quarta-feira , 3 setembro 2014
RC News
Inter e Hercílio Luz, dois dos times mais antigos do estado, se enfrentam depois de 19 anos. Foto: Divulgação/Site oficial do Inter de Lages.

Inter de Lages e Hercílio Luz se reencontram após 19 anos

Neste sábado (30), às 18h, duas das camisas que ajudaram a moldar o futebol catarinense voltam a se encontrar em uma competição oficial. Hercílio Luz e Inter de Lages se enfrentam no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão, pela penúltima rodada do turno da Série B do Campeonato Catarinense.

O clássico entre os dois vovôs do futebol catarinense não é realizado desde 1995, quando ambos disputaram a elite do estadual. A temporada de 1995 foi a pior da história do Inter de Lages, e o resultado do confronto com o Hercílio é um exemplo disso: os tubaronenses venceram por 4 a 1.

Desde 1965, quando mediram forças pela primeira vez, Inter e Hercílio Luz já se enfrentaram 44 vezes. O Colorado Lageano venceu 13 vezes, o Hercílio, 12, e houve 19 empates. O Inter marcou 47 gols e o Hercílio, 49, o que dá uma média de 2,18 gols por jogo. O resultado mais frequente foi 0 a 0, que se repetiu dez vezes.

O Inter precisa vencer neste sábado para seguir brigando pelo título simbólico do turno, que garantirá desde já vaga e um ponto extra no quadrangular decisivo do campeonato. E o Colorado Lageano precisa derrotar não apenas o adversário, mas também um tabu: nesses quase 50 anos do clássico, o Inter jamais venceu um jogo contra o Hercílio Luz em Tubarão.

Neste sábado, três pontos estarão em jogo - e, brigando por esses pontos, estarão dois clubes que somam três títulos estaduais da primeira divisão e 160 anos de história. O futebol catarinense fica mais forte quando duas camisas de peso, como as de Inter e Hercílio, seguem na luta para retomar seu espaço.

Inter aplicou a maior goleada do clássico

O Hercílio tem uma pequena vantagem no número de gols marcados nos confrontos contra o Inter, mas a maior goleada no clássico foi aplicada pelo Colorado Lageano. No dia 6 de junho de 1971, o Inter venceu por 5 a 1.

Foi uma tarde memorável para a torcida lageana. Primeiro, porque aquele jogo marcou o retorno ao Inter de Áureo Malinverni. O zagueiro, revelado pelo Colorado Lageano, fez história na defesa do Grêmio dos anos 60, clube pelo qual foi heptacampeão gaúcho e que o levou à seleção brasileira.

Em campo, o Inter jogou com uma belíssima camisa vermelha com uma faixa diagonal branca, que lembrava o uniforme do River Plate. Belo também foi o espetáculo em campo: Luís Antônio abriu o placar para o Hercílio Luz, mas Anacleto, Rubens, Áureo e Zezé viraram para o Inter. Áureo, estrela da tarde, fez dois gols.

Uma curiosidade: Zezé e Anacleto, que marcaram naquela partida, são José Carlos Susin e Anacleto Oliboni, hoje, respectivamente, presidente e vice do Colorado Lageano.

Com informações da assessoria de imprensa.

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Sobre Redação

Redação
O Redação em Campo é um site voltado aos assuntos do futebol paranaense e catarinense. É produzido por jornalistas, estudantes de jornalismo e profissionais da área de comunicação. Porque o Futebol é a nossa paixão!
ÚLTIMAS NOS BLOGS
Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.