Em uma partida muito disputada nesta tarde (31) em Florianópolis, o Figueirense ficou no empate com o São Paulo no duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Com o resultado, o time catarinense chegou aos 21 pontos ganhos na classificação e não corre riscos de terminar o 1º turno da competição na zona de rebaixamento. O próximo adversário do Figueira será o Internacional, no próximo fim de semana, em Porto Alegre (RS), pela 19ª e última rodada deste 1º turno.
Os gols da partida foram todos marcados no segundo tempo. Aos 2 minutos, Giovanni Augusto colocou o Figueirense na frente, mas aos 31, Rogério Ceni marcou de pênalti fechando o placar em 1 a 1.
Jogo disputado
Com o apoio da torcida, que compareceu em bom número nesta tarde no Orlando Scarpelli mesmo com chuva, o Figueirense começou animado o jogo com os jogadores de ataque pressionando as saídas de bola da defesa do São Paulo, forçando o erro do adversário, mas pecava nas finalizações. Já o time paulista buscava nas jogadas de contra-ataque tentar abrir o placar. Aos 14 minutos, Kaká deu belo passe para Alan Kardec, que bateu cruzado e obrigou o goleiro Tiago Volpi desviar com os pés, salvando o Figueira de levar o primeiro gol.
Da mesma forma, foi a vez do goleiro Rogério Ceni aparecer aos 23 minutos, após avanço perigoso do Figueirense. Clayton recebeu pela esquerda e invadiu a área, mas o goleiro do Tricolor paulista saiu para dividir com o atacante do Figueira, e com os pés afastou o risco de ver a bola no fundo das redes. Um pouco depois, aos 28, o São Paulo teve uma boa chance de tirar o zero do placar. Osvaldo deixou Kaká na cara do gol, que acabou batendo colocado, mas Tiago Volpi espalmou com estilo, salvando mais uma vez a equipe catarinense.
O time visitante manteve a pressão e teve mais duas decidas perigosas ao campo de ataque para tentar fazer o primeiro gol do jogo. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, Edson Silva desviou, Volpi saiu e afastou mal, e a sobra ficou para Rafael Toloi dominar e chutar com perigo, fazendo a bola passar muito perto da trave. E no fim da primeira etapa, aos 44, Michel Bastos entrou na área e deu o passe para Osvaldo, que desequilibrado chutou de primeira, sem direção.
Figueira marca, mas São Paulo marca de pênalti
O time da casa começou a etapa complementar de forma avassaladora. Aos 2 minutos, Clayton deixou Giovanni Augusto na cara do gol, e na primeira tentativa deu um leve toque por cima de Rogério Ceni, mas o goleiro da equipa paulista se esticou todo para defender e no rebote, a bola ficou novamente para Giovanni Augusto empurrar para o fundo das redes e abrir o placar para o Figueirense na partida.
Atrás no placar, o São Paulo tentava encontrar alternativas para chegar ao empate. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Paulo Miranda desviou e Alan Kardec cabeceou em cima de Tiago Volpi, que espalmou no reflexo, salvando de novo o Figueirense. Aos 23, os catarinenses quase ampliaram o marcador. Marco Antônio lançou a bola na área e Marquinhos testou firme no chão, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo para sorte de Rogério Ceni, já batido no lance.
O goleiro são-paulino apareceu novamente aos 31 minutos, mas desta vez para deixar tudo igual no jogo. Um pouco antes, Osvaldo foi a frente e recebeu um tranco de Paulo Roberto dentro da área, o árbitro não pensou duas vezes e assinalou pênalti para o São Paulo. Rogério Ceni foi para a cobrança e chutou forte no meio do gol, não dando chances para Tiago Volpi que acabou caindo no canto esquerdo, deixando tudo igual no placar em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 1 X 1 SÃO PAULO
Figueirense: Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno (Nirley), Marquinhos e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Dener, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton (Pablo) e Marcão (Everaldo).
Técnico: Argel Fucks.
São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Michel Bastos; Denilson, Souza e Kaká (Boschilia); Osvaldo, Alan Kardec e Ademilson (Reinaldo).
Técnico: Muricy Ramalho.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Data/Horário: 31/08/2014, às 16h.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Bruno Boschilia (FIFA-PR).
Público/Renda: 15.803 pagantes / 16.288 pagantes / R$ 317.880,00.
Cartões amarelos: Paulo Roberto (Figueirense). Ademilson e Kaká (São Paulo).
Cartão vermelho: Michel Bastos (São Paulo).
Gols: Giovanni Augusto aos 2’ do 2º tempo para o Figueirense. Rogério Ceni aos 31′ do 2º tempo para o São Paulo.
_
Redação em Campo Porque o futebol é a nossa paixão.


