segunda-feira , 8 setembro 2014
RC News
Desafio de clubes e de quem organiza o esporte é encontrar a abordagem mais eficaz para atingir este mercado de consumo com um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Curitiba

Qual tipo de torcedor você é?

O “produto” futebol mudou radicalmente o ambiente esportivo, ganhando novas dimensões e contextos num modelo de negócio baseado no espetáculo.

Não é novidade que um dos principais focos deste modelo é o TORCEDOR, que passou a ser visto como um potencial consumidor. O torcedor-consumidor apresenta necessidades e desejos que devem ser atendidos por meio de ofertas esportivas (produtos e serviços diferenciados).

A corrida pelo torcedor fidelizado e o estudo aprofundado sobre seus hábitos e características, nos trazem vários “tipos” de torcedores, vejamos:

O torcedor-caseiro é aquele que o esporte chega até ele no conforto doméstico. Ele prefere a segurança do lar e a companhia de familiares e amigos ao ambiente do jogo e da competição. Diferente do torcedor-assíduo, de presença constante nos estádios e complexos esportivos.

O torcedor-festeiro é o cliente costumeiro e usual da fan-fest. Por exemplo, ele não frequenta estádios, mas não perde a oportunidade de participar de baladas do esporte, onde assiste aos jogos pelo telão, bebe, dança e se diverte em um ambiente de festa com os amigos.

O torcedor-conectado, cuja principal característica é o uso da tecnologia para acesso ao produto esportivo (celulares, computadores, TV,etc).

O torcedor-competitivo é o apostador, aquele que joga na loteria, aposta sempre com os amigos, e quando seu clube vence, sai às ruas comemorar e liga para todo mundo a vangloriar-se do feito.

O torcedor-bem informado é o que sabe tudo sobre esporte, suas regras, procedimentos, história, tradição, nomes e perfil dos atletas e equipes. Também temos o torcedor-provedor que não se contenta em ser apenas um destinatário, um receptor do esporte. Ele quer ser parte do conteúdo esportivo, acrescentando comentários, sugestões e fazendo perguntas durante as transmissões esportivas.

Enfim, existem muitos outros tipos de torcedores, não existindo um modelo padrão. Na maioria das vezes encontramos um mix de várias características numa só pessoa. O desafio de clubes e de quem organiza o esporte é encontrar a abordagem mais eficaz para atingir este mercado de consumo com um grande potencial de crescimento nos próximos anos.

E aí? Qual tipo de torcedor você é?

Este conteúdo é de responsabilidade do Blog Gestão FC. A reprodução só é permitida mediante autorização do autor.

Sobre Orlando Colaço

Orlando Colaço
Advogado. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Desportivo. Pós-Graduado em Direito Tributário. MBA em Gestão Profissional do Futebol. Pós-Graduado em Gestão, Marketing e Direito do Esporte FGV/FIFA/CIES. Executivo da Federação Paranaense de Futebol.
Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.