ideia do treinador Rubro-negro era, com a volta de Sueliton e Natanael ao time titular, dar mais liberdade aos laterais para fazer a função de alas e estarem em boas condições de municiar os atacantes Marcelo e Douglas Coutinho nos contra-ataques. Porém o que acabou acontecendo foi os laterais ficarem mais preocupados com a marcação e sem condições de tentar mais jogadas ofensivas.
Claudinei tentou explicar na entrevista pós-jogo os motivos para o esquema não ter funcionado. “Infelizmente a proposta de jogo nossa não funcionou. A gente vinha preocupado com as jogadas do Mayke principalmente, vários gols do Cruzeiro saem dessa jogada. Procuramos bloquear ali com o Natanael, e tínhamos sempre dois atletas por dentro pra diminuir as chances do Cruzeiro fazer gol com o Júlio e com o Marcelo Moreno e isso aí funcionou. Só que para o esquema funcionar nós tínhamos que ter uma transição rápida. Temos dois atacantes rápidos, dois alas que têm uma saída muito boa, mas infelizmente a gente não conseguia trocar dois ou três passes pra fazer a transição. Acho que isso que acabou não funcionando” justificou.
Quando o Furacão venceu o Vitória na Arena da Baixada pela 21ª rodada, o técnico atleticano deu oportunidades para Hernani e Bady nos lugares de João Paulo e Marcos Guilherme, que estavam suspensos, e os dois suplentes tiveram ótimas atuações. O primeiro fez um gol e teve uma partida segura defensivamente, o segundo deu uma assistência e fez uma boa atuação na armação de jogadas principalmente no segundo tempo. Mesmo assim, no jogo seguinte contra o Cruzeiro, Claudinei entendeu que deveria voltar com os titulares da posição.
O próximo compromisso do Furacão será no próximo sábado(20) às 18h30 na Arena da Baixada contra o Internacional.
[perfect_quotes num=”1″ cat=”4750″]
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
Chapecoense busca afirmação em visita ao Corinthians
Marcelo Cavalli
Estudo jornalismo porque acredito que futebol pode ser discutido muito além do senso comum. É um esporte complexo que não pode assumir apenas o papel de entretenimento. Setorista do Atlético Paranaense no Redação em Campo





